Estive a Ler: Coração Negro


Elas lembram-se de ter medo — disse o meu pai. Apenas isso.

O TEXTO SEGUINTE ABORDA O LIVRO CORAÇÃO NEGRO

Temos Uprooted da Novik publicado em Portugal? Yesssss! Coração Negro é o título em português do famoso livro de Naomi Novik, um stand-alone que alcançou grande sucesso no seu ano de lançamento, em 2015. O livro venceu os prémios Nebula, Locus e Mythopoeic, tendo sido ainda nomeado para o Hugo Award. A história, que vendeu os seus direitos para a Warner Bros logo no seu ano de lançamento, será adaptada para os cinemas com produção de Ellen Degeneres. Sim, essa mesmo!

Novik é mais conhecida em Portugal pela sua saga Temeraire, publicada pela Editorial Presença. Com o seu primeiro livro, His Majesty’s Dragon, venceu o Compton Crook Award em 2007 para Melhor Romance na categoria de Ficção Científica e Fantasia. Este Coração Negro foi publicado em Portugal pela Saída de Emergência no último mês de agosto, com tradução de Sérgio Gonçalves e um total de 432 páginas.

Imagem relacionada
Fonte: https://www.reellifewithjane.com/2015/06/ellen-degeneres-adapting-naomi-noviks-fantasy-novel-uprooted/

Nunca tinha lido Naomi Novik e fiquei bastante cativado pela sua escrita ágil e leve, que me faz desfolhar página atrás de página sem nem dar por isso. Coração Negro é um livro com “fama” de subverter alguns clichés da fantasia, mas acabei por não achar muito isso. A história é do mais tradicional que pode haver, acabando por tornar-se pouco mais do que um Orgulho e Preconceito para adolescentes, que podia muito bem fazer companhia à Ariel ou à Pocahontas no universo Disney.  O que não é desmérito algum para a autora.

“Coração Negro é uma história bonita, para todas as idades.

Estamos perante uma narrativa bem construída, bastante inspirada no folclore eslavo. As personagens parecem conter pouco conteúdo e acabam por não fugir muito aos parâmetros expectáveis, mas não convém esquecer que se trata de um YA, livro para jovens adultos. É uma leitura bem agradável e com várias passagens realmente arrebatadoras.

coração
Fonte: http://www.saidadeemergencia.com/produto/coracao-negro/

A história apresenta-nos a Agnieszka. Ela é uma jovem rapariga que vive na aldeia de Dvernik, próxima a uma terrível Floresta de onde parece sair todo o tipo de criaturas horríveis. Os seus bafos e vapores são suficientes para levar qualquer um que lá se adentre à loucura, atacados pelos seus níveis de corrupção. Desde criaturas arvóreas que sequestram rapariguinhas e as absorvem na casca da sua árvore-coração, a lobos peçonhentos, é um local tão malévolo que apenas a lendária bruxa Jaga entrou no seu âmago e conseguiu sair viva e intocada. A fama da Floresta faz com que todos a evitem.

Há algo que preocupa bem mais a jovem Agnieszka. De dez em dez anos, o temível Dragão percorre as povoações do vale, olha as filas de raparigas que o esperam e escolhe uma, para a levar para a sua enorme torre. O denominador comum é que a rapariga escolhida é sempre aquela com um dom especial, a rapariga que de um jeito ou de outro é a mais especial daquele povoado. E Agnieszka sabe quem é a rapariga especial da sua terra. Como sabem todos os seus familiares, amigos e conhecidos. Essa rapariga é Kasia.

Resultado de imagem para uprooted fan art
Fonte: https://www.deviantart.com/meekochan/art/Uprooted-Character-Sketches-2017-654963522

Kasia é a melhor amiga de Agnieszka, quase uma irmã. E é a menina mais bonita, prendada e corajosa lá do sítio. Todos sabem que, dez anos depois, as escolhidas regressam, muito mais bem falantes e sofisticadas, sem qualquer espécie de ressentimento pelo afastamento infligido. Apesar de, de uma maneira ou de outra, acabarem por abandonar as suas famílias algum tempo depois. Seja como for, todos estão preparados para que o Dragão leve Kasia.

“Nunca tinha lido Naomi Novik e fiquei bastante cativado pela sua escrita ágil e leve, que me faz desfolhar página atrás de página sem nem dar por isso.

O Dragão não é nenhum monstro de escamas, mas um homem com características jovens, apesar de alguns sinais de elevada idade nas rugas que lhe envolvem os olhos e a boca. Ele é o mago mais poderoso do reino de Polnya. Para surpresa de todos, especialmente dela, o Dragão não leva Kasia, mas Agnieszka. O mundo parece cair-lhe ao chão. Os primeiros tempos na torre são de completa frustração e tormento. Agnieszka não deve muito à beleza e é completamente desastrada. Tudo o que faz enfurece o Dragão, mas pouco a pouco ela vai perceber que é muito mais especial do que aparenta. E ele também.

Resultado de imagem para uprooted fan art
Fonte: airayart.tumblr.com

À medida que Agnieszka sabe mais sobre o reino, sobre o conflito entre Polnya e Rosya e sobre a natureza do Dragão, que afinal se chama Sarkan e tem trabalhado para travar os avanços da Floresta, ela começa a aprender também mais sobre si própria e sobre o passado nebuloso do reino, do aprisionamento da rainha Hanna na Floresta à relação pouco amistosa entre o Dragão, o príncipe Marek e o seu mago de confiança, Solya, mais conhecido como Falcão.

Para mim, os pontos mais negativos do livro são exatamente ele ser vendido como uma subversão do tradicional e não me parecer assim tanto. Tudo nos parece estranhamente familiar por aqui. O tamanho é outro problema. A história podia ser contada em muito menos páginas, o tipo de história que apresenta pedia isso mesmo. A ligeireza na escrita de Naomi Novik apela a uma narrativa menos morosa, o que podia tornar este livro memorável pelas melhores razões.

A magia utilizada também não é bem explicada e tudo parece dever-se a meros dons, caídos do céu por obra e graça do Espírito Santo. Parece que a personagem principal revela-se poderosa só porque sim e de um dia para o outro. Sem o nível de aprendizagem ou uma explicação mais sustentada, que daria um outro tom a este livro. Penso que Coração Negro só tinha a ganhar se apresentasse algo mais credível e sério, mas mesmo como nos é apresentado é bom.

Resultado de imagem para uprooted fan art
Fonte: https://www.pinterest.co.uk/pin/531072981049918315/

A prosa de Naomi Novik é lindíssima.  As descrições das magias acabaram por ser os momentos mais bonitos do livro e as passagens na Floresta a parte da história mais bem conseguida. As personagens acabam por ser bem desenvolvidas e ter evoluções importantes para a história no seu cômputo geral. Kasia foi uma personagem que podia ser facilmente descartada e Novik soube aproveitá-la muito bem. Marek e Falcão foram outros personagens importantes.

Mas foi a interação entre Agnieszka e o Dragão que me satisfez em larga escala; ela é bem dinâmica e faz-nos devorar páginas com facilidade. Não fui incapaz de ser um torrãozinho de açúcar a torcer pela menina desprotegida que passa a vida a bater com os cotovelos nas paredes e os joelhos nas cadeiras. Coração Negro não me encantou, mas é uma história bonita, para todas as idades.

Avaliação: 6/10

 

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close