Estive a Ler: Pecados Originais, Gideon Falls #2


Vem cá, rapaz. Não tenhas medo.

O TEXTO SEGUINTE ABORDA O LIVRO “PECADOS ORIGINAIS”, SEGUNDO VOLUME DA SÉRIE GIDEON FALLS (BD)

Gideon Falls é a nova coqueluche da G Floy Studio Portugal. O argumentista canadiano Jeff Lemire, autor de Descender e Black Hammer é o autor. Deu já bastantes provas do seu talento nos géneros da ficção científica, do terror, dos super-heróis e romance urbano, o que faz dele um dos grandes criadores de BD do nosso tempo. Venceu em 2008 e 2013 o Shuster Award for Best Canadian Cartoonist. Uma das suas mais recentes obras foi o romance gráfico Roughneck, que a Publishers Weekly descreveu como um livro “poderoso” e que a G Floy publicou por cá já este ano.

O ilustrador italiano, Andrea Sorrentino, é um artista que os leitores portugueses já conhecem de Velho Logan da Goody, com argumento de Brian Michael Bendis, e cuja arte é perfeita para esta história de terror inquietante e estranha. Pecados Originais é o segundo volume da série gráfica Gideon Falls, que o ano passado venceu o Prémio Eisner para Melhor Nova Série, prémio que Lemire já havia ganho em 2017 com Black Hammer.

Sem Título
Fonte: https://www.comicverso.com/gideon-falls-2-pecados-originales/

Neste segundo volume, Gideon Falls revela-se uma obra ainda mais onírica e vertiginosa. Os destinos dos protagonistas unem-se numa luta contra o tempo em que a falta de sentido e o mistério são tónica dominante. A aura é densa, pesada e sufocante e o efeito de loucura reflecte-se no desenho, com as inversões alucinantes e pranchas de tirar o fôlego. Se a narrativa de Jeff Lemire cativa pelas suas voltas e reviravoltas enigmáticas, a arte de Andrea Sorrentino faz-lhe toda a justiça.

“Como vamos aguentar a espera até ao terceiro volume?

Mistério rural e terror urbano colidem numa reflexão profunda sobre a obsessão, a doença mental e a fé. Melancólico e muito humano, este álbum apresenta-nos as poucas personagens e os seus demónios interiores, com traços de terror, suspense, perturbação e drama. A leitura é de cortar o fôlego, um thriller literário que faz crescer no leitor uma ansiedade crescente.

Sem Título
Fonte: G Floy Studio

As vidas dos dois protagonistas, um jovem recluso e obcecado por catar no lixo “artefatos” de uma conspiração que parece existir apenas na sua cabeça, e um fracassado padre católico numa pequena cidade cheia de segredos obscuros, entrelaçam-se perigosamente em torno da misteriosa lenda do Celeiro Negro, uma estrutura sobrenatural que aparece e reaparece ao longo da história, na cidade grande e na cidade pequena, trazendo a morte e a loucura na sua esteira.

Na cidade misteriosa de Gideon Falls, Norton e o padre Wilfred enfrentam um inimigo comum, algo de inquietante e perturbador que habita o sinistro Celeiro Negro e que assina uma série de eventos dignos de mexer com o mais empedernido dos homens. Nenhum dos dois está preparado para aquilo que vai encontrar dentro desse Celeiro e as ramificações dessa vertigem imparável.

Sem Título
Fonte: G Floy Studio

O segundo volume de Gideon Falls inclui os números #7 a #11 da publicação original, que se iniciou nos E.U.A em março de 2018. Inspirada parcialmente em Twin Peaks, uma das paixões de jovem de Jeff Lemire, esta banda desenhada traz um verdadeiro clima de terror e de mistério numa cidade do interior, confirmando as melhores expectativas que o primeiro álbum tinha deixado.

Afinal, quem segue o trabalho do argumentista canadiano, sabe que Lemire gosta de construir locais deslocados e explorá-los a seu gosto. Aqui, volta a encontrar-se com Andrea Sorrentino, o ilustrador com quem começou a trabalhar na série Arqueiro Verde. Gideon Falls é uma série mais que recomendada. Como vamos aguentar a espera até ao terceiro volume?

Avaliação: 8/10

Gideon Falls (G Floy Studio Portugal):

#1 O Celeiro Negro

#2 Pecados Originais

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close