Estive a Ler: Magia de Raízes, Harrow County #6


Estás a tremer? Estás mesmo a fazer jus ao teu nome, não estás?

O TEXTO SEGUINTE ABORDA O LIVRO “MAGIA DE RAÍZES”, SEXTO VOLUME DA SÉRIE HARROW COUNTY (FORMATO BD)

Harrow County chega ao seu sexto e antepenúltimo volume, intitulado em Portugal Magia de Raízes, em mais uma edição muitíssimo bem cuidada da G Floy Studio. O autor é o norte-americano Cullen Bunn, bem conhecido pelas histórias que escreveu para a Marvel, em particular as suas mini-séries de Deadpool, também publicadas pela G Floy em terras lusitanas. Bunn é também um conhecido romancista de histórias de terror e autor de inúmeras séries de comics independentes.

Tyler Crook trabalhou durante anos na indústria de videojogos, até ao lançamento, em 2011, de Petrograd, uma novela gráfica que marcou a sua estreia na BD. Crook venceu também um Russ Manning Award, prémio atribuído durante os Eisners que premeia o trabalho de um estreante no mundo da BD. Crook foi um dos autores convidados do Festival de BD de Beja deste ano. Magia de Raízes inclui os números 21 a 24 da publicação original.

Sem Título
Fonte: G Floy Studio

Harrow County é uma série que, nem sempre me tendo agradado por aí além, fazendo-me torcer o nariz em vários momentos e a vários níveis, se tornou incontestável na minha lista de leituras de cada vez que sai um novo álbum. Isso diz muito sobre a curiosidade que esta série deixa naqueles que a lêem. O chamariz principal é a arte. Crook tem um talento inquestionável no seu trabalho a aguarela, deixando qualquer um deliciado com os seus pormenores, bem como com as cores que mesclam os negros, os vermelhos e os verdes escuros.

“Depois deste volume, só há uma coisa a dizer: que venha o próximo!

E este trabalho gráfico casa extremamente bem com a história. Cullen Bunn tem uma trave mestra por onde se guiar, mas acaba sempre por andar aqui e ali fugindo tanto à narrativa central como aos clichés do género. Se em alguns momentos a estrutura episódica da série me incomodou, não deixou de me viciar, até porque Bunn sabe extremamente bem como atar todas as pontas, tornando todo o mistério um enigma convincente.

Sem Título
Fonte: G Floy Studio

Magia de Raízes traz uma série de questões e de surpresas relacionadas com Emmy. Quando Priscilla a conduz ao bosque onde estão outros como ela, a rapariga fica realmente despreparada ao perceber que Bernice, a sua melhor amiga, pode estar a conspirar contra si, numa teia bem cosida por entidades que, em algum momento, considerou serem parte da sua família.

Dos acontecimentos em redor das criaturas, aos verdadeiros testes de amizade entre Emmy e Bernice, à morte de uma das personagens e ao mistério sobre quem é o assassino, Magia de Raízes levanta uma pergunta fulcral. Pode Emmy ter negligenciado o seu próprio povo, enquanto tentava resolver ameaças que fugiam ao seu amplexo? O mistério adensa-se.

Sem Título
Fonte: G Floy Studio

Com uma arte incrível e um argumento sólido, Harrow County caminha a passos largos para o fim. A série gráfica é um enigma constante, oscilando entre a beleza visual e a inocência de certas personagens com as ilusões e revelações discretas de monstruosidades. A dúvida entre quem quer o quê, quem são os monstros e quem são os que realmente desejam o melhor para o condado pauta a narrativa, que continua a surpreender pela positiva.

Cullen Bunn e Tyler Crook encaixam na perfeição neste mistério rural em volta de uma comunidade, um estranho conto de fadas southern gothic que tem na imprevisibilidade, na inquietação e no seu dinamismo, não só gráfico como narrativo, alguns dos seus principais ingredientes. Depois deste volume, só há uma coisa a dizer: que venha o próximo!

Avaliação: 8/10

Harrow County (G Floy Studio Portugal):

#1 Assombrações Sem Fim

#2 Duas Vezes Contado

#3 A Encantadora de Serpentes

#4 Laços de Família

#5 Abandonado

#6 Magia de Raízes

#7 As Trevas Aproximam-se

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close