Vamos Falar Sobre 2018?


Olá, maltinha! Antes da viragem de ano, não posso deixar de fazer a habitual retrospectiva daquele que agora termina. Em 2018, o NDZ ultrapassou as 70 mil visualizações, o dobro daquilo que tinha alcançado até ao final de 2017, em 6 anos de blogue. Sim, o blogue fez 6 anos em agosto e comemorei a efeméride com pompa e circunstância, canas e foguetes (apanhei-as eu, claro!). O fluxo médio fixou-se nas 120 visualizações diárias, graças aos 60 visitantes que, mais coisa menos coisa, passam por aqui todos os dias, para minha perplexidade e orgulho.

2018 foi um ano de partilha, com cerca de 5 publicações semanais e muito trabalho editorial, com o primeiro esboço da Revista NDZ a sair gratuitamente e as minhas parcerias a estenderem-se à Imaginauta. Dei uma palestra no Sci-Fi Lx, tornei-me colaborador do site da Revista Bang! da Saída de Emergência e juntei-me à equipa de comunicação da Editorial Divergência. Para aqueles que não conhecem o blogue, sintam-se em casa, sentem-se no sofá e passem comigo as últimas horas do ano que agora termina.

img_20181216_042918409817109.jpg

A nível artístico, as coisas correram sobre rodas, com a publicação do meu livro Espada que Sangra pela Editorial Divergência, do conto da Colecção Barbante “A Caveira de Deus” e a entrada sobre a Estação de Santa Apolónia no guia turístico ficcional Lisboa Oculta da Imaginauta, e estive ainda nomeado para dois prémios literários. O Espada que Sangra ficou nos seis finalistas do Grande Prémio Adamastor de Literatura Fantástica 2018 e o futuro Embaixada, um livro stand-alone de flintlock fantasy, nos três finalistas do 1.º Prémio António de Macedo. O Espada esteve ainda na lista de melhores livros do ano do Call Me A Reader, na categoria Promising.

Foi um ano riquíssimo em eventos. Para além de ter dado uma palestra sobre o Apocalipse na Literatura durante o Sci-Fi Lx no Instituto Superior Técnico, lancei livros no Festival Contacto em Benfica e no Fórum Fantástico em Telheiras, fiz uma apresentação em Vila Nova da Barquinha e uma mostra da minha obra em Moita do Norte, estive no Festival Vapor no Entroncamento e fui à Feira do Livro e ao Festival Bang! em Lisboa, onde conheci a minha autora preferida: Robin Hobb.

Tive espaço para ser turista em Portugal, onde pude explorar com mais tempo a belíssima cidade do Porto, onde visitei a Livraria Lello, a Torre dos Clérigos, o Palácio da Bolsa e a Ribeira, alguns dos locais mais ilustres desta bela cidade. Estive também na minha Itália, destino anual de férias, visitei mais espaços ao ar livre, desbravei a zona de Bérgamo e explorei a icónica Veneza, onde conheci construções incríveis como a Basílica de São Marcos, o Palácio dos Doges ou a famosa Biblioteca Marciana.

Resultado de imagem para gif euphoric
Fonte: https://giphy.com/explore/euphoric

Apesar de a página de Facebook ainda continuar bastante fraquinha em números e com pouca interação, no Instagram ultrapassei os 1500 seguidores. Muitos dos visitantes do blogue chegam até mim através do Google e alguns dos termos de pesquisa que me trouxeram mais público este ano foram:

“witcher espada do destino algo mais”;

“império das tormentas 2”;

“o que é a área x do livro aniquilação”;

“jardins da lua”;

“y o último homem levoir”;

“tigana map”;

“as crônicas de gelo e fogo vale a pena ler”

Este foi um ano repleto de leituras e de opiniões escritas. Se consultarem a listinha aqui, vêm que ultrapassei as 120. É mesmo caso para colocar o emoticon do macaquinho que tapa os olhos, ou direi antes para tirar o chapéu? Uma das minhas resoluções de ano novo para 2019 é abrandar o ritmo de publicações no blogue para conseguir descansar mais a cabeça. É difícil chegar a todo o lado e quero muito dar em 2019 em qualidade o que este ano ofereci em quantidade. A vocês e a mim.

Imagem relacionada
Fonte: https://gfycat.com/gifs/search/aladdin+abu

Apesar de Steven Erikson e Robin Hobb se terem consolidado como os meus autores preferidos, com os livros O Caminho das Mãos, Memórias do Gelo, A Revelação do Bobo, A Demanda do Bobo e A Viagem do Assassino, o meu troféu de melhor leitura do ano vai para A Coisa de Stephen King. A sério, ele foi dividido pela Bertrand em dois livros enormes, é caro e tudo o mais, mas deixa a léguas as minhas outras leituras de 2018. A história de Pennywise é sensacional.

Mas vamos aos planos para o novo ano. Quanto às leituras, porque a maior parte de vocês que aqui chegam estão à procura de indicações literárias e não saber da minha vida, não acredito que seja em 2019 que nos cheguem The Winds of Winter (George R. R. Martin), The Doors of Stone (Patrick Rothfuss) ou The Thorn of Emberlain (Scott Lynch), mas a conclusão da Saga Assassino e o Bobo de Robin Hobb e mais livros de Steven Erikson são mesmo as publicações que irão chegar a Portugal que no momento mais desejo.

Resultado de imagem para it 2017 gifs
Fonte: http://danycostacine.blogspot.com

Fica com a listinha dos artigos mais populares no blogue em 2018:

É curioso que a maioria dos artigos mais populares em 2018 tenham sido escritos em 2017 e que, à data, não tenham tido a popularidade que hoje alcançaram, mas penso que este fenómeno muito se deve ao alcance da rede Google. Quem sabe que artigos conquistarão o top no próximo ano? Os candidatos são mais que muitos, e das opiniões aos post-its sobre as minhas presenças, passando pelas várias divulgações, espero que continuem a gostar daquilo que escrevo.

Resultado de imagem para mulan fat character gif
Fonte: http://thebigfatindianwedding.com/2014/mother-to-daughter-mistranslations-newlywed-cooking-101

No que diz respeito a editoras, continuo a colaborar ativamente com a Editorial Divergência e também com a Imaginauta, duas pequenas editoras que muito têm feito pela Ficção Especulativa made in Portugal. Devo alguns agradecimentos públicos no final deste ano e o maior deles é para o Pedro Cipriano, por continuar a acreditar em mim e no meu trabalho. Agradeço também ao Mário Coelho pelo extraordinário trabalho de revisão no Espada que Sangra – os elogios ao livro também são vossos.

Agradeço ao Carlos Silva por também ele apostar em mim na Imaginauta, à Marta Lima e à Margarida Damião por me incluírem no mundo da Bang!, sabendo como sou fã da literatura que a Saída de Emergência vem publicando e a todos aqueles que incentivam e apoiam o meu trabalho como escritor, como blogger, como produtor de conteúdo. É o trabalho de todos nós que faz com que a Ficção Especulativa vá tendo alguma visibilidade neste pequenino país na cauda da Europa.

Agradeço ainda ao Paulo Dores por ter dado a projeção necessária ao Espada em 2014, para que ele hoje seja aquilo que é, para aquilo que ele ainda pode vir a ser. E claro, por último mas o mais importante, um agradecimento gigante à minha Arianna e aos meus pais, cujo apoio tem sido essencial para conseguir chegar a todo o lado. Espero que me dêem em 2019 tanto ou mais do que em 2018, porque é isto que me faz feliz.

Resultado de imagem para new year
Fonte: https://traveltriangle.com/blog/new-year-party-in-bangalore/

E porque está quase na hora da contagem decrescente, de fazer soar os apitos, brindar com champanhe e comer as passas, só posso desejar que estejamos cá todos no próximo ano com saúde e muita vontade de fazer mais e melhor, seja qual for a área que vos complete. Um muito obrigado a todos os que continuam desse lado e espero que continuem a visitar-me por aqui.

3 comentários em “Vamos Falar Sobre 2018?

  1. Viva companheiro,

    Bem um ano repleto de acontecimentos e está para durar, fico muito contente pois sabes que desta lado alem de um seguidor do blog, tens um amigo. Quanto ao apoio ao teu livro apenas comentei e divulguei o mesmo mas fico contente que tenha ajudado 🙂

    Abraço e um grande 2019

    O Corvo

    1. 😉 Todo o apoio é bem-vindo e o teu alcance na época ajudou. 🙂 Grande abraço e bom ano. 🎉

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close