Estive a Ler: Hotel Oblivion, Umbrella Academy #3


Eh lá! Vocês não brincam em serviço…

O texto seguinte ABORDA o livro “HOTEL OBLIVION”, TERCEIRO volume da série Umbrella Academy (Formato BD)

Com a impulsionante arte do brasileiro Gabriel Bá, o vocalista do extinto grupo musical My Chemical Romance Gerard Way estreou-se como argumentista no género de banda-desenhada com Umbrella Academy, adaptada para série de TV pela Netflix. Ellen Page, Tom Hopper, Robert Sheehan, Emmy Raver-Lampman, David Castañeda e Aidan Gallagher são os protagonistas da adaptação norte-americana. Em 2008, a BD recebeu o Prémio Eisner de melhor série limitada.

Após um hiato de mais de 7 anos, os dois criadores voltaram a lançar novos números desta publicação da Dark Horse, que resultaram neste terceiro volume, que nos chega a Portugal numa altura em que a adaptação da Netflix ganha algum sucesso. Juntos são os responsáveis por esta série extrovertida de super-heróis que nada têm de convencional. Umbrella Academy é uma série de banda-desenhada norte-americana de grande sucesso, que foi lançada no final de 2015 em Portugal, pelas mãos da Devir. A publicação nacional inclui 168 páginas a cores.

Fonte: Devir

Depois de uma pausa para que Way se dedicasse à carreira na música, Umbrella Academy voltou para o seu terceiro volume. Nunca foi uma série gráfica que me enchesse completamente as medidas, mas a verdade é que, depois de ter lido os dois primeiros volumes em 2016, já sentia uma certa saudade deste grupo disfuncional de “super-heróis”, ou melhor será dizer “família”. Não vi a adaptação para TV, mas não hesitei em pegar neste Hotel Oblivion, até porque uma das qualidades que mais me prende a esta BD são as cores.

Com uma arte que não precisa de grandes elogios, ou não estivessemos a falar do excepcional Gabriel Bá, Hotel Oblivion é mais uma entrega bem competente da dupla.

Interpretei este livro como um álbum ao mesmo nível dos anteriores, com um bom ritmo e a concomitância entre dramatismo e humor acutilante a ser bem explorada. O bizarro e o cómico parecem harmoniosamente conciliados, as personagens fogem aos lugares comuns do género de super-herói e a história continua a fluir com uma linguagem adulta que subverte os planos e as características infantis da composição.

Fonte: Devir

A BD aborda o misterioso nascimento de 43 crianças de mães que não estavam inicialmente grávidas, evento este que chamou a atenção de um excêntrico milionário, Sir Reginald Hargreeves, que na tentativa de adoptar as que pudesse, acabou por reunir sete delas, que educou numa espécie de academia contra o crime. O magnata, também conhecido como O Monóculo, treinou-os desde muito novos a desempenhar os seus papéis únicos de super-heróis.

Essas características que os distinguem, bem como a educação rígida que conheceram desde novos, criou quezílias e acentuou as suas diferenças. Mais tarde, quando Hargreeves morre, os jovens sobredotados são obrigados a reaver-se, assim como a um irmão que havia desaparecido dezassete anos antes. A partir daí, a fazer jus à memória do “pai” e devido às circunstâncias que os envolvem, são obrigados a unir-se para combater as ameaças do dia-a-dia.

Fonte: Devir

Mas o próprio Hargreeves revela-se como um alienígena e a sua morte um embuste para os juntar mais uma vez. A partir daí, sucedem-se uma série de peripécias que resultam neste Hotel Oblivion, onde um número crescente de superpoderosos lunáticos parece ser uma ameaça maior do que os sete “irmãos” possam suportar. Oblivion é um hotel-prisão de outra dimensão criado por Hargreeves, onde este alberga os vilões capturados pela Umbrella Academy.

Com uma arte que não precisa de grandes elogios, ou não estivessemos a falar do excepcional Gabriel Bá, Hotel Oblivion é mais uma entrega bem competente da dupla. O álbum começa com os sete protagonistas de alguma forma separados e acaba por pouco a pouco os juntar devido à fuga dos super-vilões do Hotel, culminando num final cheio de ritmo e num cliffhanger que nos faz “chorar por mais”.

Avaliação: 7/10

Umbrella Academy (Devir):

#1 Suíte do Apocalipse

#2 Dallas

#3 Hotel Oblivion

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close