Estive a Ler: Fundação e Império, Fundação #2


É uma desgraça para Seldon, como se lhe cuspissem na cara.

ESTE TEXTO ABORDA O LIVRO “FUNDAÇÃO E IMPÉRIO”, SEGUNDO VOLUME DA SÉRIE FUNDAÇÃO

Mais um grande livro de FC! A saga Fundação de Isaac Asimov começa com a trilogia Fundação, Fundação e Império e Segunda Fundação, a que se seguiram várias sequelas e prequelas tendo como base a plataforma criada e os ingredientes lançados no livro inaugural. A versão nacional conta com um total de 288 páginas e tradução de Jorge Colaço. A trilogia Fundação é considerada a melhor obra do melhor escritor de FC de sempre.

Isaac Asimov é considerado um dos mestres da ficção científica, ao lado de nomes como Robert A. Heinlein e Arthur C. Clarke. Das suas obras mais reconhecidas faz parte a trilogia Fundação, que em 1966 ganhou um Hugo Award especial, reconhecendo-a como a melhor série de ficção científica de todos os tempos. Publicada originalmente no nosso país pela Colecção Argonauta, a série volta a ser publicada em Portugal, agora pela Edições Saída de Emergência, numa altura em que a Apple se encontra a desenvolver uma série televisiva sobre a obra.

Sem Título
Fonte: https://www.reddit.com/r/Art/comments/4mb1eb/this_artwork_done_for_isaac_asimovs_foundation/

O segundo volume de Fundação cumpriu e elevou as minhas expectativas para com esta saga. A prosa de Asimov é escorregadia e brilhante, a narrativa é basicamente apresentada através dos diálogos e o autor foi realmente incrível na maneira como o fez, conseguindo arrastar o leitor para aquela realidade inusitada sem precisar de qualquer infodump. Fundação e Império é uma prova viva da facilidade com que Asimov consegue emergir os seus leitores.

“Sendo o percursor das space operas, Isaac Asimov é um hino à Ficção Científica mais fantasista, que inspirou séries literárias e filmes ao longo dos anos.

A fluidez narrativa é uma das maiores qualidades desta saga até ao momento, mas a visão de Asimov sobre a expansão espacial, inspirada na ascensão e queda do Império Romano, é simplesmente fenomenal. A criação de uma sociedade religiosa que se rege por princípios matemáticos, pela estatística e pelo cálculo das probabilidades, é simplesmente de uma imaginação fora da caixa para a época em que estes livros foram escritos.

Resultado de imagem para foundation asimov gif
Fonte: https://www.pinterest.pt/pin/533113674624558056/

O primeiro livro, Fundação, foi dividido em vários contos que nos levaram a entender o que era a Psico-História e o seu papel no futuro do Império Galáctico, com a história de Hari Seldon, um filósofo e matemático que previa, com base em estudos que mesclam a sociologia à estatística, a decadência e queda do império. Neste segundo livro, Fundação e Império, a história basicamente divide-se em duas partes, sendo a primeira focada em Bel Riose e segunda focada num vilão mutante conhecido como o Mula.

O Império Galáctico sobreviveu com sobranceria a três Crises Seldon, mesmo com uma evidente decadência tecnológica. A localização da Segunda Fundação é um mistério que o Império está decidido a deslindar. Somos apresentados a Bel Riose, um novo comandante à procura de reconhecimento e de glórias militares cuja ambição o leva à fronteira do Império para procurar indícios de verdade nas histórias que se contavam sobre mágicos, as suas tecnologias incríveis e sobre os comerciantes que agora as vendiam.

Sem Título
Fonte: http://www.saidadeemergencia.com/produto/litfantastica-bang/ficcao-cientifica-o-202374/fundacao-e-imperio/?UDSID=%A7%A7%A7%A700191221141446005922293760%A7%A7%A7%A7

Conhecemos também Lathan Devers, um comerciante capturado pelo Império que, na verdade, é um espião que tenciona descobrir o que ele deseja da Fundação. Uma guerra estala entre o Império e a sociedade criada por Seldon, com o imperador Cleon II a mudar de opinião a respeito do seu Bel Riose, receoso de perder o poder para o general, mas acabando, de uma forma ou de outra, por perder o poder.

A segunda parte é focada no Mulo, um estrangeiro desconhecido que começa a conquistar planetas pertencentes à Fundação a grande ritmo. Este conquistador não estava previsto pelas previsões de Seldon. Trata-se de um mutante que, com os seus poderes psíquicos, consegue manipular e conquistar sem o uso da força, apenas com o controlo das emoções. A sua existência deixa a Fundação em maus lençóis, e é revelado que as intenções desta personagem estão estritamente ligadas aos planos de Seldon.

Sem Título
Fonte: https://www.analectabooks.com/isaac-asimov–foundation-trilogy-signed-first-edition.html

De longe a mais interessante, esta fase da trama é aquela a que somos apresentados a personagens como Ebling Mis, um dos últimos cientistas da Fundação, Toran e Bayta, um casal habitante da Fundação, que se casaram há pouco tempo, e o palhaço Magnífico, o antigo bobo da corte do Mula. A história deles centra-se na busca pela localização da Segunda Fundação, que alegadamente Hari Seldon havia definido na borda do mundo oposta à da primeira.

Sendo o percursor das space operas, Isaac Asimov é um hino à Ficção Científica mais fantasista, que inspirou séries literárias e filmes ao longo dos anos. Fundação e Império é, por tudo isto, um livro mais do que recomendado, com a chancela da Coleção Bang! Saída de Emergência. A saga Fundação tem sido publicada anualmente em janeiro, e as suas capas são bem apelativas.

Avaliação: 9/10

Fundação (Saída de Emergência):

#1 Fundação

#2 Fundação e Império

8 comentários em “Estive a Ler: Fundação e Império, Fundação #2

  1. Viva,

    Vou ler o primeiro volume muito por culpa tua, espero gostar 😀

    Abraço

    Fiacha

    1. 😊😊

      Muito bem companheiro.

      Também espero que gostes. Se gostares do primeiro, o segundo ainda é melhor. 👍

      1. Viva,

        Já li o primeiro volume e gostei muito espero que este 2 volume mantenha a qualidade e de parabens a SDE pela coragem de publicar FC 😉

        Abraço

      2. Viva. É verdade.

        E o terceiro penso que sai em Maio.

        Abraço e boas leituras

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close