Estive a Ler: Elevação


O passado é história. O futuro um mistério.

O TEXTO SEGUINTE ABORDA O LIVRO ELEVAÇÃO

Elevação é o mais recente lançamento da Bertrand do mestre do terror Stephen King. O autor nasceu em 1947, em Portland, no Maine, filho de um marinheiro mercante, que abandonou a família em 1950, e foi criado pela mãe com o seu irmão David. Aos seis anos de idade, teve de proceder à punctura do tímpano por diversas vezes, experiência dolorosa que nunca conseguiria esquecer. No ano de 1960, Stephen King submeteu o seu primeiro manuscrito para publicação, o qual seria rejeitado. De 1971 a 1974, Stephen King foi instrutor na Hampden Academy, até ter publicado o seu primeiro romance, Carrie em 1974.

A obra não teve grande sucesso, a princípio, mas com a adaptação para cinema e com a publicação do romance A Hora do Vampiro em 1976, King conseguiu estabelecer-se como importante escritor de literatura de terror. Nos finais do verão de 1974, o autor decidiu passar umas férias prolongadas no Colorado na companhia da sua família. De visita ao Stanley Hotel, em Estes Park, chegou-lhe a inspiração para o seu romance seguinte, The Shining, em 1975, que chegaria a obter versão cinematográfica pela mão de Stanley Kubrick dois anos mais tarde.

Resultado de imagem para awesome gif
Awww | Fonte: https://giphy.com/gifs/em4i0bDs9Hm2Q

Elevação é a adaptação para português do livro Elevation de 2018, publicado em Portugal pela Bertrand Editora com um total de 120 páginas. Para um livro tão reduzido, esperava uma leitura menos profunda do que realmente se revelou. Stephen King demonstra neste livro o porquê de ser bom naquilo que faz em várias vertentes e Elevação, não sendo um livro de horror, vem subverter um pouco aquilo que King tem feito nos últimos anos.

“Ao mesmo tempo, a história mais fantasiosa do protagonista não deixa de ser bem engraçada e curiosa.

É um livro repleto de mensagens morais, um abre-olhos para o mundo preconceituoso em que ainda vivemos. Trata-se de uma história necessária nos dias de hoje, demonstrando uma sociedade doente onde as diferenças de uns e de outros muitas vezes determinam o destino de pessoas normais. É um livro extremamente importante para a sociedade nos dias de hoje.

Sem Título
Capa Bertrand | Fonte: https://www.bertrand.pt/livro/elevacao-stephen-king/23334774

Não preciso falar muito sobre King, porque quem não o conhece certamente já leu algum comentário à sua obra. Com todo o mérito, o autor norte-americano tornou-se um dos maiores nomes da literatura de horror, tendo enveredado pelo policial e thriller sobrenatural nos últimos anos. Não posso, no entanto, deixar de me surpreender com esta história mais realista, com algumas pinceladas de fantasia, para retratar a sociedade moderna.

Stephen King consegue desenvolver uma história ao mesmo tempo metafórica, emocionante e reflexiva, um espelho da realidade em que vivemos, sem deixar de ser uma narrativa algo melancólica e triste. Ainda assim, o livro tem os seus momentos mais optimistas e em todos os momentos acabamos por nos alegrar com a positividade do protagonista, que a dado momento parece pouco se importar com o seu “problema”.

Sem Título
Da série Castle Rock, passada no mesmo Universo | Fonte: https://medium.com/@damir.chettih.50f/castle-rock-temporada-2-capitulo-4-completo-hulu-2019-ab2d6e59f25d

Em Elevação acompanhamos a história de Scott Carey, um homem com mais de cem quilos acabado de se divorciar, bem sobrelotado de problemas. Possui como vizinhas um casal de mulheres lésbicas que possuem dois cães, que insistem em sujar diariamente o quintal de Scott com as suas fezes. É então que ele se dá conta de algo: começou a perder peso diariamente de forma inexplicável, sem que aparentemente esteja mais magro. E pesa exatamente o mesmo, nu ou vestido, com ou sem pesos nos bolsos.

Depois de confidenciar o problema ao seu amigo Bob Ellis, um médico reformado que guarda o seu segredo, Scott começa a prestar mais atenção ao que acontece à sua volta, dando conta que ações antes aparentemente insignificantes revelam um verdadeiro preconceito para com os outros. Percebe também rapidamente que Castle Rock não é a cidade acolhedora que pensava e predispõe-se a ajudar as suas vizinhas na sua cruzada.

Sem Título
Fonte: https://www.nytimes.com/2018/10/26/books/review/stephen-king-elevation.html

Adorei conhecer Scott e Bob, bem como as vizinhas, Deidre e Missy Donaldson, que parecem algo ostracizadas pela comunidade. Empatia, amizade e respeito pelo próximo são valores que podem facilmente resumir este livro, e é abrir os olhos do leitor para essa mesma necessidade de interferir na vida em sociedade que Stephen King realmente pretendeu com este pequeno livro.

Ao mesmo tempo, a história mais fantasiosa do protagonista não deixa de ser bem engraçada e curiosa. O que faríamos nós se, de repente, começassemos a perder peso de forma desenfreada. A sentirmo-nos melhor e mais leves, a balança a corroborar e, ao mesmo tempo, o nosso aspecto permanecesse o mesmo? Scott pareceu ficar assustado, mas ao mesmo tempo gostou, e eu como leitor também.

Avaliação: 8/10

2 comentários em “Estive a Ler: Elevação

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close