Estive a Ler: Controlo + Destruição, The Promised Neverland #2 e #3


Para que serve este quarto…

O TEXTO SEGUINTE ABORDA OS LIVROS “CONTROLO” E “DESTRUIÇÃO”, SEGUNDO E TERCEIRO VOLUMES DA SÉRIE THE PROMISED NEVERLAND (FORMATO MANGÁ)

O mangá de The Promised Neverland foi adaptado a anime (série de animação televisiva) com a primeira temporada a ter sido exibida no Japão no primeiro trimestre de 2019, e a segunda a estrear em 2020. Em Portugal, a série começou a ser publicada também o ano passado pela Devir, tendo o primeiro volume sido traduzido como A Casa de Grace Field.

The Promised Neverland é uma série de mangá escrita por Kaiu Shirai e ilustrada por Posuka Demizu. Iniciada no verão de 2016 através da revista Weekly Shonen Jump da editora Shueisha, a publicação dos vários sketches foram posteriormente reunidos em números maiores, que alcançaram grande sucesso. O segundo álbum, Controlo, colige os números #9 a #16 e o terceiro, Destruição, os números #17 a #25.

Sem Título
Fonte: Devir

Ambientada no ano de 2045, The Promised Neverland conta a história de cerca de quarenta crianças que vivem num orfanato no meio da floresta gerido por Isabella, que todos trata com carinho. Norman, Emma e Ray são três crianças que se destacam pela sua inteligência. São os melhores alunos do orfanato, o que lhes confere também melhores projeções de futuro.

“Controlo e Destruição vêm confirmar aos meus olhos que The Promised Neverland é uma série muito promissora, inteligente e sagaz, que subverte certos conceitos e mostra que nada é o que parece.”

As crianças permanecem inocentes sobre o que se passa no Mundo Exterior, mas é-lhes dito que ali se escondem grandes perigos, dos quais o orfanato os protege. Quando completam 12 anos, as crianças são levadas a pais adoptivos que prosseguem na sua educação. Ou… assim pensavam eles. As crianças são levadas a demónios, que os usam para comer os seus cérebros.

Sem Título
Fonte: Devir

Norman e os seus amigos mais próximos começam a engendrar um esquema para fugirem do orfanato e ao seu ingrato destino, mas as coisas correm mal quando chega ao orfanato uma ajuda extra para Isabella. Uma nova ama que parece ainda mais horrível que a anterior. Ainda assim, nem tudo é mau, porque esta nova ama não parece morrer de amores pela anterior, e o jogo estratégico começa a ser jogado também entre estas duas adultas.

Os seus reais interesses, porém, permanecem um mistério. Ao longo dos dois volumes, assistimos a um planeamento meticuloso por parte dos jovens sobredotados, ao mesmo tempo que descobrem espiões e interesses sub-reptícios, forjam alianças e descobrem mentiras. A fuga da Casa de Grace Field pode ainda não ter chegado, mas muito possivelmente há ainda muitas verdades para descobrir.

Sem Título
Fonte: Devir

Controlo e Destruição vêm confirmar aos meus olhos que The Promised Neverland é uma série muito promissora, inteligente e sagaz, que subverte certos conceitos e mostra que nada é o que parece. A série que aparenta ser facilmente comestível ou com ingredientes mais infantis revela-se sinuosa e cheia de ses, reviravoltas e subversões, acabando mesmo por testar os limites da humanidade e da malevolência humana.

Em alguns momentos senti que a linguagem das personagens seria demasiado infantil para o conceito, para aquilo que o mangá realmente apresentava, mas na verdade os protagonistas não passam de crianças, por isso seria irreal se eles não falassem como tal. De qualquer forma, são dois álbuns recomendados e pretendo continuar a sua leitura.

Avaliação: 7/10

The Promised Neverland (Devir):

#1 A Casa de Grace Field

#2 Controlo

#3 Destruição

#4 Quero Viver

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close