Estive a Ler: Mãe Terra + Os Porquês e os Portantos, Y: O Último Homem #9 e #10


O meu nome era estúpido. Imagina o que quiseres. Será mais interessante do que a realidade.

O TEXTO SEGUINTE ABORDA OS LIVROS “MÃE TERRA” E “OS PORQUÊS E OS PORTANTOS”, NONO E DÉCIMO VOLUMES DA SÉRIE Y: O ÚLTIMO HOMEM (FORMATO BD)

Escrita por Brian K. Vaughan e desenhada por Pia Guerra, a BD Y: O Último Homem contou com a colaboração de Goran Sudžuka e arte-final de José Marzán Jr. A série conta a história de Yorick Brown, o último homem à face do planeta, e do seu macaco Ampersand, os últimos sobreviventes masculinos de uma praga calamitosa que vitimou todos os portadores do cromossoma Y no nosso planeta. Yorick persegue a noiva, desaparecida do outro lado do planeta, enquanto procura respostas para a sua sobrevivência.

Em Portugal, os sessenta números da série foram publicados em dez álbuns pela Levoir, tendo sido lançados os últimos dois em outubro. O nono volume inclui os números #49 a #54 e o décimo do #55 ao #60 de Y: The Last Man, publicados pela Vertigo entre 2006 e 2008. Com os títulos Mãe Terra e Os Porquês e os Portantos, estes dois álbuns marcam o final no nosso país da publicação que arrebatou três Prémios Eisner.

Sem Título
Fonte: Levoir

Yorick Brown e o seu macaco de estimação Ampersand estão uma vez mais juntos. Ao lado de Rose, Allison Mann e da agente 355, as suas aventuras passam pela China, onde os segredos da sobrevivência dos dois últimos mamíferos do sexo masculino na Terra (serão mesmo os últimos?) são postos a nu, mas enquanto as suas companheiras estão mais interessadas em procurar respostas para a sua sobrevivência, Yorick tem a cabeça distante, na sua jornada para reencontrar a noiva, Beth.

“Y: O Último Homem não é uma série gráfica que me vá deixar saudades.

Os segredos que permeiam o nono volume de Y: O Último Homem, Mãe Terra, tornam este possivelmente no álbum mais forte de toda a saga. Com o foco central num laboratório secreto em Hong Kong, onde a Doutora Mann reencontra figuras familiares, este volume oferece ação, imprevistos, respostas e mistérios a espreitarem de encontro a um clímax de deixar água na boca a qualquer fã de banda-desenhada.

Sem Título
Fonte: Levoir

É no nono álbum que a maior parte da ação final e revelações acontecem, o que não significa que não haja uma boa dose de surpresas no volume final. Os Porquês e os Portantos faz as personagens principais convergirem em Paris, onde se encontra a noiva de Yorick, Beth. O rapaz, a sua irmã Hero, a agente 355, a bebé Beth, Alter, a agente russa Natalya, a astronauta Ciba Weber e as crianças, todos se vão encontrar num final imprevisível.

O reencontro entre os noivos surpreendeu-me pela positiva, ao mostrar o crescimento pessoal de cada um deles. Desse amadurecimento vemos também como a narrativa cresceu e se entrosou, melhorando substancialmente após os primeiros volumes que, na minha ótica, foram bem inferiores em qualidade. Várias questões são levantadas ao longo desta banda-desenhada, como os prós e os contras de um mundo sem homens e o quão seriam diferentes deles as mulheres, num mundo que lhes fosse estrito.

Sem Título
Fonte: Levoir

Y: O Último Homem não é uma série gráfica que me vá deixar saudades. Apesar de alguns apontamentos interessantes e de estes volumes finais acabarem por dar um sentido à aleatoriedade inicial do plot, a condução do mesmo em momento nenhum me despertou grande interesse, uma vez que as viagens das personagens serviram apenas para as desenvolver enquanto indivíduos.

Destaco a qualidade dos diálogos, com um humor agradável, muitas referências musicais e cinematográficas e sobretudo uma arte que, a meu ver, teve os seus momentos melhores e outros piores mas que me agradou bastante num cômputo geral. Foi com apreço que me despedi de personagens femininas fortíssimas, como aliás todas foram. E mesmo a conclusão da história e do arco de Yorick, não sendo totalmente esclarecedora, faz-me sentenciar a série com uma nota positiva.

Avaliação: 7/10

Y: O Último Homem (Levoir / Público):

#1 Um Mundo Sem Homens

#2 Ciclos

#3 Um Pequeno Passo

#4 A Senha

#5 O Anel da Verdade

#6 Entre Mulheres

#7 Bonecas de Papel

#8 Dragões de Kimono

#9 Mãe Terra

#10 Os Porquês e os Portantos

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close