Estive a Ler: Reborn / Renascidos


Não te assustes. Estás só a apagar-te. É assim que tudo termina para qualquer ser vivo.

O TEXTO SEGUINTE ABORDA O PRIMEIRO VOLUME DA SÉRIE REBORN / RENASCIDOS (FORMATO BD)

Mark Millar, o argumentista por trás de sucessos como Kick-Ass ou Serviço Secreto, junta-se ao artista Greg Capullo, célebre pelo seu Batman, numa aventura de proporções épicas. A G Floy Studio Portugal publica em capa dura e a cores os seis números até agora publicados de Reborn / Renascidos, graphic novel que está neste momento em adaptação para filme, com a atriz Sandra Bullock e o realizador Chris McKay (The Lego Movie) como produtores executivos. O filme tem estreia marcada para finais de 2019 ou inícios de 2020, e será um dos primeiros a adaptar uma história de Mark Millar para a Netflix.

O trabalho de Miller inclui, para além dos seus inúmeros volumes a solo, colaborações com a DC Comics (Super-Homem: Herança Vermelha) e com a Marvel (Velho Logan, Guerra Civil, Os Supremos). Greg Capullo destacou-se durante cinco anos à frente da revista Batman e como criador de The Creech, um comic de terror, para além de também ter produzido visuais para o jogo World of Warcraft. Em Reborn, Capullo traz os seus colaboradores habituais, Jonathan Glapion na arte-final e FCO Plascencia nas cores.

Sem Título
Fonte: G Floy Studio

Mark Millar tem vindo a surpreender-me bastante com as suas obras. Para além de uma imaginação prolífica, o autor escocês consegue catapultar para a sua obra elementos já explorados sem deixar de os saber desenvolver e apresentar de uma forma original. E os seus diálogos são completamente deliciosos. Reborn cativou-me tanto quanto Kick-Ass, Imperatriz ou O Legado de Júpiter e apesar de não me ter apaixonado tanto como Starlight, não é mentira que ler BDs deste autor se transformou quase em compulsão.

Nesta BD já publicada em terras americanas entre os finais de 2016 e meados de 2017, Millar volta a mostrar que velhos são os trapos. Se em Starlight ele explora o idoso que ainda pode salvar um planeta, aqui ele mostra que mil aventuras podem esperar uma velhinha no post mortem. Com o traço bem vigoroso e carismático de Greg Capullo a acompanhar, Reborn é uma leitura mais do que recomendada.

Sem Título
Fonte: G Floy Studio

A BD explora a seguinte questão: para onde vamos quando morremos? Bonnie Black é uma senhora doente, que espera pelo seu fim num quarto de hospital, bem perdida e desesperada com o desconhecido que é a morte. Acaba por transpor o portal da vida e, quando abre os olhos, está num mundo bem diferente do seu. A vida depois da morte é um mundo de fantasia singular, em que metade se assemelha a um mundo de contos de fadas, e a outra metade a um mundo de demónios.

Os dois povos estão em guerra e de maneira singular são caracterizados por aquilo que fizeram em vida. Um gato capado transformou-se num general vingativo, o cãozinho de estimação num enorme e corajoso cão de batalha. Bonnie vê-se num corpo de vinte anos e descobre que há muito que a esperam para fazer dela rainha, mas a “jovem” reencontra o seu pai e só tem uma ideia em mente. Se todos os que lhe morreram ali estão, onde está o seu marido?

Sem Título
Fonte: G Floy Studio

Bonnie procrastina na ideia de rebelião, guerra e coroas, empenhada em encontrar o esposo, que foi assassinado há mais de uma década. Mas esses dois objetivos acabam por confluir e a conclusão é surpreendente. Mark Millar utiliza cenários bem familiares aos adeptos de RPG e fantasia clássica para chamar o leitor, mas sabe ser divertido e único na forma como desenvolve a trama.

Reborn / Renascidos oferece uma visão bem peculiar sobre a vida após a morte, falando sobre valores, família e a eterna luta do bem contra o mal sem cair em clichés insossos. Mark Millar e Greg Capullo construíram uma narrativa pouco inventiva mas de todo o modo particular, com um final que pessoalmente me agradou mais do que tudo o resto. Mais um grande lançamento G Floy.

Avaliação: 7/10

2 comentários em “Estive a Ler: Reborn / Renascidos

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close