Estive a Ler: Saga #9


Cada minuto que te torturo, é um minuto em que não tenho de pensar no que fizeste ao amor da minha vida.

O TEXTO SEGUINTE ABORDA O NONO VOLUME DE SAGA (FORMATO BD)

Da autoria de Brian K. Vaughan e Fiona Staples, nomeadamente no argumento e ilustração, Saga é um caso sério de sucesso. Venceu já doze Prémios Eisner, entre os quais prémios para Melhor Série em Continuação, Melhor Nova Série, Melhor Argumento e Melhor Arte. Foi também “coroado” com o Prémio Hugo para Melhor História Gráfica e com uns incríveis dezassete Prémios Harvey, que elegem os melhores comics independentes, incluindo Melhor Argumento, Melhor Artista, e Melhor Nova Série.

O volume 9 assinala vários marcos na edição da série: Saga chega à metade da publicação e os autores anunciaram que a série teria mais nove volumes para além deste, num total de dezoito, perfazendo assim a mais longa série que Vaughan já escreveu. Para além disso, os autores anunciaram que iam tirar umas férias e, por isso, o lançamento deste volume marca também o momento em que a edição portuguesa alcança a norte-americana. O nono volume inclui os números #49 a #54 pela G Floy Studio Portugal.

Sem Título
Fonte: G Floy Studio

Um ano depois de ter lido o volume anterior, Saga volta a chegar-me às mãos e a não desiludir. Há todo um trabalho de salutar na composição desta obra, tanto a nível artístico como intelectual. Visualmente, o grafismo, a diagramação e as cores de Saga continuam espetaculares. O desenho é incrível. No que toca ao argumento, há toda uma ironia e inventividade nos diálogos de assinalar. Toda a série prima por ser criativa, irónica, crua e polémica, não só nas suas muitas cenas de sexualidade explícita.

“Hilariante, Saga não desilude e, face aos eventos deste volume, nunca diria que a série chegou apenas à sua metade.

Através de uma análise crítica e olhar pragmático para com o nosso mundo, somos convidados para uma guerra interestelar onde são os dramas domésticos do nosso dia, os preconceitos e problemas do quotidiano, a saltar à tona. Vemos aqui o casamento perfeito entre fantasia e ficção científica, numa história onde se mistura delírio, traição, mortes surpreendentes, obsessão e sexo. É um épico, mas ao mesmo tempo subverte e provoca tudo o que já foi feito de mais clássico neste campo.

Sem Título
Fonte: G Floy Studio

Nesta história que acompanha as lutas diárias de uma família não muito ortodoxa à procura do seu lugar, há lugar para violência, paixão, arrebatamento e até fake news num dos volumes mais violentos da série até hoje. Seguindo Ianthe, Vontade procura obsessivamente encontrar Marko, enquanto este parece mais preocupado com o bem-estar da sua família. Por sua vez, Robot vive uma paixão intensa com a sua nova “amiga”, Petrichor.

Neste nono álbum encontramos ainda a “morsa” Ghüs a trabalhar como baby-sitter das crianças, que não parecem estar a dar-se muito bem. E o que acontece quando perde de vista o pequeno robot? O álbum é digno de vários momentos de destaque, como os encontros entre Vontade, Robot e Marko, com verdades, cobranças, combates e um cliffhanger brutal.

Sem Título
Fonte: G Floy Studio

Hilariante, Saga não desilude e, face aos eventos deste volume, nunca diria que a série chegou apenas à sua metade. É uma jornada que por vezes parece demasiado aleatória, marca um pouco omnipresente no trabalho de Brian K. Vaughan, mas que é aqui incrivelmente bem explorada ao refletir sobre nós mesmos, sempre com o bom humor como tónica central.

A série faz-se muito das jornadas pessoais e coletivas de cada personagem, com vários cruzamentos, encontros e reencontros inusitados, sempre com a genialidade e inventividade de Brian K. Vaughan e a imagem incrível de Fiona Staples. Provavelmente vamos ter de esperar um ano ou mais pelo próximo volume, o que depois deste final podemos qualificar no mínimo como cruel. Não se atenham à capa linda, harmoniosa e familiar. Se o lerem, vão perceber porquê!

Avaliação: 9/10

Saga (G Floy Studio):

#1 Volume 1

#2 Volume 2

#3 Volume 3

#4 Volume 4

#5 Volume 5

#6 Volume 6

#7 Volume 7

#8 Volume 8

#9 Volume 9

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close