Estive a Ler: N0S4A2 (Nosferatu)


She breathed deeply of the scent of decaying fiction, disintegrating history, and forgotten verse, and she observed for the first time that a room full of books smelled like dessert: a sweet snack made of figs, vanilla, glue, and cleverness.

O TEXTO SEGUINTE ABORDA O LIVRO N0S4A2 (NOSFERATU)

Joe Hill nasceu no Maine, nos Estados Unidos, e tornou-se conhecido por ser filho do aclamado autor Stephen King. Seguiu os passos do progenitor no mundo da literatura de terror e afirmou-se no meio. Joe começou a sua carreira literária com as obras Heart-Shaped Box de 2007 e Horns de 2010, e ficou popularmente conhecido pelo seu trabalho na banda desenhada Locke & Key (2008–2013), obra pelo qual venceu o Eisner Award for Best Writer.

N0S4A2 (que se pronuncia Nosferatu) é o terceiro romance de Joe Hill, publicado em 2013 pela William Morrow and Company. Nesse mesmo ano, foi nomeado para o Bram Stoker Award for Best Novel. N0S4A2 tornou-se uma das obras a integrar o Top 5 da lista dos mais vendidos do New York Times e conheceu em 2019 uma adaptação televisiva pela AMC, protagonizada por Zachary Quinto. A edição original em paperback tem um total de 720 páginas.

Resultado de imagem para nosferatu gif
Fonte: https://giphy.com/explore/nosferatu

E este vai seguramente para o meu TOP 5 de melhores leituras do ano. Vi alguns episódios da série de TV, que achei interessantes que baste para pegar no livro, mas nada que me entusiasmasse a seguir a série mais atentamente. Ao ler o romance, percebi porquê. A ação que permeia a primeira temporada adapta a fase em que, no livro, a protagonista é criança e adolescente, que mais não é que uma apresentação da história, das personagens e daquilo que elas conseguem fazer. É o primeiro terço e, sinceramente, a fase que menos me prendeu, apesar do ritmo ser sempre elevado.

“NOS4A2 é um livro poderoso em emoções

A partir do momento em que a protagonista se torna adulta, o livro ficou muito mais interessante. A progressão temporal que vinha em crescendo estagnou, para nos mostrar o acontecimento chave do livro, e a perseguição / luta contra o tempo que dele decorre. A escrita de Joe Hill não é impressionante mas fluída, segue muito a linha do progenitor (Stephen King) e prende com a mesma facilidade. Já tinha lido Locke & Key do autor e continuo a achá-lo extremamente original e criativo.

Sem Título
Fonte: https://www.harpercollins.com/9780062200587/nos4a2/

O livro centra-se em 3, 4 personagens. A principal é o Nosferatu do título, um vampiro sanguinário que sequestra crianças para, aparentemente, se apoderar da sua juventude. Atraindo-as com canções de natal e a promessa de as levar para um lugar onde tudo é mágico, sem restrições ou maus-tratos, a Christmasland, esta criatura das trevas arrisca-se a transformar o espírito de natal num verdadeiro pesadelo para qualquer criança [ou adulto].

O seu nome é Charles Talent Manx ou, como é mais conhecido, Charlie Manx. Conduz as crianças para um Rolls-Roice Wraith de 1938 muito peculiar, cujos fechos ativam-se e desativam-se sozinhos, viaja sem precisar de mãos humanas ao volante e é impossível para quem viaje no banco de trás chegar à parte da frente, porque ali tudo é mágico e impossível. Com N0S4A2 na matrícula, Wraith é o veículo que transporta as crianças para a Christmasland. Wraith é uma extensão do próprio Nosferatu.

Sem Título
Fonte: https://seriemaniacos.tv/amc-anuncia-data-de-estreia-para-nos4a2-nosferatu-nova-serie-estrelada-por-zachary-quinto/

Mas se Manx leva os meninos numa viagem infinita aos confins da sua imaginação mórbida, não é o único que consegue viajar por estradas ocultas na mente, as paisagens interiores que existem dentro de cada um. Victoria McQueen, ou Vic, é uma menina pouco comum. Desde muito nova, consegue encontrar objetos perdidos com facilidade; basta-lhe pegar na sua bicicleta Raleigh e atravessar uma velha ponte coberta no bosque, que a leva àquilo que procura. A relação conflituosa entre os pais deixou-a rebelde, aliciada pela marginalidade.

Enquanto Manx encontra um acólito em Bing Partridge, uma criança grande que nunca venceu os traumas da infância e obtém uma satisfação mórbida em estuprar as mães das crianças sequestradas, ávido por poder também ele chegar à tão prometida Christmasland, Vic descobre novas particularidades sobre o seu dom. De cada vez que atravessa a ponte, o olho esquerdo começa a latejar e fica muitas vezes doente, mas no momento em que conhece uma bibliotecária chamada Maggie Leigh, percebe que o seu dom pode ser utilizado para um propósito.

Sem Título
Fonte: https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2019/06/03/nos4a2-serie-assustadora-tem-tudo-para-ser-seu-novo-vicio-no-terror.htm

O mal que Charlie Manx representa parece trazer toques de Grinch, de Pennywise, um malvado brincalhão que se delicia com a tentação que representa para cada criança, mas na verdade ele acredita mesmo que o que faz é o melhor para elas. É uma personagem vil que consegue, ainda assim, criar empatia, pela sua calma, pela forma como convence o mundo e as crianças em particular, de que as vai levar para um lugar melhor.

O destino coloca Vic e Charlie no caminho um do outro, um caminho que leva à condição adulta de Vic e ameaça transformar toda a sua vida num pesadelo de desgraças, marginalidade e alucinações. N0S4A2 é um livro poderoso em emoções, que não desilude aqueles que esperam o melhor e qualquer coisa de original de um dos nomes mais sonantes do terror atual.

Avaliação: 9/10

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close