Estive a Ler: A Casa de Grace Field, The Promised Neverland #1


Vão chegar atrasados ao pequeno-almoço! Toca a acordar!

O TEXTO SEGUINTE ABORDA O LIVRO “A CASA DE GRACE FIELD”, PRIMEIRO VOLUME DA SÉRIE THE PROMISED NEVERLAND (FORMATO MANGÁ)

The Promised Neverland é uma série de mangá escrita por Kaiu Shirai e ilustrada por Posuka Demizu. Iniciada no verão de 2016 através da revista Weekly Shonen Jump da editora Shueisha, a publicação dos vários sketches foram posteriormente reunidos em números maiores, que alcançaram grande sucesso. Em janeiro de 2019, as impressões dos primeiros 12 livros da série alcançaram o total a nível mundial de 8,8 milhões de exemplares.

O mangá de The Promised Neverland foi adaptado a anime (série de animação televisiva) com a primeira temporada a ter sido exibida no Japão no primeiro trimestre deste ano, e a segunda a ser planeada para 2020. Em Portugal, a série começou a ser publicada este ano pela Devir, com o primeiro volume a coligir os oito números inaugurais da série, e o título A Casa de Grace Field.

Sem Título
Fonte: Devir

A Casa de Grace Field é um grande orfanato no meio da floresta em que uma senhora amável que todos tratam apenas por “mãe” cuida de cerca de quarenta crianças. Pouco sabem sobre o Mundo Exterior, apenas que pode esconder grandes perigos e para os quais estão ali protegidos. Quando completam 12 anos, as crianças são levadas a pais adoptivos que prosseguem na sua educação. Ou… assim pensavam eles.

“Gostei imenso do desenho do Posuka Demizu e a premissa parece-me bem construída em texto até ao momento.

A história passa-se no ano de 2045. Norman, Emma e Ray são três crianças que se destacam pela sua inteligência. São os melhores alunos do orfanato, o que lhes confere também melhores projecções de futuro. Um dia porém, quando uma das meninas que é levada para conhecer os pais adoptivos deixa para trás o seu boneco de peluche, Norman e Emma correm para lho devolver e fazem… uma descoberta assombrosa.

Sem Título
Fonte: Devir

É que a menina foi morta e a sua amável “mãe”, cujo verdadeiro nome é Isabella, não é mais do que uma funcionária de uma organização terrível de demónios. Na verdade, aquelas crianças são utilizadas como gado, uma vez que os monstros se alimentam dos seus cérebros. Daí que as suas atividades lúdicas sejam estimuladas, e daí que os três meninos mais inteligentes possam não ter de esperar pelos 12 anos para lhes serem entregues.

A partir daqui começa uma história do rato e do rato, em que Norman, Emma e Ray começam a engendrar um plano para se escapar da quinta, o que não se revela fácil porque Isabella os “armadilhou” com dispositivos para saber se algum lhe tenta fugir. Começa uma luta contra o tempo em que a inteligência será determinante para o destino de todas as crianças.

Sem Título
Fonte: https://yakusokunoneverland.fandom.com/wiki/Conny

Aparentemente, é uma história algo infantil, ou não estivéssemos a falar de crianças e de um orfanato, mas não se deixem enganar pelas aparências. O mangá acaba por ter nuances bem perversas e cenas mais violentas, apesar de pouco ainda se ter desenvolvido neste primeiro volume. Achei que as crianças tinham uma mente demasiado avançada para a idade e conhecimentos sobre o certo e o errado da sua posição, mas talvez seja justificado pela educação que tiveram.

Gostei imenso do desenho do Posuka Demizu e a premissa parece-me bem construída em texto até ao momento. Apesar de ter ficado muito curioso para a continuação, não sei se seguirei a série toda, até porque é bastante longa e não me parece aliciante o bastante para lhe ser fiel, mas fica aqui o apontamento de um mangá de qualidade que com certeza recomendarei.

Avaliação: 8/10

The Promised Neverland (Devir):

#1 A Casa de Grace Field

#2 Controlo

#3 Destruição

#4 Quero Viver

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close