Estive a Ler: Tê-los no Sítio, Southern Bastards #4


Os nossos rapazes levaram uma tareia, é o que foi.

O TEXTO SEGUINTE ABORDA O LIVRO “TÊ-LOS NO SÍTIO”, QUARTO VOLUME DA SÉRIE SOUTHERN BASTARDS (FORMATO BD)

Southern Bastards é a aclamada criação de Jason Aaron e do desenhador Jason Latour, que é acompanhado neste volume pela arte de Chris Brunner e até do próprio Aaron, num dos seis números de Gut Check. O quarto volume da publicação da Image Comics chegou este mês às livrarias nacionais, pelas mãos da G Floy Studio, com o título Tê-los no Sítio.

Publicação vencedora de dois Prémios Eisner, um Harvey e um Reuben, Southern Bastards mistura a ficção às memórias bem vivas dos autores naturais do Sul dos Estados Unidos. Revela todo o amor que eles têm pelas suas origens, bem como o seu ódio pela maldade e estupidez humana, venham de onde vierem. O resultado é um thriller de pulso, que promete não deixar indiferentes os seus leitores. Tê-los no Sítio compila os números #15 a #20 de Southern Bastards.

Resultado de imagem para blood gif
Fonte: https://www.primogif.com/p/1nNehfZfFBbLG

O quarto volume de Southern Bastards vem na senda dos seus antecessores. Carismático, duro e frívolo, Tê-los no Sítio é um álbum vívido que premeia os leitores com cenas únicas de revolta e pancadaria, obrigando-nos a torcer pela justiça num mundo em que ela escasseia, em que os problemas são resolvidos à lei da bala e da porrada. Um dos trabalhos de Jason Aaron que mais me cativou até hoje, Southern Bastards deixa marcas em quem a lê.

“Independentemente do género e dos gostos pessoais de cada um, Southern Bastards é uma série gráfica de grande qualidade.

Mas nem só de pancadaria e cenas violentas se faz Southern Bastards. Ele traz todo o espírito do futebol americano e a analogia entre as cores da equipa principal com a cor do sangue é genial e perfeita. Tê-los no Sítio é uma conclusão competente para um arco de história rico e poderoso. Esta quarta compilação é a última já publicada pela dupla Aaron e Latour, em maio de 2018. Se se trata do volume final ou de um interregno, só eles poderão responder, apesar de a série continuar oficialmente “no ar”.

Sem Título
Fonte: G Floy Studio

O regresso de Roberta Tubb a Craw vem revolucionar a trama. O condado é controlado por Euless Boss, o treinador da equipa de futebol, escapando incólume a qualquer espécie de moral ou justiça por parte dos seus concidadãos ou autoridades. Todos lhe devem vassalagem por uma razão algo… atípica. Ele conduz a equipa às vitórias e dá utilidade aos rapazes mais problemáticos lá do sítio. A sua rede de influências e o emprego de lobbies também são fatores a ter em conta.

A sua autoridade, porém, começou a ser questionada a partir do momento em que foi o autor moral do homicídio de Earl Tubb, um homem respeitado no condado. E agora que a sua filha, uma marine que estivera durante anos de costas voltadas com o pai, regressa de Kalashnikov em punho, ela quer descobrir a qualquer custo quem é que lhe fez a folha. E nem o xerife parece ser de grande ajuda a Boss, quando conflitos amorosos se juntam à história.

Sem Título
Fonte: G Floy Studio

Tê-los no Sítio pode não ser o volume mais brilhante de Southern Bastards até ao momento, mas foi certamente um dos que mais me agradaram, mesmo com o final anticlimático que deixa antever um novo arco narrativo. A narrativa é seca e poderosa a nível de brutalidade, a arte é excelente e as cores dão todo um sentido e vida à narrativa de Jason Aaron.

Esta é uma BD em que nos podemos perguntar quem é o protagonista. Earl Tubb, o herói do primeiro volume? Roberta, a filha, que só aparece no final do terceiro? Ou o próprio Euless Boss, o maior canalha lá do sítio? Para mim, é o próprio Condado de Craw o protagonista desta história, com todas as suas antíteses, meias respostas e meias verdades. Independentemente do género e dos gostos pessoais de cada um, Southern Bastards é uma série gráfica de grande qualidade.

Avaliação: 8/10

Southern Bastards (G Floy Studio Portugal):

#1 Aqui Jaz Um Homem

#2 Sangue e Suor

#3 Regressos

#4 Tê-los no Sítio

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close