Estive a Ler: Suicídio Comercial, The Wicked + The Divine #3


Escute o seu amigo. Já lhe tinha explicado, quero apenas prestar a minha homenagem.

O TEXTO SEGUINTE ABORDA O LIVRO “SUICÍDIO COMERCIAL”, TERCEIRO VOLUME DA SÉRIE THE WICKED + THE DIVINE (FORMATO BD)

The Wicked + The Divine ganhou o Prémio de Melhor Comic nos British Comic Awards de 2014 e foi nomeada para três Prémios Eisner em 2015, Melhor Nova Série, Melhor Capa e Melhores Cores, em 2018 para Melhor Série e em 2019 para Melhores Cores. The Wicked + The Divine é uma das mais fascinantes séries independentes dos comics atuais, e uma das mais populares. Criada pelo escritor Kieron Gillen, tornou-se num fenómeno de vendas nos EUA.

No terceiro álbum, Suicídio Comercial, o ilustrador Jamie McKelvie colabora com vários artistas, um para cada capítulo do volume, cada um dos quais se foca numa das divindades do Panteão e revela alguns dos segredos e das motivações por trás das suas personalidades e passados. O estilo de cada artista complementa a divindade que se explora, sendo eles Matthew Wilson, Kate Brown, Tula Lotay, Stephanie Hans, Leila Del Luca e Brandon Graham. Suicídio Comercial inclui os números #12 a #17 da publicação original.

Sem Título
Fonte: G Floy Studio

Uma grande lufada de ar fresco, Suicídio Comercial é mais um álbum delicioso deste The Wicked + The Divine que conhecemos das mãos de Gillen e McKelvie e que apresenta aqui uma nova míriade de artistas que não deixaram os créditos por mãos alheias. A arte é lindísima, tirando um ou outro capítulo que me agradou menos em termos visuais, oferecendo ainda uma palete de cores envolvente e alucinante que casa na perfeição com a proposta.

“Se gostam de caos, conspirações e desordem, The Wicked + The Divine é a vossa série.”

É numa chuva de azuis, prateados e rosas que somos assoberbados pelo argumento de Kieron Gillen, uma verdadeira droga alucinógena de deuses transformados em estrelas pop com todas as suas taras, manias e vicissitudes. A trama não avança muito, mas oferece-nos uma perspectiva única e fatal sobre as personagens que moldam a intriga principal.

Sem Título
Fonte: G Floy Studio

A trama parte de uma premissa interessantíssima. A cada noventa anos, doze deuses aceitam reencarnar em forma humana. São carismáticos, amados e odiados. E morrem passados dois anos. Como sempre, isso volta a acontecer. Após os acontecimentos quase cataclísmicos que atingiram os deuses pop no último volume, estes têm de se refugiar nas sombras para evitar que os seus segredos se dispersem pelo mundo.

Porque não é por seres imortal que vais viver para sempre…  este álbum é um prato cheio de explosões, fugas, conspirações e combates, atingindo o seu zénite com a revelação final de quem matou Lúcifer no primeiro volume. Um a um, eles vão caindo, mas será que está alguém por detrás da cortina a manobrar os destinos do Panteão?

Sem Título
Fonte: G Floy Studio

Esta é uma série que me tem cativado cada vez mais e Suicídio Comercial é um exemplo claro do porquê. Ele apresenta uma clara desordem cósmica, uma confusão de personagens a tentar agir por si mesmo quando há claramente uma trama sub-reptícia muito maior a girar os destinos de todos. E a pouco e pouco, todas as personagens vêm conseguindo afirmar-se e ter o seu tempo de tela.

Kieron Gillen e Jamie McKelvie têm feito um trabalho bastante constante e competente, e apesar de Suicídio Comercial fazer uma pausa na narrativa que vínhamos a acompanhar e explorar o passado dos deuses, ele oferece também um desenvolvimento de personagens notável, sem quebrar o ritmo que já vínhamos acompanhando. Se gostam de caos, conspirações e desordem, The Wicked + The Divine é a vossa série.

PS: Baphomet manda cumprimentos.

Avaliação: 9/10

The Wicked + The Divine (G Floy Studio Portugal):

#1 O Acto de Fausto

#2 Fandemónio

#3 Suicídio Comercial

#4 Escalada

 

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close