Estive a Ler: Laços de Família, Harrow County #4


Há quem diga que Harrow County foi fundado em solo amaldiçoado…

O TEXTO SEGUINTE ABORDA O LIVRO “LAÇOS DE FAMÍLIA”, QUARTO VOLUME DA SÉRIE HARROW COUNTY (FORMATO BD)

Vencedor do Horror News Network e do Ghastly Awards, ambos nas categorias Melhor Escritor e Melhor Série em Continuação em 2015, Laços de Família é o quarto volume da série Harrow County, uma história de terror ao estilo southern gothic, criada pelo escritor Cullen Bunn e assombrosamente desenhada e pintada pelo artista Tyler Crook. O quarto volume reúne os números #13 a #16 da publicação original.

Como romancista, Bunn foi já nomeado para o Bram Stoker Award, e como escritor de comics para dois Eisners, um dos quais por Harrow County. Crook venceu também um Russ Manning Award, prémio atribuído durante os Eisners, que premeia o trabalho de um estreante no mundo da BD. Originalmente prevista para seis volumes, o sucesso da série levou a que fosse prolongada para um total de oito. Este volume inclui ainda um exemplo da passagem de argumento a desenho e um caderno de esboços e estudos de personagens.

Fonte: G Floy

Comparativamente ao álbum anterior, Laços de Família manteve os elementos que fazem de Harrow County uma das melhores BDs de terror publicadas em Portugal, acima de tudo por não existirem muitas. Existe mérito no argumento de Bunn, na imprevisibilidade dos acontecimentos e no desenvolvimento de um plot que foge aos lugares-comuns do género. Pessoalmente, achei um livro mais preguiçoso que o anterior, com uma história fácil e uma conclusão mais fácil ainda.

“Apesar de ter achado um álbum mais preguiçoso e fácil, a verdade é que gostei.”

Vale sobretudo pelas reflexões a que obriga. Pelo brincar com aqueles monstros que nos assolavam os pesadelos da infância, por fugir às tradições e ainda assim acenar-nos com elas. Laços de Família traz isto e é por isto que ele tem qualidade, apesar da ação quase nula e mensagem quase infantil. O desenho é a faceta deste volume que se destaca positivamente do anterior. Ainda assim, continuo sem conseguir gostar daquelas expressões faciais.

Fonte: G Floy

Este volume começa com Bernice, a amiga de Emmy, e o aparecimento pouco circunstancial de uma série de individualidades a Harrow County. Rapidamente Emmy percebe que há mais “pessoas” com os seus “talentos” e que eles resolveram fixar-se na povoação. As suas aparições são assustadoras para os habitantes locais mais desprevenidos.

Odessa representa a conexão entre os bosques e as criaturas que lá vivem. Levi guia os mortos para a outra vida. Mildred, a transparente, é a força da desordem e do caos. Willa é uma bruxa que controla a sorte e a desgraça. Kaine é o papão que só aparece à noite para comer as criancinhas. Corbin faz erguer os mortos, é um necromante. E Pity controla a realidade à sua vontade. Pouco a pouco, Emmy começa a questionar se esses “novos” inquilinos de Harrow County serão a sua verdadeira família.

Fonte: G Floy

Apesar de ter achado um álbum mais preguiçoso e fácil, a verdade é que gostei. Foi bom conhecer outras personagens com dons especiais, ao mesmo tempo que aqueles já existentes, como Bernice ou o Rapaz Sem Pele, tiveram o seu espaço no desenvolvimento do enredo como um todo, e não só como histórias isoladas. A opção partida do volume anterior tinha-me agradado pouco exatamente por isso, e nesse aspeto houve uma melhoria.

Também gostei de ver Emmy a mostrar alguma maturidade e utilidade na sua função de bruxa defensora daquela povoação. Harrow County parece estar permanentemente a avançar um passo e a retroceder outro, e embora tenha qualidade, continuo a seguir esta série menos por gosto e mais por concupiscência. Claro está, graças às maravilhosas edições da G Floy

Avaliação: 6/10

Harrow County (G Floy Studio Portugal):

#1 Assombrações Sem Fim

#2 Duas Vezes Contado

#3 A Encantadora de Serpentes

#4 Laços de Família

#5 Abandonado

#6 Magia de Raízes

#7 As Trevas Aproximam-se

#8 Um Último Regresso

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close