Estive a Ler: A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert


Toda a cidade de Nova Iorque se apaixonava pelo meu livro; fora publicado há duas semanas e já prometia ser o livro mais vendido do ano no continente americano. Toda a gente queria saber o que acontecera em Aurora em 1975.

O TEXTO SEGUINTE ABORDA O LIVRO A VERDADE SOBRE O CASO HARRY QUEBERT

Jöel Dicker nasceu em Genebra em 1985 e apesar da nacionalidade suiça foi a literatura francesa que sempre o empolgou. Com apenas 28 anos, o seu segundo romance publicado, La Verité sur l’Affaire Harry Quebert, catapultou-o para as bocas do mundo. O best-seller publicado originalmente em França e Suiça deu-lhe vários prémios, como o Prix de la Vocation Bleustein-Blanchet, o Grande Prémio do Romance da Academia Francesa, o Prémio Goncourt des Lycéens e o prémio da revista Lire para Melhor Romance em Língua Francesa.

Vários realizadores disputaram os direitos do livro para uma adaptação cinematográfica, como Steven Spielberg ou Luc Besson, mas viria a ser Jean-Jacques Annaud, conhecido por filmes como O Nome da Rosa ou Sete Anos no Tibete, a adaptar o livro para uma série de televisão, estrelada por nomes como Patrick Dempsey, conhecido pelos seus papéis de galã. Em Portugal, coube-me pegar na edição deste ano da Alfaguara, com um total de 664 páginas e tradução de Isabel St. Aubyn.

Imagem relacionada
Fonte: https://giphy.com/explore/the-truth-about-the-harry-quebert-affair

Conheci o trabalho de Jöel Dicker através da adaptação televisiva de A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert, mas confesso que, por uma questão de oportunidade, acabei por não ver mais de dois episódios, e o que acompanhei foi muito na diagonal. Ao ler sobre o escritor houve, porém, dois factos que me saltaram logo à vista. O primeiro, Jöel ter exatamente a minha idade e ter nascido um mês antes de mim, o segundo, ter escrito um best-seller desta dimensão com apenas 25 anos, o que lhe granjeou um sucesso tremendo um pouco por todo o mundo.

“A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert faz jus a todo o sucesso que obteve e deixou-me absolutamente em pulgas para ler mais thrillers de igual calibre.

Como fã de thrillers e policiais, A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert estava então na minha lista de leituras em fila desde dezembro passado e, como todos os livros que leio fora de parcerias, teve de esperar pela sua vez. As expectativas baixaram um pouco a partir do momento em li críticas menos positivas em alguns blogues nacionais. Mas, que nada, não podia ter sido mais enganado. Este livro é um thriller dos bons!

Sem Título
Fonte: https://www.wook.pt/livro/a-verdade-sobre-o-caso-harry-quebert-joel-dicker/17001740

O livro peca apenas por apresentar uma escrita demasiado simples, mas isso também ajuda a que seja fluída. O autor oferece história, não sendo propriamente um jardineiro literário que goste de trabalhar a sua arte. A narrativa compensa francamente. A leitura é viciante. Posso dizer que precisei apenas de três noites para ler este livro e só queria que ele não acabasse ali.

Ao dizer isto, posso fazer parecer que se trata de um livro simples. Não o é. Existe uma movimentação de câmara muito interessante por parte do autor, que acaba por apresentar várias perspectivas e também pôr a debate vários temas. Temos como pano de fundo a eleição de Barack Obama em 2008, na época em que acontece a história “actual” do livro, e é Marcus Goldman o nosso protagonista.

Sem Título
Fonte: https://www.msn.com/pt-pt/entretenimento/cinema/a-verdade-sobre-o-caso-harry-quebert-tudo-o-que-precisas-de-saber-sobre-a-nova-s%C3%A9rie-da-amc/ar-BBQnodX

É através deste escritor com um bloqueio criativo que Joël Dicker oferece aos leitores uma panorâmica sobre o processo da edição de livros, os frutos do sucesso e a necessidade de cumprir prazos por parte de autores e editoras. É uma visão muito americanizada do processo, mas ainda assim interessante de se perceber. Neste policial temos o mundo dos livros e dos escritores como um dos seus eixos centrais e um dos ingredientes por que gostei tanto dele.

Mas A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert não se centra nisto. Este jovem Marcus Goldman, frequentemente acossado por uma mãe possessiva que lhe pretende arranjar uma companheira à força, vive em Nova Iorque com um problema em mãos. O seu primeiro romance foi um enorme sucesso de vendas, mas como não conseguiu escrever mais nada, as pessoas começaram rapidamente a esquecer-se de si. E, se não quer ficar sem contrato, precisa de apresentar trabalho. Rapidamente.

Sem Título
Fonte: https://naaju.com/france/jean-jacques-annaud-the-truth-about-the-harry-quebert-affair-was-to-be-a-movie-tf1/

Em 1975, na pequena localidade de Aurora, Nola Kellergan, uma jovem de apenas quinze anos, desapareceu misteriosamente. Uma senhora alerta a polícia quando vê a jovem a ser perseguida, mas é o cadáver da senhora que encontram. De Nola, não foi encontrado qualquer corpo. Sem suspeitas conclusivas, as autoridades locais resolveram encerrar o caso. Qual é o denominador comum entre esta menina e o auspicioso escritor Marcus Goldman? Harry Quebert.

Em 2008, numa época em que Marcus se encontra desmotivado com o seu bloqueio criativo, decide procurar ajuda em Harry, o seu professor de juventude, o seu amigo mais próximo, a sua maior referência. Popular devido ao romance A Essência do Mal, Harry tornou-se um escritor de sucesso e Marcus guarda preciosamente todos os conselhos que ele lhe deu e que o fizeram tornar-se homem. É precisamente nesta altura que as autoridades descobrem, no jardim do velho Harry Quebert, o cadáver da jovem Nola Kellergan.

Sem Título
Fonte: https://www.magazine-hd.com/apps/wp/caso-harry-quebert-personagens-amc/4/

Harry é acusado da morte de Nola e confessa ter tido um caso com a jovem em 1975, quando ele tinha 34 anos e ela apenas 15, mas jura a Marcus que não foi ele quem a matou. O escritor refugiou-se naquela localidade para se inspirar na escrita, antes mesmo de ser famoso, mas um mal-entendido fez com que toda a povoação o olhasse como uma estrela das artes. E foi ali que ele e Nola se apaixonaram e viveram um bonito amor, até ao dia em que combinaram fugir juntos e ela não mais apareceu. Desde então, Harry esperou-a ali, dia após dia, sem imaginar que ela estaria enterrada no seu próprio jardim. Mas, afinal, o que aconteceu com Nola Kellergan?

É esse o enigma que Jöel Dicker nos convida a desvendar, ao lado do sargento Perry Gahalowood e do escritor Marcus Goldman, que acredita na inocência de Harry até às últimas instâncias. Muitos são os suspeitos, da empregada do bar Jenny Quinn, ao disforme e talentoso Luther Caleb, motorista do homem rico da região, passando pelo próprio pai da jovem Nola, o Reverendo Kellergan. Quem foi, afinal, o responsável por tamanha monstruosidade?

Sem Título
Fonte: http://www.amctv.pt/blog/o-que-diz-a-critica-sobre-a-verdade-sobre-ocaso-harry-quebert

A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert é um livro envolvente e fluído, que apresenta uma visão de certo modo decrescente. Parte do momento presente de 2008 até chegar mais particularmente aos acontecimentos factuais de 1975, sempre oscilando entre a visão de Marcus, aquilo que ele imagina que aconteceu e aquilo que foi escrito por Harry em As Origens do Mal, o livro que supostamente escrevera para Nola Kellergan, a jovem assassinada.

Encontrei várias semelhanças entre este este livro e O Homem de Giz de C. J. Tudor (2018), que já havia criticado duramente pela cópia qualitativamente inferior que a autora fez a Stephen King. Vejo que não foi só King que a autora plagiou com desmérito, o que me deixa perplexo. Não obstante, A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert faz jus a todo o sucesso que obteve e deixou-me absolutamente em pulgas para ler mais thrillers de igual calibre.

Avaliação: 9/10

Imagem de capa: https://muzika.sapo.cv/tv/atualidade-tv/artigos/de-anatomia-de-grey-a-a-verdade-sobre-o-caso-harry-quebert-patrick-dempsey-protagoniza-nova-serie (Reprodução)

3 comentários em “Estive a Ler: A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close