Estive a Ler: Aprendiz + Mestre, Mago #1 e #2


O cozinheiro Megar não o atormentaria acerca do tempo que demorara desde que a saca chegasse praticamente cheia. Repousando encostado a um enorme rochedo, não demorou muito para que Pug dormitasse sob o calor do sol.

O TEXTO SEGUINTE ABORDA OS LIVROS “APRENDIZ” E “MESTRE”, PRIMEIRO E SEGUNDO VOLUMES DA SAGA MAGO

Raymond E. Feist é um dos nomes mais importantes de todos os tempos no que diz respeito à literatura fantástica. Nasceu no Sul da Califórnia e vive em San Diego. Estudou na Universidade de San Diego, onde se licenciou em Ciencias da Comunicação em 1977. Tendo sido traduzido em mais de 23 países, Mago é a sua primeira obra-prima e a base para toda a sua vasta obra, que atinge constantemente as listas de bestsellers do New York Times e Times of London.

Quando não está a escrever, Raymond é um coleccionador de DVDs, estudioso da história do futebol, fã de ilustração e um grande apreciador de bons vinhos. A sua macrossaga passa-se no mundo de Midkemia e criou um jogo de RPG como base para toda a sua narrativa. Em Portugal, já foram publicadas as sagas Mago, Saga do Império e Os Filhos de Krondor pela Coleção Bang! da Saída de Emergência. Aprendiz e Mestre foram os primeiros livros da série Mago, ambos com um total de 464 páginas e tradução de Cristina Correia.

Sem Título
Fonte: https://bookidote.com/2017/12/29/magician-apprentice-by-raymond-e-feist/

Quando me decidi a ler fantasias publicadas em Portugal com uma avaliação mais baixa e que, numa primeira análise, não me pareciam tão interessantes, as séries de Raymond E. Feist apareceram-me na ideia, até porque muito ouvi dizer que a narrativa ia gradativamente melhorando. Em boa verdade, o que li destes dois livros não fugiu muito ao que eu esperava deles. Não lhes posso dar um sinal +, mas com certeza que eles têm vindo a crescer em qualidade.

A escrita de Raymond E. Feist não me enche o olho mas não é, nem de perto, um ponto que o comprometa. A história em si foi aquilo que não me agradou, não tanto pela incompetência do autor (o livro foi escrito nos anos 80, imagino que naquela época a fantasia não estava tão prenhe de autores com as mesmas ideias) mas por me parecer mais uma variação muito similar ao mundo de J. R. R. Tolkien.

Sem Título
Fonte: http://www.saidadeemergencia.com/produto/litfantastica-bang/fantasia-o-202346/mago-aprendiz/?UDSID=%A7%A7%A7%A700190727175209004632293760%A7%A7%A7%A7

Encontro aqui muitas coisas que já critiquei em narrativas como as Crónicas de Shannara ou A Roda do Tempo, o decalque visível de várias personagens e arcos de história de O Senhor dos Anéis e O Hobbit, e sinceramente tenho que dizer que estou farto de ler esta mesma história com cunhos diversos. Aqui o problema reside muito em ser um produto que vende, mais que outras ideias originais.

Se me abstrair às inevitáveis comparações, porque é mais fácil encontrar personagens que não tenham saído do imaginário de Tolkien que o inverso, posso dizer que a história apresenta um problema resultante de um buraco interdimensional. Este é o único elemento menos tolkieniano mas que, de uma forma ou de outra, promove um combate épico entre os reinos humanos e as criaturas das trevas.

Sem Título
Fonte: http://www.saidadeemergencia.com/produto/litfantastica-bang/fantasia-o-202346/mago-mestre/?UDSID=%A7%A7%A7%A700190727175209004632293760%A7%A7%A7%A7

Tudo acontece no mundo de Midkemia, apresentando-nos Crydee e as suas personagens, onde se destacam os jovens Pug e Tomas, dois garotos que se preparam para passar à idade adulta. No Dia da Escolha, os jovens são alvo de uma selecção por parte de vários mestres, para lhes ser determinado o seu ofício futuro. Pug é um jovem órfão que costumava passar os dias nas cozinhas, e quando pensava que ninguém o escolheria, surge o mago Kulgan e o leva consigo.

Pug torna-se então aprendiz de feiticeiro e as suas expectativas agigantam-se. Mas depressa o seu entusiasmo esmorece, ao perceber que não tem qualquer talento para a coisa. Por esses dias, um barco nunca antes visto é avistado e a ideia de que o reino pode estar a ser atacado por uma força de outro mundo, leva o Duque Borric de Crydee a uma viagem à capital. Acompanham-no Pug e Tomas, sem imaginarem que toda a sua vida levará ali uma grande volta na luta contra os tsurani.

Por curiosidade, Aprendiz e Mestre foram publicados como um único volume em 1982, mas devido ao excesso de páginas teve várias passagens cortadas, numa fase inicial. Em 1986 foi publicado pela primeira vez como dois volumes isolados, versão que hoje vigora e que a Saída de Emergência nos apresenta.

Sem Título
Fonte: https://serialcookies.com.br/resenha-mago-livro-um-aprendiz/

Como veterano em leituras de fantasia, estes dois livros foram uma leitura rápida e não necessariamente desagradável, mas muito fracos em comparação com que tem sido publicado por aí. Ainda assim, para leitores mais inexperientes, a saga Mago parece-me uma excelente porta de entrada, até porque tem aventura, cenas de batalha e confrontos muito interessentes para quem não esteja já cansado de ler o mesmo.

Por aqui, vou continuar a ler a saga, como me comprometi. Raymond E. Feist tem algumas qualidades que anotei, como a escrita competente, não demasiado corrida mas também sem a destreza de outros, um ritmo muito bom e personagens que, a pouco e pouco, se revelam mais interessantes, apesar de serem grotescamente arquetípicas para o que a fantasia nos tem apresentado.

Avaliação: 4/10

Saga Mago (Saída de Emergência):

#1 Aprendiz

#2 Mestre

#3 Espinho de Prata

#4 As Trevas de Sethanon

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close