Estive a Ler: Galo de Cabidela, Tony Chu: Detective Canibal #10


Está a acontecer, meu senhor.

O TEXTO SEGUINTE ABORDA O LIVRO “GALO DE CABIDELA”, DÉCIMO VOLUME DA SÉRIE TONY CHU: DETECTIVE CANIBAL (FORMATO BD)

John Layman trabalha em comics há mais de duas décadas, inicialmente como editor na Wildstorm (hoje um selo da DC Comics), e a partir de 2002 como escritor a tempo inteiro, não só para BD, mas também para videojogos. Ao longo dos anos escreveu histórias para quase todas as personagens e editoras. Mas Chu (em inglês Chew) tornou-se de longe na sua série mais popular e já lhe valeu dois Prémios Eisner e dois Prémios Harvey. Layman lançou duas novas séries na Image Comics, desde o final de Chew, Leviathan e Outer Darkness.

Rob Guillory nasceu, foi criado e vive na Louisiana, e até ao momento em que foi escolhido por John Layman para artista de Chu era um relativo desconhecido. Desde então, Guillory dedicou-se à sua série, tendo encerrado os doze volumes de Chu em finais de 2016. Este ano, lancou uma nova série a solo, Farmhand, também pela Image Comics. O décimo volume de Tony Chu: Detective Canibal chama-se Galo de Cabidela e reúne os números #46 a #50 da publicação original.

Sem Título 2
Fonte: G Floy

Absolutamente imperdível, Chu é uma série que se torna cada vez mais viciante à medida que caminhamos para o seu capítulo final. As situações que envolvem as personagens são tão ridículas e tresloucadas que chegamos ao final de cada volume com a sensação que soube, de facto, a pouco. E a série faz-se muito mais que do protagonista, há uma quantidade de personagens incríveis que tornam Tony Chu o menos relevante da trama.

“Que venha o próximo!

Depois das emoções fortes do último volume, é difícil dizer que gostei mais deste. Mas andou lá perto. O ritmo continua incrível e o humor soa genuíno de forma disparatada, sem ser pretensioso. Com dois personagens a conhecerem aqui a sua conclusão, fica a expectativa do que Layman e Guillory nos reservarão para os dois volumes finais de Tony Chu: Detective Canibal.

NÃO LESTE O VOLUME ANTERIOR E TIVESTE A SORTE DE NÃO VER PREVIEWS NEM NOTAS DE IMPRENSA? A PARTIR DAQUI HÁ SPOILERS!!
Sem Título 2
Fonte: G Floy

Neste décimo volume, Tony Chu, o agente federal cibopata capaz de descobrir o que aconteceu com tudo aquilo que come, vê-se a braços com uma situação delicada. A localização do vampiro que matou a sua irmã Antonelle e mutilou os seus colegas é finalmente revelada e Tony não vê a hora de o apanhar, agora que ameaça também a vida da sua filha Olive. Com Olive e Mason Savoy confinados a um hospital, Tony precisa rapidamente do apoio do maior agente secreto algumas vez conhecido: o galo Poyo. Porém, há um probleminha…

Ninguém sabe onde está Poyo. Ninguém excepto… John Colby. Após os eventos do último volume, Colby procura despachar o cadáver do galo, mas assim que se livra dele, as contingências obrigam-no a reencontrar o maldito e lança-se numa corrida contra o tempo para o recuperar, mesmo que seja com um cheiro um bocado esquisito. No fim, e apesar do cheiro, graças aos dotes gastronómicos do irmão de Chu, será apresentado um prato bem apetecível.

Sem Título 2
Fonte: G Floy

Galo de Cabidela apresenta finalmente o confronto entre Tony Chu e o seu arqui-inimigo, mas também dá tempo de antena a várias personagens capitais da trama, como Amelia, Olive, Savoy, Valenzano e principalmente Poyo. Continua também a destacar Colby, que neste volume encontra o seu chefe / amante, Mike Applebee, transformado numa espécie de centauro. E tem ainda a participação especial do Dr. Shepherd da Anatomia de Grey.

Um álbum muito fluído e com acontecimentos imperdíveis, em que nem o Diabo está seguro, a décima entrega de Tony Chu: Detective Canibal é uma BD pouco desafiante a nível de conteúdo mas que oferece excelente momentos de humor e ação, para além de que é muito fluída e lê-se rapidamente. A narrativa é original e brinca com as mais variadas situações. Que venha o próximo!

Avaliação: 9/10

Tony Chu: Detective Canibal (G Floy Studio Portugal):

#1 Ao Gosto do Freguês

#2 Sabor Internacional

#3 Enfarda Brutos

#4 Sopa de Letras

#5 Fome de Vencer

#6 Bolos Janados

#7 Maçãs Podres

#8 Receitas de Família

#9 Granda Frango

#10 Galo de Cabidela

#11 Últimas Ceias

#12 Maus Vinhos

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close