A Divulgar: “Afirma Pereira” e “Harrow County Vol. 4: Laços de Família” pela G Floy Studio


Viva! Chegou já a bancas e a livrarias a novidade da G Floy Studio Afirma Pereira, a adaptação para BD do romance homónimo de Antonio Tabucchi pelo artista francês Pierre-Henry Gomont. O autor esteve entre nós no Festival de BD de Beja, onde fizeram enorme sucesso os seus maravilhosos autógrafos desenhados, e também na Fnac do Chiado e na Kingpin Books, com igual sucesso. Esta é sem dúvida uma das mais maravilhosas adaptações a BD da editora. Com um romance algo cerebral e discursivo, Gomont conseguiu tornar esta história extraordinariamente visual, fazendo de Lisboa uma das personagens do livro.

E está já disponível também mais um volume daquela que se está a tornar a série de terror creepy mais adorada pelos leitores portugueses: Harrow County, de Cullen Bunn e Tyler Crook! Em “Laços de Família”, Emily vai descobrir a sua família, um bizarro conjunto de individualidades com poderes tremendos e quase divinos. Mas as reuniões de família podem ser algo problemáticas, já se sabe!

AFIRMA PEREIRA

SINOPSE:

“Afirma Pereira é um romance existencial decididamente optimista.” Antonio Tabucchi

Obra emblemática sobre a resistência contra o totalitarismo e a censura, Afirma Pereira conta a progressiva tomada de consciência de um homem dos anos 1930 contra a ditadura que se vai erguendo no seu país, aqui contada numa adaptação gráfica profunda, imbuída de uma notável expressividade e dinamismo no seu desenho. Um verdadeiro retrato duplo: o de um homem cheio de sensibilidade humanista, e o de uma Lisboa ao mesmo tempo plena de cor e de melancolia.

Afirma Pereira, de Antonio Tabucchi, é um dos mais belos romances do escritor italiano, que era quase um português por adopção e por paixão pelo nosso país. E é também um dos mais interessantes e complexos romances para adaptar a banda desenhada: o artista francês Pierre-Henry Gomont aceitou o desafio lançado pela sua editora, a Sarbacane, e produziu um dos mais belos e mais premiados livros de BD de 2016, num estilo que é uma verdadeira homenagem aos céus e cores do nosso país, e à sua capital, Lisboa.

Artista vindo de um meio completamente diferente (era sociólogo e professor universitário!), Gomont entrou na BD na vertente mais independente e alternativa, antes de assinar o seu primeiro sucesso, Rouge Karma (com argumento de Eddy Simon), com o qual vencerá o Prémio Polar de Angoulême (que distingue a melhor história policial ou thriller do ano). Desafiado pelo editor Frédéric Lavabre a adaptar o romance de Tabucchi, Gomont, que já se tinha apaixonado pela adaptação de grandes romances literários à arte sequencial, vai produzir aquele que será o seu mais aclamado livro até hoje, e o mais premiado. Não só foi nomeado como um dos cinco finalistas do Prémio da Crítica francesa (Prix ACBD) para 2017, mas venceu o prestigiado Prix RTL, escolhido de entre as bandas desenhadas seleccionadas por essa popular cadeia de rádio francesa, e acabou por vencer também o Prix Château de Cheverny para a banda desenhada histórica de 2017.

“Tudo funciona maravilhosamente nesta BD” – Le Monde

“Uma BD que é uma paixão!” – France Inter

“O olhar do leitor perde-se nas pranchas fabulosas que nos mostram o clima abafado daquele Portugal dos anos 30” – Les Inrockuptibles

“…O Doutor Pereira é alguém que sofre de uma espécie de Bovarismo, que vive a sua vida por livros interpostos, mas vão ser as escolhas de um jovem, o Monteiro Rossi, que lhe vão permitir mudar. Este livro constitui uma declaração de amor à literatura politicamente empenhada e ao percurso que um livro pode fazer na vida duma pessoa e de um país. Afirma que as palavras e a escrita são também elas uma maneira de estar presente no mundo. Mas este romance é mais um livro sobre o empenhamento político do que propriamente um livro politicamente empenhado, e Pereira é uma personagem muito contemporânea, uma espécie de símbolo de reacção do dia-a-dia face a ameaças contra a democracia.” Pierre-Henry Gomont, in dBD (Setembro 2016)

AFIRMA PEREIRA de Pierre-Henry Gomont

Formato álbum, 20,5 x 28, capa dura, 160 pgs. a cores.

PVP: 18€

ISBN: 978-84-16510-67-2

PREVIEWS:

HARROW COUNTY VOL. 4

SINOPSE:

BEM-VINDOS A HARROW COUNTY…

 Emmy acredita que é única, que não há mais ninguém no mundo com as suas… potencialidades. Mas, quando começam a chegar uma série de estranhos a Harrow County, vai descobrir que estava muito enganada. Mas serão todos estes seres que surgiram de repente, cada um deles dono de estranhas e assustadoras habilidades sobrenaturais… da família dela?

Este volume reúne os números #13-16 de Harrow County, uma história de terror ao estilo southern gothic, criada pelo escritor Cullen Bunn e assombrosamente desenhada e pintada pelo artista Tyler Crook.

“Em Harrow County, há sempre algo desconhecido à nossa espera, escondido entre vinhetas e desenhos, a desafiar-nos para o imaginarmos melhor ainda… Uma série que é o epítome da narrativa  cativante.” – Bounding into Comics

 “O tipo de livro que nos faz sempre estar a olhar por cima do ombro e a ligar as luzes à noite.” – SciFiPulse

Cullen Bunn é um autor de comics americanos, bem conhecido pelas histórias que escreveu para a Marvel, em particular as suas mini-séries de Deadpool, que a G.Floy irá editar já a partir desta Primavera. Como romancista, Cullen Bunn já foi nomeado para o Bram Stoker Award (que distingue a melhor ficção de terror), e como escritor de comics para dois Eisners, um dos quais por Harrow County. Tyler Crook trabalhou durante anos na indústria de videojogos, até ao lançamento, em 2011, de Petrograd, uma novela gráfica escrita por Phillip Gelatt, que marcou a sua estreia na BD. Crook venceu também um Russ Manning Award, um prémio atribuído durante os Eisners, e que premeia o trabalho de um estreante no mundo da BD.

Reúne os #13 a 16 de Harrow County. Originalmente prevista para seis volumes, o sucesso da série levou a que fosse prolongada para um total de oito. O volume 4 inclui também um exemplo da passagem de argumento a desenho, um exemplo da colaboração entre Bunn e Crook, e um caderno de esboços e estudos de personagens.

Harrow County foi considerada:

Melhor Série em Continuação 2015

Melhor Escritor 2015

– Horror News Network

Melhor Série em Continuação 2015

Melhor Escritor 2015

– Ghastly Awards

Harrow County volume 4: Laços de Família

Álbum, 120 pgs a cores, capa dura. PVP: 11€

ISBN: 978-84-16510-68-9

PREVIEWS:

Nota: Todas as imagens foram gentilmente cedidas pela editora.

 

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close