Estive a Ler: As Aventuras de Tom Sawyer


Nunca vi um rapaz tão desobediente!

O TEXTO SEGUINTE ABORDA O LIVRO AS AVENTURAS DE TOM SAWYER

Pseudónimo de Samuel Langhorne Clemens, Mark Twain foi um escritor norte-americano nascido em 1835, na Florida. Quando tinha 4 anos a família mudou-se para Hannibal, na margem do Rio Mississípi. Entre 1853 e 1854 viajou pelos diversos estados dos EUA., trabalhando como impressor. Após uma breve viagem ao Brasil, tornou-se piloto fluvial no Mississípi, na época em que adotou o pseudónimo de Mark Twain. Foi jornalista e conquistou a atenção do público com o conto The Celebrated Jumping Frog of Calaveras County. Em 1876 foi publicada a primeira das suas grandes obras, The Adventures of Tom Sawyer, romance baseado nas experiências da adolescência do autor no Rio Mississípi.

A obra-prima da carreira literária de Twain, The Adventures of Huckleberry Finn, foi publicada em 1884. O livro, que à semelhança de As Aventuras de Tom Sawyer parecia um livro para jovens, constituía na realidade uma fábula da América urbana e industrial que na época de Twain ameaçava o sonho de liberdade junto da natureza. Huck representava muitas das aspirações da sociedade americana, com as quais o público facilmente se identificou. Li o primeiro livro do autor sobre a dupla de jovens, As Aventuras de Tom Sawyer, numa edição da editora Fábula de 2017, com tradução de João Reis e um total de 320 páginas.

Resultado de imagem para tom sawyer gif
Fonte: https://gfycat.com/gifs/search/tom+sawyer

Uma leitura pouco empolgante, mas melancólica e que sabe entreter bem o leitor. Apesar da dureza do cenário, afinal retrata o rescaldo da guerra civil e os tempos da escravatura, Mark Twain consegue transmitir uma imagética feliz das memórias da infância, tempos de inocência e traquinice. É um livro destinado porventura a jovens, mas que só pode ser compreendido e apreciado por adultos, uma vez que são eles quem conseguirão entender na perfeição a repercussão de Tom Sawyer como personagem para a evolução da identidade humana, e como livro, para o seu papel na literatura norte-americana.

“Não é uma obra literária de pulso, mas manifesta uma simbologia forte e revela-se como um bom entretenimento.”

Rebelde mas de bom coração, Tom é o pesadelo da sua tia Polly. Vive aventuras incríveis que nos fazem sonhar com a liberdade e o poder da Natureza, levando-nos a refletir sobre ela num momento em que vemos o Homem a destrui-la de forma tão preponderante. Sob a forma de romance juvenil, As Aventuras de Tom Sawyer revela-se facilmente como uma fábula da América industrial. À época de Twain, como agora, a indústria foi a principal ameaça para a natureza e para a liberdade.

Sem Título
Fonte: https://www.wook.pt/livro/as-aventuras-de-tom-sawyer-mark-twain/21023925

Tom Sawyer é um menino órfão, que vive com a sua tia Polly, os primos Sid e Mary em St. Petersburg, no Missouri. Traquinas e corajoso, é pródigo em faltar às aulas, passar os dias nas margens do Mississípi, onde adora pescar, nadar e brincar aos piratas. Junto dos seus amigos Huckeberry Finn e Joe Harper, Tom persegue javalis, brinca aos piratas e está constantemente a pregar partidas, entre outras atividades pouco ortodoxas para os meninos daquela idade.

Une os três amigos uma indelével atração pelo rio e pelo seu espetro de liberdade, que os conduzirá a problemas e a enrascadas que consolidarão os seus laços de fraternidade à medida que descobrem mais sobre o mundo e sobre si mesmos. Na tentativa de agitar a modorra dos seus dias, envolvem-se nas maiores aventuras, que culminam num pacto de sangue firmado para manter em silêncio um crime que testemunharam.

Resultado de imagem para tom sawyer gif
Fonte: https://gfycat.com/hairyvelvetyindusriverdolphin

Tom foi acolhido pela rabugenta Tia Polly e é objeto de antipatia de Sid, o primo, que é em tudo o seu oposto, sendo exageradamente bem-educado e amuado, embirrando com Tom em várias ocasiões. Apesar de não ser o melhor dos alunos, Tom é muito hábil e tem verdadeiro talento para resolver os problemas do quotidiano, como pinturas por exemplo.

Apesar de viver em permanente agitação, ainda tem tempo para se apaixonar por Becky Thatcher, conhecer o perigoso índio Joe, simular a própria morte e procurar um tesouro perdido. As aventuras mirabolantes vividas por Tom e pelos seus companheiros são documentos de um humor e realismo bem acutilantes. Do feitiço do gato morto à alucinante caça ao tesouro, são inúmeras as passagens que revelam uma escrita competente e um retrato fiel dos anos da infância e da adolescência.

Resultado de imagem para tom sawyer gif
Fonte: https://www.tumblr.com/privacy/consent?redirect=https%3A%2F%2Fwww.tumblr.com%2Ftagged%2Fthe%2Badventures%2Bof%2Btom%2Bsawyer

Mas o realce à experiência humana e as situações sui-generis por que passa Tom e os seus amigos fazem de As Aventuras de Tom Sawyer uma obra intemporal, podendo revelar-se atual em qualquer altura. Os barcos a vapor, as grandes rodas laterais, a travessia do Mississípi abundam nos sonhos de criança, levando os leitores mais adultos a comungarem de tais devaneios. Não é uma obra literária de pulso, mas manifesta uma simbologia forte e revela-se como um bom entretenimento.

O romance estabeleceu definitivamente Twain como um dos grandes humoristas da literatura mundial. Depois das aventuras de Tom Sawyer e Huckleberry Finn, foram publicadas obras do autor como A Connecticut Yankee in King Arthur’s Court (1889), The Tragedy of Pudd’nhead Wilson (1894) e Personal Recollections of Joan of Arc (1896). A década de 1890 foi marcada por dificuldades financeiras e nos últimos anos de vida o gosto de Twain pela caricatura burlesca deu lugar a um pessimismo satírico. Twain morreu em Abril de 1910.

Avaliação: 6/10

Imagem de capa: https://www.amazon.com/The-Adventures-of-Tom-Sawyer/dp/B074GFC6FH (Reprodução)

2 comentários em “Estive a Ler: As Aventuras de Tom Sawyer

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close