Estive a Ler: O Oceano no Fim do Caminho


Lettie Hempstock dizia que era um oceano, mas eu sabia que isso era uma parvoíce.

O TEXTO SEGUINTE ABORDA O LIVRO O OCEANO NO FIM DO CAMINHO

The Ocean at the End of the Lane é um romance de Neil Gaiman, autor conhecido por obras como Sandman, Mitologia Nórdica ou Stardust. Apesar de ter sido escrito inicialmente com a intenção de ser publicado como um conto, ganhou a forma de um romance, que Gaiman sentia há muito a necessidade de escrever. Foi publicado em junho de 2013 pela editora William Morrow and Company,

O romance foi considerado o Livro do Ano no Reino Unido após uma votação promovida pelo National Book Awards. Em Portugal, The Ocean at the End of the Lane foi publicado pela Editorial Presença em 2014 com o título O Oceano no Fim do Caminho. A edição nacional tem tradução de Rita Graña e um total de 184 páginas, sendo incluído na coleção Via Láctea da editora.

Imagem relacionada
Fonte: https://www.goodreads.com/book/show/15783514-the-ocean-at-the-end-of-the-lane

A verdade é que Neil Gaiman é um autor por quem tenho apreço mas que não consigo gostar por aí além. De Deuses Americanos à BD Sandman, passando pela Mitologia Nórdica, Bons Augúrios e por muitos dos seus contos, em várias antologias que dele li, a verdade é que fico sempre com a sensação de que não ganhei nada com a experiência, goste mais ou menos das histórias. E é público que tenho pena de não gostar mais do seu trabalho.

“Uma mitologia cuidadosamente apresentada é desenvolvida no discorrer das páginas, sempre com a escrita terna e fantasiosa do autor Neil Gaiman.

O Oceano no Fim do Caminho não é o trabalho de Gaiman de que mais gostei. O conto “Um Estudo em Esmeralda” e Mitologia Nórdica acabaram por ser as histórias que mais me agradaram, mas não tinha grandes expectativas para este livro. E posso dizer que é bom. Como sempre, Gaiman vai beber muito ao trabalho de outros para compor o seu, e tem as suas passagens mais chatinhas. Mas esta aventura profundamente reflexiva de um garotinho no seu Sussex natal traz muito do que é a identidade vívida de Neil Gaiman.

Resultado de imagem para o oceano no fim do caminho editorial presença
Fonte: https://www.presenca.pt/livro/o-oceano-no-fim-do-caminho/

A história tem início quando a personagem principal, narrador em primeira pessoa de quem nunca sabemos o nome, regressa à sua terra natal para um funeral. Durante o tempo que aí passa, visita a casa que sempre se lembrou de chamar de “casa nova”. É aí que se recorda de uma menina, Lettie Hempstock, que o levou ao pequeno lago nas traseiras da sua casa e lhe contou que era um oceano. O Oceano no Fim do Caminho que dá título ao livro.

Quando para na casa onde Lettie vivia com a mãe e a avó, o protagonista começa a recordar-se de várias experiências que ali vivera em criança, quando ali habitava com os pais e a irmã, memórias que havia esquecido completamente. Tudo começou quando o gatinho por quem tinha uma afeição especial foi morto acidentalmente por um mineiro de opalas. O mineiro ficou hospedado em sua casa, até que roubou o carro ao seu pai e se suicidou no banco de trás, depois de ter perdido dinheiro no jogo.

Resultado de imagem para the ocean at the end of the lane
Fonte: https://www.irishtimes.com/culture/books/the-ocean-at-the-end-of-the-lane-by-neil-gaiman-review-1.2515443

A morte do mineiro serviu de porta a que uma criatura das trevas chegasse ao nosso mundo, distribuindo dinheiro às pessoas de forma pouco ortodoxa. O protagonista fica com uma moeda presa na garganta durante a noite, razão pela qual pede ajuda a Lettie. Ela ajuda-o e fá-lo acompanhá-la numa jornada noturna, com a intenção de encontrarem o espírito maligno e prenderem-no.

“Não é um livro que deslumbre ou que tenha exigido alguma construção de facto, mas é “quentinho” na sua essência e convida-nos a sonhar.

Lettie diz-lhe para ele não lhe soltar a mão, mas ele acaba por fazê-lo inadvertidamente. Desse modo, algo entra no seu pé. Quando regressa a casa, o rapaz arranca uma minhoca do pé, mas um bocado fica no seu interior. Essa minhoca transforma-se numa mulher que diz chamar-se Ursula Minkton, e a sua mãe comunica tratar-se da ama que irá cuidar dele e da irmã, uma vez que arranjou um emprego e não tem tempo para essas tarefas. Ursula torna-se amiga da sua irmã e seduz o seu pai, mas o rapaz não se deixa convencer pelos bons modos da criatura. Junto de Lettie, irá mover mundos e fundos para salvar a família daquela besta.

Pouco a pouco, o rapaz percebe que as Hempstock são uma família estranha e mágica, tanto Lettie como a mãe e a avó, e que precisa da ajuda delas para vencer o mal que os cerca. Mas a criatura que se chama Ursula poderá nem ser o maior terror que o rapazinho encontra pelo caminho. Uma mitologia cuidadosamente apresentada é desenvolvida no discorrer das páginas, sempre com a escrita terna e fantasiosa do autor Neil Gaiman.

The Ocean at the End of the Lane by 6vedik.deviantart.com on @deviantART
Fonte: https://www.pinterest.pt/pin/32228953560354579

Fiquei com a sensação que este livro mostra um pouco do imaginário de Gaiman, que nem sempre é desenvolvido na sua plenitude. Com um cenário de aparência infantil e protagonizado por crianças, o livro apresenta criaturas horripilantes e um terror desconcertante, quase palpável. Gostei de ver que a imaginação de Gaiman não se restringe a obras de outros autores e a mitologias já existentes, como nos vem habituando.

É um livro pequeno, que se lê rapidamente e de forma fluída. A intenção era ser um conto, mas Gaiman acabou por escrevê-lo no formato de um romance, desenvolvendo ideias que tinha há muito. Penso, pelas notas do autor, que ele se inspirou abertamente na sua infância para construir o protagonista e a sua família. Não é um livro que deslumbre ou que tenha exigido alguma construção de facto, mas é “quentinho” na sua essência e convida-nos a sonhar.

Avaliação: 6/10

3 comentários em “Estive a Ler: O Oceano no Fim do Caminho

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close