Estive a Ler: As Trevas Aproximam-se, Harrow County #7


Podem ter passado anos. Podem ter passado meros minutos. Parecia-lhe uma eternidade.

O TEXTO SEGUINTE ABORDA O LIVRO “AS TREVAS APROXIMAM-SE”, SÉTIMO VOLUME DA SÉRIE HARROW COUNTY

Que volume arrepiante! :O Como sabem, Cullen Bunn foi já nomeado como romancista para o Bram Stoker Award, e como escritor de comics para dois Eisners, um dos quais por Harrow County. Crook venceu também um Russ Manning Award, prémio atribuído durante os Eisners, que premeia o trabalho de um estreante no mundo da BD. Originalmente prevista para seis volumes, o sucesso desta série levou a que fosse prolongada para um total de oito.

Vencedor do Horror News Network e do Ghastly Awards em 2015, Harrow County é uma história de terror ao estilo southern gothic, criada pelo escritor Cullen Bunn e assombrosamente desenhada e pintada pelo artista Tyler Crook, que esteve em Portugal em 2019 para o Festival Internacional de BD de Beja. O sétimo volume reúne os números #25 a #28 da publicação original.

Sem Título
Fonte: G Floy Studio

Um assombro! Esta série vem a melhorar a olhos vistos e o sétimo volume vem mostrar isso mesmo. Arrepiante! Tenho que dar a mão à palmatória! Harrow County demorou a convencer-me, mas é seguramente das melhores histórias de horror que já vi escritas – e principalmente desenhadas – na minha vida. Tudo bem que ela tem uns toques mais infantis na caracterização das personagens, mas tudo isso é servido numa travessa cheia de sangue e entranhas.

“Emma vê-se perante uma situação muito delicada e resta-me esperar pelo último volume para perceber como é que tudo vai terminar para esta heroína tão pouco convencional.

É uma série bem subversiva em tudo o que já vimos sobre bruxas e terror sobrenatural, por vezes demasiado franca, demasiado visível para o que se queria subentendido, mas não posso deixar de bater palmas ao trabalho de caracterização e sobretudo de descaracterização de Cullen Bunn com um argumento incrível e mais ainda ao trabalho gráfico de Tyler Crook. Senhor Crook, tem um desenho em aguarela maravilhoso de ver. E o cheiro das páginas…

Sem Título
Fonte: G Floy Studio

Para quem não se recorda, Harrow County é uma pequena vila isolada no Sul dos E.U.A., assombrada por um passado ligado ao sobrenatural. A jovem Emmy Crawford descobre da pior forma ter surgido no mesmo local onde uma mulher acusada de bruxaria morreu, quando estava prestes a completar dezoito anos. Após resolver uma série de questões e afastar as aparições macabras que assombravam o local, Emmy vê-se com mais problemas em mãos.

Seguem-se vários acontecimentos inquietantes, a partir dos quais Emmy se torna respeitada entre a comunidade. Se a bruxa Hester forjara em tempos um acordo com os habitantes para os livrar de todo o tipo de problemas mundanos, a aliança que se estabelece com Emmy ganha contornos mais sobrenaturais, após a descoberta de verdades terríveis sobre o passado da comunidade.

Screenshot_20200221_172549.jpg
Fonte: G Floy Studio

Monstros, uma irmã gémea maligna e uma morte misteriosa são alguns dos problemas que Emma, a sua amiga Bernice e o Rapaz Sem Pele precisam de resolver. Sendo o penúltimo volume da série, esperava que este Dark Times A’Coming, ou, se preferirem em bom português As Trevas Aproximam-se, trouxesse indícios de um desfecho mais fechado ao que aconteceu para trás.

E a verdade é que traz. As peças do puzzle começam todas a montar-se e a fazer sentido e questões que pareciam terem sido ultrapassadas lá atrás regressam para responder aos enigmas do presente. Emma vê-se perante uma situação muito delicada e resta-me esperar pelo último volume para perceber como é que tudo vai terminar para esta heroína tão pouco convencional.

Avaliação: 9/10

Harrow County (G Floy Studio Portugal):

#1 Assombrações Sem Fim

#2 Duas Vezes Contado

#3 A Encantadora de Serpentes

#4 Laços de Família

#5 Abandonado

#6 Magia de Raízes

#7 As Trevas Aproximam-se
*

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close