Estive a Ler: KM/H – MPH: Acima do Limite


O Sr. Springfield, o primeiro e único super-humano do mundo, perdeu o controlo e estava a tentar utilizar os calcanhares como travões.

O TEXTO SEGUINTE ABORDA O LIVRO KM/H – MPH: ACIMA DO LIMITE (FORMATO BD)

Com um total de 136 páginas a cores, KM/H – MPH: Acima do Limite é o mais recente volume da coleção Millarworld da G Floy Studio, incluindo os cinco números da publicação original. Mark Millar é autor de comics aclamadas como Kick-Ass, Kingsman: Serviço Secreto, O Legado de Júpiter e O Círculo de Júpiter, Nemesis. O seu trabalho para a DC inclui o aclamado Superman: Red Son, e para a Marvel Comics criou The Ultimates, Wolverine: Old Man Logan e Civil War, a série de super-heróis mais vendida em quase duas décadas.

Duncan Fegredo é um artista britânico que se estreou profissionalmente na revista de BD inglesa Crisis. Nos anos 90, ganhou fama a trabalhar em títulos da Vertigo, incluindo Kid Eternity, com Grant Morrison, e a aclamada série Enigma, com Peter Milligan. Na Vertigo foi também responsável por inúmeras capas, e foi nomeado em particular para o prémio Eisner de Melhores Capas em 2001, pelo seu trabalho em Lucifer.

Mais recentemente, trabalhou em Hellboy, onde foi o primeiro artista escolhido para ilustrar uma mini-série, para além do criador do título, Mike Mignola. Fora do mundo dos comics, Fegredo produziu em 2011 os storyboards para Noah, do escritor/realizador Darren Aronofsky.

Fonte: G Floy Studio

Nesta história política disfarçada de BD de super-heróis conhecemos Roscoe, um jovem desfavorecido que deseja um mundo melhor para si e para a sua “gangue”, bem como para toda a classe trabalhadora dos states. Mas os maus caminhos levam-no à prisão de Detroit, onde se depara com uma droga poderosa, que lhe permitirá mudar o mundo como o conhece. Trata-se do KM/H (MPH) que dá título ao livro.

“Essa luta e sentido de manifestação dão muita força ao volume.

A droga é uma pílula que confere a quem a toma poderes incríveis como a velocidade, fazendo aqueles personagens pôr em prática as fantasias mais rebuscadas do ser-humano. “E se eu pudesse fazer isto?” “E se eu tivesse aquele dom”? Quem nunca desejou viajar no tempo ou escapulir-se por uma janela? Millar explora as fantasias do ser humano numa história densa sobre jovens idealistas que lutam por um mundo com mais oportunidades. Nem que tenham de enfrentar… as próprias Forças Armadas.

Sem Título
Fonte: G Floy Studio

Depois de ler O Legado de Júpiter e Imperatriz de Mark Millar não tinha como não esperar algo de bom deste KM/H – MPH. O autor sabe “dançar” bem em vários géneros, revelando uma proficiência salutar no mundo dos comics. Dos super-heróis à ficção científica, Millar oferece ao leitor aquilo que ele quer ler, para além de ter também uma imaginação fértil e saber desenvolver as suas próprias boas ideias. Este álbum não é exceção.

É necessário, porém, vir para ele sem grandes expectativas. A premissa é boa e a história bem desenvolvida, porém um ou outro senão, como a falta de credibilidade e o exagero podem prejudicar a experiência de leitura. É um argumento forte, mas que não nos capta de pronto e, quando o faz, salta um pouco da realidade, o que pode melindrar os mais papistas.

Fonte: G Floy Studio

O que dá alma e grande sumo a este álbum é a preocupação social com os mais desfavorecidos, a luta contra as desigualdades e a forma genial com que Millar inclui super-poderes de uma forma tão suja e visceral num mundo tão feio quanto o “nosso”. Essa luta e sentido de manifestação dão muita força ao volume.

As personagens são muito importantes neste contexto, mas acabam por não ter tanto destaque neste relato em comparação com a ideia e com o simbolismo do álbum. Nesse sentido contribui bastante a arte de Duncan Fegredo. Em alguns momentos baça, suja, disforme, em outros certinha, redondinha, bonita, ela capta na perfeição emoções e sensações, sendo uma das grandes qualidades de mais uma cuidada edição da G Floy Studio Portugal.

Avaliação: 7/10

3 comentários em “Estive a Ler: KM/H – MPH: Acima do Limite

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close