Estive a Ler: Os Crimes do ABC


Escusado será dizer que uma das primeiras coisas que fiz ao chegar a Inglaterra foi procurar o meu velho amigo Hercule Poirot.

O TEXTO SEGUINTE ABORDA O LIVRO OS CRIMES DO ABC

Agatha Christie nasceu em Torquay, na Grã-Bretanha. Durante a I Guerra Mundial, prestou serviço voluntário num hospital, primeiro como enfermeira e depois como funcionária da farmácia e do dispensário. Esta experiência revelar-se-ia fundamental, não só para o conhecimento dos venenos e preparados que figurariam em muitos dos seus livros, mas também para a própria concepção da sua carreira na escrita. Com o seu segundo marido, o arqueólogo Max Mallowan, viajaria um pouco por todo o mundo, participando ativamente nas suas escavações arqueológicas.

Autora de cerca de 300 obras, Agatha Christie viu o seu talento e o seu papel na literatura e nas artes oficialmente reconhecidos em 1956, ano em que foi distinguida com o título de Commander of the British Empire. Em 1971, a Rainha Isabel II consagrou-a com o título de Dame of the British Empire. The ABC Murders foi traduzido em português como Os Crimes do ABC. Chegou-me às mãos a publicação de 2006 da Edições ASA, com tradução de Teresa Curvelo e um total de 224 páginas.

Resultado de imagem para the abc murders gif
Ora vamos lá ver! | Fonte: https://www.digitalspy.com/tv/a859932/bbc-abc-murders-first-look-photo-john-malkovich-as-poirot/

Sempre fui apaixonado pelos romances de Agatha Christie mas, talvez por ter seguido atentamente a série de Hercule Poirot protagonizada por David Suchet, quando chegava a hora de pegar num livro escolhia aqueles que eram protagonizados por Miss Marple, a outra famosa investigadora de Agatha. Há muitos anos que já não lia nada de Agatha Christie e depois de ver a minissérie Os Crimes do ABC, decidi pegar neste livro para comparar as diferenças e voltar assim ao mundo de investigação desta autora incomparável.

“Ler Agatha Christie é sempre reconfortante, um afago para a alma.

A série traz John Malkovich no papel de Hercule Poirot, mas é um Poirot bem diferente daquilo a que qualquer leitor de Agatha está habituado. Tanto na encarnação da personagem, porque dificilmente ao olharmos para Malkovich podemos dizer que aquele é Poirot, como na própria história do mesmo. A versão da BBC é isso mesmo, uma versão diferente e, esquecendo por momentos que aquele personagem é Hercule Poirot, uma versão de que gostei bastante.

Sem Título
Capa ASA | Fonte: https://www.fnac.pt/Os-Crimes-do-ABC-Agatha-Christie/a180172

O livro conta a mesma história, mas de uma outra perspectiva, com outras nuances e traços. É impossível para mim ler Hercule Poirot sem imaginar a cara do David Suchet. E foi com essa imagem em mente que avancei nesta leitura. Os Crimes do ABC é um thriller empolgante e emocionante, que nos faz desbravar caminho com uma curiosidade crescente à medida que os eventos se desdobram. Nem sempre conseguimos acompanhar o intelecto retorcido de Poirot, mas a sua perspicácia acaba sempre por sair ao de cima.

Poirot recebe uma carta anónima, assinada por um tal de… ABC. Nessa mensagem, o remetente deixa claro que irá cometer um homicídio em Andover. O investigador fica em pulgas, embora ninguém lhe dê muita atenção. Pode ser mais uma ameaça vazia, como tantas que a polícia recebe. Mas o capitão Hastings, velho amigo de Poirot e o narrador desta história, percebe que ele está convencido que o homicídio vai mesmo acontecer, na data que o assassino deixou no bilhete.

Sem Título
Wallpaper da série | Fonte: https://www.tvwise.co.uk/2018/12/tv-trailer-the-abc-murders-on-bbc-one/

Alexander Bonaparte Cust é um homem aparentemente normal, mas perturbado, que vende meias de seda de porta em porta. Ele vive num apartamento de renda da senhora Marbury, que mais tarde começa a desconfiar dos seus comportamentos, bem como a filha, a simpática Lily. É que uma velha senhora, dona de uma tabacaria em Andover, aparece morta. Alice Asher.

Em jeito de assinatura, o assassino deixa junto ao cadáver um exemplar do ABC, um guia dos caminhos-de-ferro, aberto no nome da cidade em que o crime foi cometido. Começa por atuar em Andover, depois assassina a bonita garçonete Betty Barnard em Bexhill e depois o riquíssimo Sir Carmichael Clarke em Churston. O assassino parece empenhado em matar pessoas cujas iniciais e as iniciais da sua localidade tenham a mesma letra, mas o seu desafio e a sua vaidade para com Hercule Poirot acaba por deitar tudo a perder.

Sem Título
Capa do DVD | Fonte: https://www.covercity.net/cover/dvd-covers-the-abc-murders-mini-series-137245

Junto de um grupo de familiares e pessoas próximas da vítima, Poirot tenta montar uma armadilha ao assassino e revelar-se mais perspicaz que o inflado inspetor Crome, o que não se revela difícil. Mas as intenções de Poirot são dúbias para o Capitão Hastings que, toldado pelo que os seus olhos vêem, se sente incapaz de perceber as roldanas que se movem na cabeça do célebre detetive. Um livro que oscila entre a narração entre a primeira e a terceira pessoa, e que se tornou uma marca também por essa vertente experimental da autora.

Os Crimes do ABC é mais um livro muito bom de Agatha Christie, que mostra um Poirot já retirado mas com muito potencial para continuar a resolver casos, mais do que os novos inspetores. O engenho de Christie mostra-se aqui com todo o potencial, num livro que foi bem aceite pela crítica aquando do seu lançamento, em 1936, e que continua ainda hoje a vender como pãezinhos quentes. Ler Agatha Christie é sempre reconfortante, um afago para a alma.

Avaliação: 8/10

Um comentário em “Estive a Ler: Os Crimes do ABC

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close