Estive a Ler: Abandonado, Harrow County #5


HHHHHHester.

O TEXTO SEGUINTE ABORDA O LIVRO “ABANDONADO”, QUINTO VOLUME DA SÉRIE HARROW COUNTY (FORMATO BD)

Quem é, afinal, o Abandonado? Harrow County chega ao quinto volume no nosso país. Se estavam previstos inicialmente seis, o sucesso desta série gráfica da Image Comics fez os responsáveis prolongarem a publicação para oito volumes. O comic é distribuído em Portugal pela G Floy Studio, na senda de vários sucessos da Image por parte da editora. Abandonado colige os números #17 a #20 da edição original, com argumento de Cullen Bunn, arte de Tyler Crook e a participação especial de Carla Speed McNeil nos primeiros números da publicação.

Cullen é bem conhecido pelas histórias que escreveu para a Marvel, em particular Deadpool, tendo vencido já um Eisner por Harrow County. Crook trabalhou durante anos na indústria de videojogos, até ao lançamento, em 2011, de Petrograd, uma novela gráfica escrita por Phillip Gelatt, que marcou a sua estreia na BD. Crook venceu também um Russ Manning Award, um prémio atribuído durante os Eisners e que premeia o trabalho de um estreante no mundo da BD.

Imagem relacionada
Fonte: bouwkunst.archidev.info

Uma criatura gigantesca de contornos taurinos e quatro olhos vive no bosque de Harrow County com o passatempo pouco ortodoxo de devorar pessoas. Mas há nele uma dor palpável e um passado que Emmy, a menina especial que se mantém sempre atenta ao que se passa em Harrow County, irá descobrir a pouco a pouco. O Abandonado tem uma história, e não é propriamente uma história para adormecer crianças.

“Harrow County é o exemplo perfeito que uma série que precisa de se estranhar para se entranhar em doses semelhantes.

Com a chegada de caçadores, a criatura verá a sua tranquilidade ameaçada e a sua raiva irá despertar, sem olhar a quem. Mas isso também permitirá a Emmy destrinçar os seus segredos. Numa outra perspetiva há o menino Luke, também ele abandonado, mas pelos tios que foram vítimas do horror do bosque. Que armas bizarras poderá Emmy utilizar para mitigar tanta dor?

Sem Título 2
Fonte: G Floy

Inquietante, este quinto volume de Harrow County pode ter sido dos poucos que me agradou até ao momento, mas realmente fê-lo com convicção. Abandonado oferece mais um capítulo rocambolesco da história de Harrow County e das suas bizarrices. Como referi em anteriores recensões, não me agrada que em cada livro tenha uma ou mais histórias, sem um plot central que prenda o leitor a continuar a leitura.

Já havia realçado anteriormente que não sou fã da arte de Carla Speed McNeil, mas senti que neste volume a sua arte até casou melhor com a narrativa do que propriamente a de Tyler Crook. Sinto-me um pouco dividido no que hei de achar desta arte. É cativante sobretudo pelas cores, tem traços que acho geniais e mesmo como um todo acho um produto chamativo, mas há qualquer coisa em certos pormenores deste trabalho gráfico, nomeadamente nos traços das personagens, que não me agrada.

Sem Título 2
Fonte: G Floy

Mesmo assim, este parece-me ter sido o capítulo mais bem conseguido até ao momento. A narrativa de Bunn não consegue ser arrepiante, mas é sui generis que baste para ganhar o meu apreço. Depois de um princípio algo morno, concentrado na história de um monstro que realmente vale o nome que tem – pode ter sido das melhores criações de Bunn que já lhe conheci – o regresso ao presente e os trabalhos de Emmy são horror bizarro de dar gosto de ler.

Abandonado vem na sequência dos anteriores volumes, repletos de excelentes apontamentos e bónus gráficos, a par de uma narrativa episódica que consegue sempre ser cativante. Mas há uma estranheza na composição, dos pedaços de folclore que Bunn tão bem aproveita à estética distorcida de Crook, que exige uma entrega total aos livros para a absorver. Harrow County é o exemplo perfeito que uma série que precisa de se estranhar para se entranhar em doses semelhantes.

Avaliação: 7/10

Harrow County (G Floy Studio Portugal):

#1 Assombrações Sem Fim

#2 Duas Vezes Contado

#3 A Encantadora de Serpentes

#4 Laços de Família

#5 Abandonado

#6 Magia de Raízes

#7 As Trevas Aproximam-se

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close