Estive a Ler: A Música do Silêncio, Crónica do Regicida #2.5


Alguns lugares tinham nomes. Alguns lugares mudavam os seus nomes, ou tinham vergonha de admiti-los. Alguns lugares não tinham nomes, e isso era sempre triste. Ser reservado era uma coisa. Mas não ter um nome? Que terrível. Que solitário.

O TEXTO SEGUINTE ABORDA O LIVRO “A MÚSICA DO SILÊNCIO”, SPIN-OFF DA SÉRIE CRÓNICA DO REGICIDA

Patrick Rothfuss é um dos nomes mais aclamados do género fantástico e a sua Crónica do Regicida uma das séries mais bem cotadas deste nicho de mercado. Apesar das dificuldades na publicação do terceiro livro da trilogia, que tem deixado de cabelos em pé os fãs da saga, Pat não abandonou por completo os seus leitores, oferecendo-lhes dois spin-offs protagonizados por personagens secundárias da trilogia. Um deles é o conto A Árvore Reluzente, publicado na antologia Histórias de Aventureiros e Patifes da Saída de Emergência, protagonizado por Bast, e o outro é este A Música do Silêncio, protagonizado por Auri.

Com o título original de A Slow Regards of Silent Things, o livro foi publicado por cá em 2015, num formato em capa dura e com um total de 176 páginas. A Música do Silêncio foi traduzido por Renato Carreira para as Edições Asa, editora que trouxe até nós os volumes já publicados da Crónica do Regicida na sua Coleção 1001 Mundos. O livro é pouco mais do que uma noveleta, mas o suficiente para alimentar a fome da legião de fãs do autor norte-americano, enquanto desesperam pela publicação do último volume da trilogia, do qual não há sinal de vida.

Imagem relacionada
Fonte: https://www.deviantart.com/marcsimonetti/art/Slow-regards-of-SIlent-things-648680513

O autor avisou, em diversas plataformas e inclusive no livro, que esta não é uma história para qualquer um. Desde logo, ele quis “desenganar” os seus fãs. Este não é o livro ideal para a maioria dos fãs de Kvothe e da Crónica do Regicida. Este é um livro lento e sem diálogos, mostrando o dia a dia de uma garota e o mundo fantástico que ela construiu na sua cabeça. Páginas e páginas para mostrar a jovem a fazer um sabonete é um dos exemplos da morosidade e falta de plot desta história. Uma história que apela aos sentidos e muito pouco à ação que normalmente se deseja neste tipo de livros.

“Um livro cansativo e parado, mas que nos chega ao coração.”

Apesar de não ser um livro consensual, penso que todos os fãs da Crónica do Regicida ficaram curiosos para com Auri, a menina que Kvothe visita de quando em vez e que vive nos subterrâneos da Universidade. Uma menina sem dúvida incomum. Este livro não nos traz muitas respostas sobre ela, mas mostra que tem mais experiência do que podíamos presumir, foi aluna da Universidade, é perita em alquimia e, mais do que isso, oferece-nos o nome do mundo em que a Crónica se passa, nunca antes revelado nos livros protagonizados por Kvothe: o mundo de Temerant.

Resultado de imagem para a música do silêncio edições asa bertrand
Fonte: https://www.bertrand.pt/livro/a-musica-do-silencio-patrick-rothfuss/16270508

Auri é uma rapariga visivelmente magoada pelo mundo. Não sabemos aquilo por que ela passou, ou quiçá imaginar, mas são palpáveis os seus medos e feridas. Ela vive num lugar escuro sob a Universidade, por entre uma rede de túneis antigos que poucas pessoas conhecem. Os seus únicos companheiros são Foxen, uma luz alquímica que ela própria criou, e uma roda dentada que faz parte de uma engrenagem. Apenas com eles partilha os seus segredos. Mas a sensação de mistério velado e inquietação que esta rapariga nos transmite apenas aumenta. De onde veio ela, afinal? Quem é ela?

Não obstante, Auri prepara com uma obsessão vívida e alegre a chegada do “ele”. A personagem que nunca é nomeada ao longo do livro, mas que os fãs da série sabem tratar-se de Kvothe. A sua preocupação em arranjar presentes que lhe agradem é poderosa, e o sorriso que esses vislumbres ocasionais do amigo lhe proporcionam quase nos fazem esquecer a mágoa em que Auri vive afundada. E fazem-nos sorrir com aquela rapariguinha.

Resultado de imagem para auri and kvothe kingkiller chronicles
Fonte: https://www.deviantart.com/manweri/art/Auri-and-Kvothe-571843377

Não é um livro que eu consiga afirmar determinantemente que gostei ou não. Disseram-me que a escrita poética era a maior virtude do livro, mas acabei por não achar a escrita melhor do que aquela que encontrei nos outros livros de Pat Rothfuss. E a ação é terrivelmente morosa. Jesus Cristo. Nada acontece ali. A quantidade de corredores por que a personagem passa, os nomes que lhes dá, nada acrescentam à história. Mas desde o início que sabíamos que seria assim. Patrick não enganou ninguém ao vender-nos a história.

“Mas a sensação de mistério velado e inquietação que esta rapariga nos transmite apenas aumenta. De onde veio ela, afinal? Quem é ela?

Acabou por ser uma experiência diferente, para mim, do que foi ler A Árvore Reluzente. Quando li o conto protagonizado por Bast nada sabia sobre o mundo da Crónica do Regicida, pelo que não compreendi metade nem gostei da outra metade. Numa segunda leitura, tive outra percepção e agradou-me muito mais do que quando o li pela primeira vez. Agora que estou dentro do mundo de Kvothe e companhia, esperava gostar mais deste livro, mas não desgostei. Mas, por favor, não o leiam antes dos livros da série principal. Aí então é que é quase certo de que não lhes irão pegar!

Imagem relacionada
Fonte: http://www.fumalibros.com/la-musica-del-silencio-un-libro-diferente/

Para mim, o livro vale sobretudo pelo último capítulo, pela proximidade à trilogia que ele nos traz, e sobretudo por fazer aquela menina sorrir. Chegamos a um ponto em que estamos tão desgastados quanto a personagem, que vê-la feliz acaba por nos trazer um aconchego à alma. E, em boa verdade, acho que não consigo não gostar de algo que Pat Rothfuss escreva. As suas personagens são-me tão queridas que acho obrigatório ler tudo o que ele escrever, mesmo que não me impressione minimamente, como este livro.

Um espetáculo à parte é a edição. Não só o formato em capa dura da Edições Asa é lindíssimo, como as ilustrações no seu interior são incríveis. Desenhos da autoria de Nate Taylor que enriquecem bastante o livro e nos ajudam a emergir na história. A Música do Silêncio é uma narrativa bastante introspectiva sobre uma rapariga sui generis que vive focada nas suas rotinas, metódica e organizada no seu mundo de ferrugem, lodo e sujidade. Um livro cansativo e parado, mas que nos chega ao coração.

Avaliação: 5/10

Crónica do Regicida (1001 Mundos):

#1 O Nome do Vento

#2 O Medo do Homem Sábio Vol. 1

#2 O Medo do Homem Sábio Vol. 2

#2.4 A Árvore Reluzente

#2.5 A Música do Silêncio

#3 Doors of Stone (não publicado)

8 comentários em “Estive a Ler: A Música do Silêncio, Crónica do Regicida #2.5

  1. São Bernardes 4 set 2018 — 7:52 am

    Olá Nuno

    Adorei este livro 🙂 porquê ? por tudo. Sempre senti um fascínio por Auri e ser ela a protagonista desta história convenceu-me desde logo a lê-lo. e gostei por isso mesmo, pelos silêncios pelo desenrolar da história de uma forma lenta … porque não podia ser de outra forma 🙂 .
    Concordo contigo inteiramente que quem queira ler a obra deste autor, nunca deverá começar por este livro, pois além de a história ser descontextualizada para quem não conhece o mundo de Rothfuss, não tem acção, que é um ingrediente essencial que leva muitos leitores a procuraram autores como este.
    Beijinhos
    São

    1. Olá São. A mim não me conquistou. Fiquei num meio termo entre o “que seca” e o “é impossível dizer que não gosto disto”. Ahahah
      Beijinhos e obrigado pela visita.

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close