Estive a Ler: Escalada, The Wicked + The Divine #4


Isto foi um erro.

O TEXTO SEGUINTE ABORDA O LIVRO “ESCALADA”, QUARTO VOLUME DA SÉRIE THE WICKED + THE DIVINE (FORMATO BD)

The Wicked + The Divine é uma das séries independentes dos comics actuais mais carismáticas, criada pelo autor Kieron Gillen (Wolverine: Origem II), tornando-se num fenómeno de vendas nos EUA. A série é desenhada por Jamie McKelvie, o artista com quem Gillen colabora há mais de uma década. Depois de trabalhar em Young Avengers e The Defenders, McKelvie concentra-se agora nas suas próprias séries e no trabalho como designer.

A série ganhou o Prémio de Melhor Comic nos British Comic Awards de 2014, e foi nomeada para três Prémios Eisner em 2015, Melhor Nova Série, Melhor Capa e Melhores Cores, e em 2018 para Melhor Série, não tendo ainda vencido qualquer destes galardões. Escalada (no original Rising Action) é o quarto volume de The Wicked + The Divine, incluindo os números 18 a 22 da série da Image Comics, trazendo ainda consigo algum material suplementar.

Sem Título
Fonte: Image Comics

The Wicked + The Divine foi uma aposta ganha da G Floy Studio. A narrativa é fantasia urbana pura e dura, cheia de referências e de upgrades em relação à actualidade do que se entende por cultura de massas, fama e tendências. O autor presenteia-nos também com bastante ritmo, e este quarto volume, Escalada, é mesmo uma escalada rítmica que termina com um clímax fortíssimo.

“Uma série refrescante que não me permite tirar o sorriso do rosto.

A arte, embora de diagramação digital, é mesmo o ponto forte da série. Os desenhos são lindíssimos, expressivos e impactantes, as cores são fortes, em muitos tons de rosas, azuis e liláses. Mesmo que a história, que só por si é boa, não me dissesse muito, a arte conquistava-me de supetão. Elas casam na perfeição e é com grande satisfação que termino mais um álbum da dupla Gillen / McKelvie, a que se juntou Matthew Wilson com brilho.

Sem Título
Fonte: G Floy Studio

A cada noventa anos, doze deuses aceitam reencarnar em forma humana. São carismáticos, amados e odiados. E morrem passados dois anos. Como sempre, isso volta a acontecer. Após os acontecimentos quase cataclísmicos que atingiram os deuses pop no último volume, estes têm de se refugiar nas sombras para evitar que os seus segredos se dispersem pelo mundo.

De uma forma crescente e em alguns momentos desenfreada, Laura prossegue na sua jornada de identificação, onde se compreende melhor a si e aos outros “deuses”. Pouco a pouco, ganham destaque figuras como Baphomet, Ananke, Woden ou Morrigan, ao mesmo tempo que a morte se torna cada vez mais premente e factor comum na “comunidade”.

Sem Título
Fonte: Image Comics

O material extra do volume reúne várias capas e uma comparação entre várias fases de determinadas pranchas, desde o argumento, desenho e cores à colorização final. Estamos perante mais um trabalho gráfico bem conseguido, numa narrativa que se salva de eventuais buracos com um ritmo altíssimo e um alívio cómico bem acima do competente.

A trama apresenta uma clara desordem cósmica, uma confusão de personagens a tentar agir por si mesmos e a unir-se diante de inimigos comuns, mas ao chegarmos ao final deste arco de história, constato que é o humor de The Wicked + The Divine, descomprometido, fácil, que me cativa cada vez mais. Uma série refrescante que não me permite tirar o sorriso do rosto.

Avaliação: 8/10

The Wicked + The Divine (G Floy Studio Portugal):

#1 O Acto de Fausto

#2 Fandemónio

#3 Suicídio Comercial

#4 Escalada

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close