Fiquem Em Casa


O NDZ apela a todos os seguidores do blogue: FIQUEM EM CASA

A pandemia do novo coronavírus Covid-19 parou o mundo e restringiu a sociedade em geral. Para fazer face a este vírus, existem duas hipóteses. Uma delas visa terminar com o surto num curto espaço de tempo, sem qualquer medida de isolamento ou distanciamento social. Esta hipótese, em que podemos continuar a nossa vida normal, implica a infecção por Covid-19 da grande maioria da população e a morte de milhares de pessoas, muitas delas tuas próximas, se não fores tu. Isto porque os serviços de saúde entrarão rapidamente em colapso.

FB_IMG_1584879292105.jpg

A segunda hipótese, e a única que se impõe, é isolarmo-nos o mais possível, saindo de casa apenas para o estritamente necessário, como para o abastecimento de bens essenciais ou, no caso de imposição, ir trabalhar. Quanto mais depressa formos rígidos na implementação destas práticas, mais baixo será o número de infectados e, por conseguinte, a taxa de mortalidade. Para além da quarentena obrigatória (se estiveres doente), do isolamento e da distância social necessária quando saímos de casa, devemos também ter cuidados redobrados com a higiene.

Deves partir do princípio que tudo aquilo em que tocas ao saíres de casa estará contaminado. E o uso de máscaras ou luvas não te servirá de muito se levares as mãos à cara. Dá primazia a lavar as mãos durante o mínimo de 20 segundos, sempre que tocares em algo que possa estar contaminado. Quando regressares da rua, se tocaste no telemóvel, desinfecta-o com uma solução de alcóol a 70%. A água e o sabão, bem como o alcool, serão os teus melhores amigos nos próximos tempos.

Screenshot_20200307_152546.jpg

Preocupa-te contigo e com os outros. Cerca de 80% da população infectada terá sintomas de leves a moderados, mas ao entrares em contacto com outras pessoas, essas mesmas pessoas podem ter um sistema imunitário débil, ou vir a entrar em contacto com outras nessas circunstâncias. A taxa de mortalidade na população idosa é assustadora, e mesmo nós, jovens, não sabemos até que ponto o nosso organismo lidará com a infecção. Nesta era da globalização, devemos estar longe mas perto. Longe do toque, mas unidos, como nunca, na luta pela sobrevivência.

Pega num livro, senta-te no sofá, e isola-te deste mundo real que, de quando em quando, nos castiga das nossas perversidades. Tudo vai ficar bem. Pouco a pouco, recuperaremos as liberdades a que somos privados. Respeitemos a natureza. Respeitemos o próximo. Sejamos obedientes às instruções das organizações de saúde. Só assim poderemos recuperar o que perdemos. E que tiremos lições disto tudo. Não só agora, mas quando tudo passar. Vamos todos ficar bem.

IMG_20200321_191338_246.jpg

Um comentário em “Fiquem Em Casa

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close