A Divulgar: Contos do Rei de Amarelo, Lovecraft e um Fim-de-Semana GEEK


É verdade, o MoteLX (Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa) chegou à sua 13.ª edição e está aí, de 10 a 15 de setembro, no Cinema S. Jorge em Lisboa, como habitual. O certame traz vários filmes de horror imperdíveis, uma programação icónica mas o meu destaque de programação vai para as minhas editoras parceiras, a Imaginauta e a Saída de Emergência.

Contos do Rei de Amarelo

Pobres daqueles que caem nas mãos do Deus vivo! Não sobre nós, oh Rei, não sobre nós!

Já a 12 de setembro no MoteLX temos O Quarto Amarelo, uma iniciativa da Imaginauta que visa promover e lançar o seu novo livro Contos do Rei de Amarelo de Robert W. Chambers e Ambrose Bierce. Para além do livro, a editora preparou algumas surpresas para os fãs de terror. Das 19h00 às 21h00 haverá uma instalação interactiva de texto onde poderás viver na pele de alguém que caiu nas mãos do Rei de Amarelo. O jogo foi desenvolvido por Isaque Sanches, João Antunes e Gonçalo Guiomar e inspira-se tanto no Contos do Rei de Amarelo como no conto feminista de terror “O Papel de Parede Amarelo” de Charlotte Perkins Gilman.

Às 21h00, minutos antes do livro ser apresentado podemos ouvir uma audiopeça de terror da autoria do actor André Sobral, com passagens dos Contos do Rei de Amarelo. No lançamento, pelas 21h10, haverá a presença do actor Miguel Borges e do ilustrador João Pinto, responsável pelas ilustrações interiores do livro. O livro estará disponível durante o festival a preço de lançamento (10% de desconto) e após este será enviado para as livrarias generalistas.

O Despertar de Ctulhu por François Baranger

Também a Saída de Emergência irá lançar um livro de terror no MoteLX, na sexta-feira dia 13. O Despertar de Cthulhu é o mais famoso conto de H.P. Lovecraft, agora apresentado numa edição de capa dura ilustrada por François Baranger. Numa das mais famosas histórias da literatura fantástica americana, Cthulhu, o grande ancião que sonha e que espera nas profundezas do abismo do oceano negro, tornar-se-á por si próprio o símbolo de todo o universo criado pelo autor de Providence e ganha vida nestas páginas ilustradas pelo reconhecido ilustrador.

Sem Título

Fascinado desde sempre por esta obra povoada por criaturas que espreitam dos recantos mais sombrios e por Anciães titânicos cujo único olhar é suficiente para nos fazer mergulhar na loucura, François Baranger, ilustrador conhecido mundialmente pelos seus talentos de concept artist para cinema e videojogos, começou a trabalhar na tarefa «ciclópica» de reproduzir em imagem os principais contos de H. P. Lovecraft.

Feira do Livro do Porto

A Feira do Livro do Porto também está aí de 6 a 22 de setembro, com várias editoras e livreiros representados nos Jardins do Palácio de Cristal. Podes encontrar os livros da Divergência na banca Convergência, bem como assistir a várias sessões de autógrafos de autores que pontuam nesta editora e nas áreas de literatura independente. No sábado, dia 14, irá acontecer o “5º Encontro de Influenciadores Literários e Novos Autores”, das 14:00 às 18:30 horas.

Este evento foi organizado por dois jovens Booktubers que se dedicam à produção de vídeos no Youtube sobre livros. O objectivo deste evento é “… celebrar a partilha e a diversidade entre os membros da comunidade literária portuguesa. Para além da visita à Feira do Livro, haverá espaço para convívio, discussões livrólicas, troca de livros e ainda, grandes passatempos e algumas surpresas para quem participa no encontro.” Uma iniciativa de saudar, mas talvez num dia em que a maior parte destes produtores de conteúdo estarão por Lisboa, na ComicCon.

Sem Título

ComicCon Portugal

Pois é, é também este fim-de-semana que ocorre o ComicCon Portugal 2019. De 12 a 15 de setembro, no Passeio Marítimo de Algés, o maior festival de Cultura POP volta a invadir o nosso país. Dia 12 e 13 haverá um grande destaque para as atrizes Itziar Ituño e Esther Acebo (La Casa de Papel), enquanto o dia grande, sábado, terá nomes como Tricia Helfer de Battlestar Gallactica (que também estará no evento a 13), Benedict Wong (Doutor Estranho, Vingadores), Avi Nash (The Walking Dead), Alexander Ludwig (Vikings, The Hunger Games) e Kevin McNally (Piratas das Caraíbas).

No domingo, 15, os holofotes estarão virados para Ludwig e Wong, mas também para o nosso bem conhecido Joaquim de Almeida, Millie Bobbie Brown (Stranger Things) e Anthony Carrigan (Barry). A ComicCon Portugal 2019 trará ainda a Portugal durante estes dias nomes como Ed Brubaker (The Fade Out, Velvet, Criminal), um ícone das comics e os escritores Naomi Novik (Coração Negro) e Simon Scarrow (A Saga da Águia) estes últimos convidados pela Saída de Emergência.

Simon Scarrow – 14 de Setembro às 16h15 no auditório Prime Theatre. Sessão de autógrafos das 17h45 às 18h45.

Naomi Novik – 15 de Setembro às 14h30 no auditório Spotlight.  Sessão de autógrafos das 16h às 17h00.

Vem Aí!

Por motivos vários não conseguirei estar presente em nenhum destes eventos, mas parece-me um fim-de-semana demasiado sobrecarregado para o público nacional, quando há tantas datas e meses sem acontecimentos de destaque. A mim, poderão encontrar-me no Festival Vapor no último fim-de-semana de setembro e no Fórum Fantástico em outubro, mas falarei desses eventos mais adiante. Para todos aqueles que irão esta semana, espero que se divirtam!

Um comentário em “A Divulgar: Contos do Rei de Amarelo, Lovecraft e um Fim-de-Semana GEEK

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close