Estive a Ler: Uma Coisa Absolutamente Incrível


A história é minha, e, portanto, posso contá-la da forma que quiser.

O TEXTO SEGUINTE ABORDA O LIVRO UMA COISA ABSOLUTAMENTE INCRÍVEL

Mais famoso por ser irmão do célebre escritor John Green, Hank Green surpreendeu o mundo literário com este seu romance de estreia, An Absolutely Remarkable Thing. Em 2007, Hank começou a criar vídeos para o Youtube com o seu irmão, uma atividade que começaram por não levar a sério mas que se tornou maior do que alguma vez podiam esperar. Atualmente, é CEO da Complexly, uma produtora que cria conteúdos educacionais como os canais Crash Course e SciShow.

É também cofundador de várias pequenas organizações como a DFTBA.com, que ajuda artistas e criadores de conteúdo a venderem os seus trabalhos na Internet, e a VidCon, a maior conferência de vloggers do mundo. Hank e John Green também criaram o Project for Awesome, que no ano passado angariou mais de dois milhões de dólares para causas solidárias como a Save the Children e a Partners in Health. An Absolutely Remarkable Thing foi traduzido em Portugal pela TopSeller como Uma Coisa Absolutamente Incrível, com um total de 320 páginas.

Resultado de imagem para gif wow
WoW! | Fonte: https://giphy.com/gifs/thismightget-grace-helbig-mamrie-hart-5BYvjhtjsQdoyx9JT9

Eu tinha as expectativas bem a zero em relação a esta coisa supostamente absolutamente incrível, e com uma certeza quase absoluta de que o iria odiar, pelas reminiscências que ainda trago do hype que este livro gerou e que se repercutiu em certas comunidades aquando do seu lançamento. Mas a verdade é que eu não só gostei como fiquei agradavelmente surpreendido com este livro de Hank Green.

“O vídeo é publicado no YouTube e, da noite para o dia, April torna-se famosa por ter sido a primeira no mundo a registar a existência da estátua.”

Pode-se dizer que é um livro de ficção científica, afinal tem termos científicos, possível comunicação com extraterrestres e muita coisinha pouco credível ali pelo meio, mas definitivamente não são esses os pontos altos deste Uma Coisa Absolutamente Incrível. Espero com esta opinião conseguir fazer-vos compreender quais são sem cair em revelações escusadas.

Sem Título
Capa TopSeller | Fonte: https://www.topseller.pt/livros/uma-coisa-absolutamente-incrivel

O livro apresenta uma narrativa algo juvenil mas ao mesmo tempo bem adulta, com protagonistas jovens algo imprevisíveis, mas a narração na primeira pessoa e a escrita fluída e bem intimista do autor fazem-te identificar de imediato com as personagens, por mais rasas e parvinhas que elas te pareçam numa primeira análise. À medida que as ideias completamente fora da caixa de Hank Green te são apresentadas, com referências a Queen e a David Bowie pelo meio, vais entendendo a mensagem.

Porque se de um lado temos uma protagonista deliciosa, bem cheia de nuances e de defeitos, como eu gosto, do outro temos mensagens importantíssimas a refletir, e este livro fez-me refletir imenso. Seria difícil de engolir uma história sobre uma série de robots gigantes que aparecem espalhados em vários pontos do globo sem uma explicação convincente para isso, se o livro se focasse nisso. Não é esse o ponto.

Resultado de imagem para gif raven
Esta bem que podia ser a April May, mas é a Raven | Fonte: https://tenor.com/view/raven-ravens-home-money-gif-14037304

Uma Coisa Absolutamente Incrível fala sobre o lado negro da fama, sobre os amores platónicos dos fãs, sobre fake news, política, violência, Internet, a cultura dos likes e a importância das redes sociais, os ódios inflamados que elas despertam, e fala também sobre amizade, espírito de grupo, sobre as pessoas e as atitudes que realmente importam. E fala também sobre relacionamentos, que foi uma parte da viagem que eu adorei.

Sempre com um humor acutilante, viagens pela Wikipedia, Twitter, Instagram e pelo mundo da música, ou não fossem os protagonistas pessoas de carne e osso do nosso mundo, Hank Green obriga-nos a refletir sobre os dias de hoje, sobre os mais variados problemas do quotidiano, da sociedade em geral e até mesmo das posições políticas que os países vêm tomando.

Sem Título
Wallpaper | Fonte: https://blog.usejournal.com/aart-endsheets-a9e4c2175783?gi=10ad06791521

A trama apresenta-nos April May, uma rapariga completamente comum que tropeça numa escultura gigante em Nova Iorque, uma espécie de robot com três metros de altura e aspeto de samurai. Perante a descoberta, April faz a primeira coisa de que se lembra: filma a bizarra estátua. O vídeo é publicado no YouTube e, da noite para o dia, April torna-se famosa por ter sido a primeira no mundo a registar a existência da estátua.

Só que aquela é apenas uma de um conjunto de mais de 60 estátuas, espalhadas por várias cidades do mundo. Pouco habituada ao estrelato e às consequências da fama viral, April torna-se internacionalmente famosa e fica desde logo associada aos robots. Um movimento emergente desperta. As pessoas querem saber: O que são estes robots e porque existem? Quem os terá criado? E mais importante ainda: serão perigosos?

Sem Título
Autor e capa original | Fonte: http://thetownhall.org/event/hank-green

April começa a sua investigação e, reunindo um grupo improvável de pessoas, tenta perceber a origem destes robots e o seu sentido neste mundo. São eles o seu melhor amigo Andy, a sua namorada Maya, a jovem e “fofinha” Miranda, expert em ciências e, a partir de determinado momento, o seu assessor Robin. Divertida e muito imprevisível, dona de uma personalidade riquíssima, esta jovem igual a tantas outras, youtuber e bissexual, torna-se uma celebridade e é obrigada a lidar com isso.

É um livro meio doido e que tem muito mérito em prender o leitor da primeira à última página, um prato cheio de emoções, e apesar do final deixar em aberto uma continuação, porque fica muita coisa por responder, a mim pessoalmente deixou-me plenamente satisfeito tanto por aquilo que conheci desta rapariga que narra o livro como pelas questões sensíveis que Hank Green tão bem retratou.

Avaliação: 8/10

2 comentários em “Estive a Ler: Uma Coisa Absolutamente Incrível

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close