Estive a Ler: Um Último Regresso, Harrow County #8


Não querias nascer aqui… E imagino que não queiras acabar aqui.

O TEXTO SEGUINTE ABORDA O LIVRO “UM ÚLTIMO REGRESSO”, OITAVO VOLUME DA SÉRIE HARROW COUNTY (FORMATO BD)

Um Último Regresso é a tradução portuguesa de Done Come Back, o oitavo e último álbum da série Harrow County de Cullen Bunn e Tyler Crook, sendo a segunda série mais longa já publicada em Portugal pela G Floy, apenas ultrapassada por Tony Chu: Detective Canibal. Este último volume da série gráfica inclui os números #29 a #32 da publicação original, honrando a proposta de autor e ilustrador. Crook esteve em Portugal em 2019, no Festival Internacional de BD de Beja.

Cullen Bunn é um autor de comics americanos, bem conhecido pelas histórias que escreveu para a Marvel, em particular as suas mini-séries de Deadpool (de que a G Floy já editou três volumes). É também um conhecido romancista de histórias de terror, e autor de inúmeras séries de comics independentes. Tyler Crook trabalhou durante anos na indústria de videojogos, antes de se iniciar nos comics. Crook venceu também um Russ Manning Award, um prémio atribuído durante os Eisner, e que premeia o trabalho de um estreante no mundo da BD.

Fonte: G Floy Studio

Que final arrebatador! Um Último Regresso finaliza com chave de ouro a série de terror gótico Harrow County, um livro que encerra a proposta com uma conclusão definitiva e traz um desfecho impressionante. Nada de muito rebuscado ou aparatoso, mas digno e homogéneo, conferindo-lhe a harmonia que o argumento nem sempre apresentou, ao optar por uma estrutura de vertente mais episódica.

“Harrow County revelou-se, na ponta final, tudo o que o público de terror mais podia desejar.”

Este último volume, como os anteriores, vem coroar esta BD de terror absolutamente incrível, que tem na arte de Tyler Crook o seu maior símbolo de qualidade. Os vermelhos e os negros contrastam com a atmosfera verde e a ruralidade do Condado, ao mesmo tempo que as expressões faciais, que muitas vezes me desagradaram, acabaram por se entranhar em mim de maneira que quero muito ver mais de Crook em outros trabalhos com esta carga.

Fonte: G Floy Studio

Neste livro conhecemos o destino de várias personagens, como o Rapaz Sem Pele, Malachi, a “família” de Emmy, Bernice e os moradores de Harrow County, mas vemos sobretudo um duelo descomunal entre as duas figuras que mais marcaram esta localidade. Emmy e Hester, as duas bruxas que Bunn e Crool colocam em confronto numa guerra mágica sem precedentes.

A antiga inimiga de Harrow County, Hester, uma malévola entidade milenar, regressou com mais poder do que nunca, e decidida a consumir Emmy e os seus poderes, num último combate aterrorizador pleno de magias obscuras! O Sul profundo dos EUA testemunha neste clímax uma batalha final que ditará mortes e recomeços, tanto para personagens como para o próprio condado.

Fonte: G Floy Studio

No posfácio de Tyler Crook, podemos ler que “Quando começámos Harrow County, não sabíamos se ia durar mais de quatro números. Achávamos que sim, mas não tínhamos a certeza. Nunca se sabe, quando estamos a falar duma série meio maluca e esquisita, controlada pelos seus criadores, e portanto é espectacular estarmos aqui, anos depois, a falar disto.”

Neste último álbum, sobressai de facto a arte de Crook, terrível e impressionante tanto em traço como em cores, mas também o argumento parece honrar os sete volumes anteriores, num dos melhores trabalhos que já conheci de Cullen Bunn, de quem fiquei também bem impressionado nos livros de Deadpool já publicados pela G Floy. Harrow County revelou-se, na ponta final, tudo o que o público de terror mais podia desejar.

Avaliação: 9/10

Harrow County (G Floy Studio Portugal):

#1 Assombrações Sem Fim

#2 Duas Vezes Contado

#3 A Encantadora de Serpentes

#4 Laços de Família

#5 Abandonado

#6 Magia de Raízes

#7 As Trevas Aproximam-se

#8 Um Último Regresso

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close