Estive a Ler: Origens Secretas + O Evento, Black Hammer #1 e #2


Cala-te e chega-me aí mais bacon, ou amolgo-te como a lata que és, Walky.

O TEXTO SEGUINTE ABORDA OS LIVROS “ORIGENS SECRETAS” E “O EVENTO”, PRIMEIRO E SEGUNDO VOLUMES DA SÉRIE BLACK HAMMER (FORMATO BD)

Jeff Lemire é um dos mais aclamados argumentistas actuais de comics, mais conhecido entre o público nacional por Descender, publicado pela G Floy Studio, mas também pelo seu trabalho em Velho Logan, editado em terras lusas pela Goody. É ele o autor de Black Hammer, em colaboração com o artista Dean Ormston, que participou no icónico Sandman de Neil Gaiman, também publicado pela Levoir.

Black Hammer nasceu de uma ideia de Lemire em 2007, mas chegou apenas às mãos dos leitores em 2016, depois de Ormston superar um problema de saúde. A Levoir vem publicar esta série em 2019, num total de 13 números, que conta também com um número anual e vários spin-offs. Ganhou o Prémio Eisner para Melhor Nova Série em 2017 e foi nomeado para a melhor série em 2018.

Sem Título
Fonte: Levoir

Adorei estes dois volume de Black Hammer. Já era fã de Jeff Lemire de Descender e tenho que confessar que foi apenas o nome dele que me levou a ler estes álbuns. Não me arrependi. Lemire sabe como ninguém explorar situações mais corriqueiras e até clichés no mundo da banda-desenhada e desconstruí-las com uma grande caracterização de personagens e um talento enorme em desenvolvê-las e explorar as suas capacidades. Black Hammer é um exemplo claro disso.

“Black Hammer é mais uma série incrível, pelas mãos daquele que é já um dos meus autores de eleição na banda-desenhada.

As cores de Dave Stewart são muito boas, nada a dizer, mas a arte de Dean Ormston é qualquer coisa de extraordinário. E quando o argumento e a arte são excelentes em igual medida, não há nada a apontar. Adorei o traço de Ormston, que desconhecia de todo. Num pequeno trecho, quase no final, o segundo álbum teve arte de David Rubín, e as diferenças são substanciais. O potencial de Rubín não chega nem perto do trabalho incrível de Ormston.

Sem Título
Fonte: Levoir

Black Hammer fala de um grupo de super-heróis aposentados. Dez anos atrás, o herói negro Black Hammer e seis companheiros super-heróis salvaram Spiral City de um inimigo chamado Anti-Deus, mas ao fazê-lo ficaram presos em Rockwood, uma cidade intemporal de Twilight Zone. Pior do que isso, pouco depois da sua chegada, Black Hammer morre.

E o que acontece quando o personagem-título está morto desde o princípio? Lemire faz-nos conhecer as personagens remanescentes e explora-as de uma forma simplesmente genial. Os seis super-heróis envelheceram e vivem na quinta Black Hammer com muito pouca esperança de escapar de Rockwood.

Sem Título
Fonte: Levoir

Do desespero à demência, do desprezo à rejeição, Black Hammer trata de questões tão banais e corriqueiras do dia a dia que, ao invés de nos entediar, simplesmente nos cola às páginas, desejosos de saber mais sobre Gail, a sexagenária no corpo de menina, Barbalien, o alienígena que pretende forjar novos elos, Abraham Slam, o herói cósmico que envelheceu e se envolve com a ex-mulher do xerife, Walky, que se tornou um robot doméstico, ou mesmo sobre Lucy, a filha do próprio Black Hammer.

São personagens passíveis de falhas, cansadas, desconexas e perdidas em si mesmas, mais do que presas naquele cativeiro onde acabaram por perder vitalidade e fé, a fé em si mesmos e a fé no que são capazes de fazer no futuro. Entregues aos seus dramas pessoais e problemas internos. Black Hammer é mais uma série incrível, pelas mãos daquele que é já um dos meus autores de eleição na banda-desenhada.

Avaliação: 9/10

Black Hammer (Levoir):

#1 Origens Secretas

#2 O Evento

2 comentários em “Estive a Ler: Origens Secretas + O Evento, Black Hammer #1 e #2

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close