Estive a Ler: O Pacto da Letargia, Trilogia do Tríscelo #1


Maldito o dia em que se tornaram macacos inteligentes!

O TEXTO SEGUINTE ABORDA O LIVRO “O PACTO DA LETARGIA”, PRIMEIRO VOLUME DA SÉRIE TRILOGIA DO TRÍSCELO (FORMATO BD)

Numa edição franco-belga em capa dura, e publicado  em simultâneo em Portugal e França (através da editora Casterman), a editora Ala dos Livros lançou o mais recente livro do espanhol Miguelanxo Prado. Conhecido pelos trabalhos de notória crítica social, Prado é um argumentista e ilustrador galego que usa o absurdo e o bizarro para caricaturar situações problemáticas do mundo moderno.

Obras como O Manancial da Noite, Fragmentos da Enciclopédia Délfica e Tangências definiram o estilo de Miguelanxo Prado. Com Traços de Giz, arrebatou vários prémios em 1994, como o prémio de Melhor Álbum Estrangeiro no famoso Festival de Angoulême, que já havia ganho em 1991 com Manuel Montano. Com trabalhos por todo o mundo, foi com naturalidade que a sua participação em Sandman de Neil Gaiman e no design da animação Men in Black se tornaram nos maiores destaques, pela repercussão mediática dos mesmos.

Sem Título
Fonte: Ala dos Livros

O Pacto da Letargia é o primeiro volume da Trilogia do Tríscelo, uma visão inusitada por parte do autor galego sobre a natureza humana e a sua correlação com o meio ambiente, numa evidente crítica ambiental. Somos arrastados numa viagem por um mundo de faz de conta, onde a magia nos envolve num ambiente de secretismo sobre o impacto do Homem no planeta e no que é preciso para encontrar nele o equilíbrio.

“Ao contrário de outros livros do autor, mais mordazes e carregados de ironia, O Pacto da Letargia é um álbum mais optimista e esperançoso.

Miguelanxo Prado sensibiliza-nos para o perigo em que a Humanidade se traduz para o meio ambiente, através de uma série de metáforas e de “brincadeiras” bem conseguidas. Com muita influência da cultura celta, Prado oferece uma história memorável e uma arte sem igual. Sendo um dos autores hispânicos mais famosos em Portugal, o artista tem uma mão de génio no desenho, uma pintura à mão que alude a todo o esoterismo da obra gráfica.

Sem Título
Fonte: Ala dos Livros

O Pacto da Letargia começa por nos apresentar uma floresta onde um grupo de pessoas se reúne, visando a beleza dos carvalhos e a pretensão de que os eucaliptos não cheguem ali. É a partir de determinado momento que assistimos ao acordar de duas faces distintas do mundo, que descobrem que algo no equilíbrio entre o Homem e a Natureza mudou. Dos académicos às fadas, a narrativa discute a esperança e a doença que dividem tal equilíbrio.

A história apresenta-nos um jovem assistente universitário, que encontra por acaso algumas notas de um professor na reforma que se assemelham às runas inscritas nos carvalhos e que, de alguma maneira, aludem a uma antiga ordem de anjos e demónios e a um tríscelo envolto em mistério. Este rapaz terá um papel importantíssimo em chegar ao tríscelo antes que um demónio o faça.

Sem Título
Fonte: Ala dos Livros

O tríscelo é o símbolo identificativo de quatro regiões europeias, sendo uma delas a Galiza, terra do autor. O daquela região, com origem na cultura céltica, é formado por três meias luas a girar sobre o mesmo ponto. Ao contrário de outros livros do autor, mais mordazes e carregados de ironia, O Pacto da Letargia é um álbum mais optimista e esperançoso.

Apesar de mexer muito com o esoterismo, a obra é mais cativante pela arte em si e pelo secretismo, bem como por uma mão cheia de reviravoltas. Prado desenvolve várias sub-tramas e acontecimentos paralelos, deixando-nos a imaginar, a sonhar, a viver o mistério e a especular sobre o mesmo, ao mesmo tempo que questões fracturantes para a sociedade como o meio ambiente, a Humanidade e a perda de valores, pessoais ou colectivos, são levantadas com seriedade.

Avaliação: 8/10

2 comentários em “Estive a Ler: O Pacto da Letargia, Trilogia do Tríscelo #1

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close