Estive a Ler: Sombras, Deuses Americanos #1


O melhor de estar na prisão… Talvez a única coisa positiva, na opinião de Shadow… Era uma sensação de alívio. Sentir que tinha caído tanto quanto era possível… E que batera no fundo.

O TEXTO SEGUINTE ABORDA O LIVRO “SOMBRAS”, PRIMEIRO VOLUME DA SÉRIE DEUSES AMERICANOS (FORMATO BD)

Originalmente publicado pela Dark Horse, a adaptação em banda-desenhada do romance Deuses Americanos de Neil Gaiman foi feita por P. Craig Russell, contando com as ilustrações de Scott Hampton e a colaboração de Glenn Fabry, Adam Brown, David Mack, Lovern Kindzierkski, Walter Simonson, Laura Martin e Colleen Duran. Deuses Americanos: Sombras compila os números 1 a 9 dos comic books norte-americanos American Gods: Shadows, num volume com 264 páginas publicado no nosso país pela Saída de Emergência.

Formado em pintura pela Universidade de Cincinnati, P. Craig Russell distinguiu-se ao serviço da Marvel pelo trabalho em Killaraven e Doctor Strange e tornou-se um dos pioneiros no género ao adaptar óperas de Mozart (A Flauta Mágica), Strauss (Salomé) e Wagner (O Anel dos Nibelungos) para banda-desenhada. Craig é autor dos cinco volumes da adaptação em banda desenhada dos Contos de Fadas de Oscar Wilde e deu vida de forma soberba a personagens tão diversos como Batman, Conan, Hellboy, The Spirit, Morte e Sandman. O seu trabalho mais recente inclui adaptações em banda desenhada de Coraline e The Graveyard Book de Neil Gaiman.

Sem Título
Fonte: Saída de Emergência

Li em dezembro do ano passado o romance Deuses Americanos de Neil Gaiman e, apesar de reconhecer mérito ao mesmo, não lhe fiquei com a melhor das opiniões. Um pouco porque aquela road trip americana que nos revela o celeuma dos velhos deuses a respeito das novas tecnologias (os novos deuses!) não me trouxe nada de novo ou interessante. É uma história engraçada? Sim. Mas não faz o meu género de ficção, é esse o problema.

“Russell e Hampton fizeram um excelente trabalho de adaptação.

Conhecendo a história de antemão, peguei nesta graphic novel com a curiosidade de quem quer ver o que fizeram daquilo. Se a escrita de Gaiman foi uma das qualidades que mais reconheci ao livro, gostava de saber em que moldes P. Craig Russell adaptou a história à banda-desenhada. E acabei por ficar muito satisfeito com o resultado final. Sombras adapta a primeira parte da história, sem tempos mortos nem reflexões elaboradas.

Sem Título
Fonte: Saída de Emergência

Shadow Moon sai da prisão e descobre que a sua mulher Laura está morta. Sem dinheiro, sem futuro e emocionalmente desvastado, entra num avião rumo ao funeral da esposa, e nesse mesmo avião conhece o misterioso Sr. Wednesday, que lhe oferece o emprego de guarda-costas. O que Shadow não imagina é a verdadeira identidade daquele homem e a corrida contra o tempo para que este o arrasta.

Assim como no livro, destaco os personagens Wednesday, Chad Mulligan, Laura, Czernobog, Jacquel, Ibis, Nancy. Um homem quebrado torna-se o vértice central de uma luta entre deuses, que parecem estar muito mais próximos da humanidade do que o comum mortal poderia sequer imaginar. Shadow acaba por ser um títere nas suas mãos, até começar a interferir nos seus assuntos.

Sem Título
Fonte: Saída de Emergência

Apesar de não ter como dizer que a BD é superior ao livro, não o é, não entro por aí, posso afirmar que gostei mais. Gostei do arranjo do argumento, do ritmo, da cor e da arte de Scott Hampton no seu todo. Os deuses foram incrivelmente bem desenhados, e os nus um espetáculo à parte. Russell e Hampton fizeram um excelente trabalho de adaptação.

Gostei também de poder ver ou rever o trabalho de uma série de grandes artistas como convidados especiais, tanto na capa como nos esboços e arte adicionais. E a Saída de Emergência está novamente de parabéns por voltar a trazer-nos uma BD de qualidade, como já nos vem habituando.

Avaliação: 7/10

Deuses Americanos (Saída de Emergência):

#1 Sombras

#2 M. Ainsel

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close