Estive a Ler: O Novo Caminho + Invasão, Outcast #5


Vamos para casa com o teu papá, Amber. Vamos ficar com ele durante algum tempo.

O TEXTO SEGUINTE ABORDA O ÁLBUM DUPLO “O NOVO CAMINHO + INVASÃO”, QUINTO VOLUME DA SÉRIE OUTCAST (FORMATO BD)

Outcast é uma das séries regulares da Image Comics publicadas no nosso país pela G Floy Studio. Do criador de The Walking Dead Robert Kirkman e do artista Paul Azaceta, também conhecido pelo policial noir Potter’s Field: O Cemitério dos Esquecidos, Outcast conheceu uma adaptação televisiva pela Cinemax que foi cancelada após duas temporadas. A série gráfica Outcast é colorida por Elizabeth Breitweiser, uma das melhores da actualidade, que tem trabalho feito em obras como Velvet ou The Fade Out, ambas publicadas pela G Floy.

Nos EUA, a série será terminada ainda este ano e em Portugal, a G Floy optou por publicar os últimos trades em volumes duplos, pelo que será concluída com o sexto livro em meados de 2020. Com o título O Novo Caminho e Invasão, este volume duplo inclui os números #25 a #36 da série original e oferece um álbum em capa dura com um total de 248 páginas a cores.

Sem Título
Fonte: G Floy Studio

Outcast é aquela série que apresenta alguns altos e baixos de ritmo, mas que consegue prender o leitor quando menos está à espera. Robert Kirkman dispensa apresentações ou adjetivos, ou não fosse ele um dos melhores autores de banda-desenhada, responsável pela revolução da Image Comics e por uma das BDs mais conhecidas da atualidade, The Walking Dead. Outcast não é o seu melhor trabalho, mas o desenvolvimento de personagens que tanto aprecio nele está lá.

“Não sendo das minhas séries preferidas, é uma narrativa que me prende e me dá gosto acompanhar.

De facto, o que começou como uma série gráfica com potencial transformou-se em algo diferente do que eu esperava. Não necessariamente melhor, tampouco pior. Diferente. Outcast não é propriamente uma narrativa linear, mas é consistente e sabe muito bem explorar problemas conjugais, dramas do quotidiano e questões sociais, ainda que a temática das possessões espíritas seja a sua espinha dorsal.

Sem Título
Fonte: G Floy Studio

Neste volume duplo, Kyle Barnes começa a destrinçar as origens do seu talento como “libertador de possessões” que o faz ser chamado de Outcast. O seu maior inimigo parece estar morto, mas as possessões continuam e haverá novos focos de possessão bem perto dos seus familiares. Afinal, os possuídos não passam de receptáculos de algo muito terrível.

Ao longo dos dois trades, vemos Kyle e o Reverendo Anderson a travarem-se de razões, vemos novos aliados a juntarem-se ao protagonista e as forças policiais a serem corrompidas pelas possessões. Rome, na Virgínia Ocidental, está apinhada de pessoas possuídas, e Kyle é o único que pode fazer face a esta misteriosa e inquietante praga, que ameaça os seus ente-queridos mais do que nunca.

Sem Título
Fonte: G Floy Studio

Outcast continua ao rubro, conseguindo manter o ritmo mais elevado do que nos primeiros volumes sem deixar de desenvolver as personagens à sua maneira. Kyle Barnes está longe de ser o meu protagonista preferido, há pouco nele que me interessa enquanto personagem, mas os secundários conseguem suprir essa minha interpretação sobre o livro em relação ao personagem-título. O trabalho de Paul Azaceta também nem sempre me maravilha, mas acaba por casar bem com o argumento.

The New Path e Invasion são os volumes originais desta nova publicação dupla, a penúltima de Outcast. Pessoalmente preferia a edição singular, mas compreendo e respeito a escolha editorial. Por aqui, fica apenas a tristeza por apenas poder pegar no próximo volume de Outcast daqui por um ano. Não sendo das minhas séries preferidas, é uma narrativa que me prende e me dá gosto acompanhar.

Avaliação: 8/10

Outcast (G Floy Studio Portugal):

#1 As Trevas que o Rodeiam

#2 Uma Ruína Sem Fim

#3 Uma Pequena Luz

#4 Sob a Asa do Diabo

#5 O Novo Caminho | Invasão

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close