Estive a Ler: Um Trono Negro, Três Coroas Negras #2


A boca de Natalia curva-se nos cantos. Pretendentes. Apenas um pedira para cortejar Katharine. O rapaz de cabelo louro, Nicolas Martel.

O TEXTO SEGUINTE ABORDA O LIVRO “UM TRONO NEGRO”, SEGUNDO VOLUME DA SÉRIE TRÊS COROAS NEGRAS

Kendare Blake é uma autora natural da Coreia do Sul que cresceu nos EUA. Tem um mestrado em Escrita, pela Middlesex University de Londres e vive atualmente em Kent, no Washington. Com Anna Dressed in Blood, o seu romance de estreia, Kendare acumulou vários prémios e nomeações. Três Coroas Negras, best-seller do New York Times, é o seu livro mais conhecido e com o qual foi aclamada pela crítica.

One Dark Throne é o segundo volume da saga de fantasia YA que começou com Três Coroas Negras, traduzido em português como Um Trono Negro. A tetralogia continua a ser publicada pela Porto Editora e traduzida por Alexandra Guimarães, desta feita numa edição de janeiro com um total de 368 páginas. O terceiro volume é esperado pelos fãs portugueses, lançado nos states em setembro do ano passado.

Resultado de imagem para game of thrones gif
Fonte: https://giphy.com/gifs/game-of-thrones-got-jon-snow-2L3eveDEgjNFC

Katharine, Arsinoe e Mirabella são as protagonistas deste livro, cada uma com o seu respetivo capítulo de ponto de vista. Elas foram premiadas com uma dádiva, mas também com a certeza de que apenas uma sobreviverá após o famoso baile de Beltane que festeja os seus dezasseis anos. A saga Três Coroas Negras apresenta-nos um mundo que, de tempos a tempos, vê três irmãs gémeas combaterem até à morte para que uma se torne a rainha de Fennbirn. 

“Um Trono Negro vem na senda de Três Coroas Negras e proporciona alguns elementos interessantes, um entretenimento certamente muito agradável para o público jovem a que se destina.

Isto parece um plot interessante, mas fica por aí. As três herdeiras da coroa foram separadas aos seis anos e treinadas no isolamento, tendo em vista despertar os seus dons. Desde essa idade, nunca mais possuíram contacto umas com as outras mas sabem que, para viverem, as suas irmãs terão de morrer. Para isso, treinam os seus dons até à exaustão. Mas eis que… ups, a partir daqui há SPOILERS do primeiro volume. Depois não digam que eu não avisei.

Sem Título
Fonte: https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/um-trono-negro/21571907

É que supostamente Katharine é a irmã envenenadora, Arsinoe a irmã naturalista e Mirabella a irmã elementar. O problema é que no final de Três Coroas Negras descobrimos que Arsinoe não está a demorar a saber lidar com o seu dom, ela simplesmente não o tem. Arsinoe tem o dom, isso sim, do envenenamento, assim como a sua irmã Katharine. Para piorar a situação, o interesse amoroso da sua melhor amiga Jules, Joseph Sandrin, parece ter ficado bastante mexido com a sua irmã Mirabella, depois de um encontro peculiar.

Jules, diminutivo de Juillenne Milone, é a naturalista mais poderosa da ilha de Wolf Spring, filha de Madrigal. Forjou uma ligação com um puma de nome Camden, que a acompanha para todo o lado, e tenta ajudar Arsinoe a despertar a sua dádiva. Após a descoberta do último volume, forjam uma armadilha para que as suas irmãs acreditem que controla um urso, que batizam de Braddock.

Imagem relacionada
Fonte: https://www.theredheadsdiaries.it/outlander-billy-boyd-e-entrato-nel-cast-della-quarta-stagione/

Mas as reviravoltas acontecem e voltam a acontecer e duas das irmãs acabam por se unir para enfrentar a outra, que se revela a mais ardilosa, mas também a menos escrupulosa. Apesar de haver várias reviravoltas, apesar de ter terminado o primeiro volume com alguma expectativa, nomeadamente no que aconteceria com as irmãs e com a cena “Mindinho empurra Lysa Arryn no Portão da Lua” protagonizada por Pietyr, este segundo volume veio confirmar as minhas piores impressões.

“A saga Três Coroas Negras apresenta-nos um mundo que, de tempos a tempos, vê três irmãs gémeas combaterem até à morte para que uma se torne a rainha de Fennbirn.”

As reviravoltas e o ritmo elevado do livro não escondem um enredo que prometia algo forte e negro e que não é nada mais que um decalque pouco discreto de outros autores. Era para escrever uma versão romantizada de Game of Thrones, mas adapta-se mais dizer que se trata de uma versão infantil de um Marion Zimmer Bradley, com toques de Game of Thrones e semelhanças muitas com a literatura YA que se vai publicando por esse mundo fora.

Isso não lhe rouba todo o mérito. A visão de Kendare Blake tem uma premissa interessante e consegue dar a sua imagem na forma como cozinha todos estes ingredientes. Como já referi na recensão ao primeiro volume, a história agrada-me, muito porque o passado das personagens é rico e as várias subtramas e intrigas são bem amarradas aqui e ali.

Resultado de imagem para lysa arryn gif
Fonte: https://giphy.com/explore/lysa-arryn

Mas a minha avaliação final tem de ser fiel ao que senti durante a leitura, e mesmo não sendo a história dark que prometia, trata-se de uma narrativa que tinha tudo para funcionar. Comigo, pessoalmente, não funcionou, muito porque encontrei em cada diálogo crianças a conversar. Por jovens que sejam as personagens, teriam uma educação, uma maneira de agir em consonância com a experiência que a vida lhes dera. Não encontrei nada disso.

Um Trono Negro vem na senda de Três Coroas Negras e proporciona alguns elementos interessantes, um entretenimento certamente muito agradável para o público jovem a que se destina. Por isso, não estou a dizer que é um mau livro. A literatura YA não deixa de ter qualidade, mas a falta de credibilidade acaba sempre por beliscar as minhas avaliações. E não consigo gostar de um livro em que todas as personagens falam como adolescentes quando é o destino de um reino que está em jogo.

Avaliação: 3/10

Três Coroas Negras (Porto Editora):

#1 Três Coroas Negras

#2 Um Trono Negro

Imagem de capa: http://lilymeade.com/kendare-blake-one-dark-throne-seattle-epic-reads-meetup/ (Reprodução)

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close