Fala-se de: It Capítulo 2


Após o sucesso do longa-metragem de 2017, It regressa aos cinemas para uma sequência com um maior orçamento e a inclusão de nomes sonantes como James McAvoy ou Jessica Chastain. Realizado por Andy Muschietti e com guião de Gary Dauberman, It Capítulo 2 foi produzido pela New Line Cinema, Vertigo Entertainment, Rideback e KatzSmith Productions e distribuído pela Warner Bros. Pictures. Os dois filmes são a nova reprodução para os ecrãs do livro de terror homónimo de Stephen King de 1986, que conhecera já em 1990 uma famosa mini-série protagonizada por Tim Curry.

O livro foi publicado em Portugal apenas o ano passado, pela Bertrand Editora, e tornou-se facilmente a minha leitura de eleição de 2018. Ainda não tinha visto o primeiro capítulo desta versão cinematográfica e não perdi tempo. Se achei o filme de 2017 bem envolvente e sem dúvida faz justiça ao livro, esta segunda metade foi igualmente boa, mas não deixa de ter ficado aquém da obra e do que podia ter sido. Penso que a minha avaliação ao filme fala por si.

Resultado de imagem para it chapter 2 gif
Fonte: https://geekisphere.com/2018/06/25/official-production-of-it-chapter-2-begins/

Vinte e sete anos depois do grupo de crianças ter derrotado o palhaço Pennywise, ele volta a aterrorizar a cidade de Derry. Mas agora todos eles são adultos, e há muito tempo seguiram caminhos separados, esquecendo-se de tudo o que aconteceu na cidade. No entanto, as crianças começaram novamente a desaparecer e Mike, o único elemento do grupo a permanecer em Derry, chama os amigos, como haviam combinado através de um pacto de sangue. Mas nem todos poderão regressar.

O filme de 02 horas e 50 minutos consegue muito bem aproveitar o entrosamento e a química entre os atores do primeiro capítulo, aludindo ao saudosimo, às dificuldades em desprender, ao que significa crescer. As cenas flashback, que normalmente funcionam como bolhas pouco apelativas no discorrer de um filme, funcionam aqui muito bem, graças às interpretações convincentes dos jovens Jaeden Lieberher, Sophia Lillis, Jeremy Ray Taylor, Finn Wolfhard, Chosen Jacobs, Jack Dylan Grazer e Wyatt Oleff. Bill Skarsgård continua a ser um espectáculo à parte como o terrível Pennywise.

Resultado de imagem para it chapter 2 gif
Fonte: https://editorial.rottentomatoes.com/article/it-chapter-two-trailer-5-freakiest-moments-from-the-scary-af-first-look/

A primeira hora e meia do filme é bastante fiel ao livro e senti-me mergulhado naquela leitura que tanto prazer me deu. Faltaram ali elementos que gostava de ter visto, como um maior desenvolvimento do marido de Beverly (Jessica Chastain), a perseguição dele e da esposa de Bill (McAvoy) ou mesmo um maior destaque a Henry Bowers (Teach Grant), que ainda assim teve cenas excelentes com a versão zombie de It e o ataque a Eddie (James Ransone). O que mais me custou a engolir neste filme foi o desempenho de James McAvoy como Bill. Por mais que tente, não consegui gostar, nem consegui acreditar que era aquela personagem.

Houve adições interessantes à trama, como a do menino do skate ou o parque de diversões, que funcionaram no desenvolvimento da personagem Bill mas que acabaram por alongar em demasiado o filme e não trazer o impacto que prometiam. Já os sentimentos de Beverly para com Bill e Ben (Jay Ryan) pareceram mudar de forma demasiado brusca, coisa que não senti na leitura do livro, mas sabemos que por vezes não é fácil passar para o ecrã aquilo que é maturado numa história escrita.

Resultado de imagem para it chapter 2 gif
Fonte: https://cinematiccorner.blogspot.com/2019/08/5-reasons-im-really-hyped-for-it.html

Os sustos acabaram por não me impressionar. Talvez por serem previsíveis, talvez por serem tantos que perderam o factor surpresa. Acabei por achar It Capítulo 2 um filme emocional, saudosista, enorme no espírito de grupo e na definição de resiliência, repleto de easter-eggs lindos. Gostei que It não se tenha manifestado somente como palhaço, mas também como muitas outras criaturas igualmente, deliciosamente grotescas.

A cabeça aracnídea de Stanley (Wyatt Oleff), o zombie, o leproso, a estátua com o machado e o cãozinho foram excelentes momentos creepy, mas um dos momentos altos do filme para mim foi ver a velhota nua gigante a correr para Beverly, que me fez lembrar os titãs do Attack on Titan. A ponta final foi simplificada para ser mais facilmente entendida pelo público, mas continuo a preferir a versão complexa de King, com toda a sua mitologia que por vezes não é para ser compreendida mas aceite, pois faz parte de um imaginário louco tecido pelo autor.

Resultado de imagem para it chapter 2 gif
Fonte: https://editorial.rottentomatoes.com/article/it-chapter-two-trailer-5-freakiest-moments-from-the-scary-af-first-look/

Destaco ainda a interpretação de Bill Hader como Richie Tozer. Bip-bip-Richie é uma das melhores personagens do romance e, apesar da versão cinematográfica ser diferente do livro e muito diferente do que eu imaginava, o humorista norte-americano acabou por ser o melhor intérprete do elenco adulto e cumpriu muito bem a sua parte. Também gostei que adaptassem a morte de Adrian Mellon, mas mais uma vez preferi a versão literária.

It Capítulo 2 foi francamente inferior ao livro, mas acabou por adaptar as minhas partes preferidas do romance (esquecendo outras) e notou-se ser um filme feito por um fã. Muschietti preocupou-se em fazer um filme bom em 2017, agora deixou-se guiar pelo feeling, e ainda bem. Voltaria a assisti-lo hoje mesmo. E, se tudo o resto não for tão bom, há sempre um excelente cameo de Stephen King no filme que só por si vale os 6 euros e meio da bilheteira. Obrigado mestre!

Avaliação: 7/10

Nota: Se quiseres ler a minha opinião aos dois livros de It: A Coisa em português, segue os links (livro 1, livro 2)

Imagem de capa: https://www.imdb.com/title/tt7349950/mediaindex (Reprodução)

Um comentário em “Fala-se de: It Capítulo 2

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close