Vamos deixar os mais pequenos.
O TEXTO SEGUINTE ABORDA O LIVRO “EVASÃO”, QUINTO VOLUME DA SÉRIE THE PROMISED NEVERLAND
The Promised Neverland é uma série de mangá escrita por Kaiu Shirai e ilustrada por Posuka Demizu. Iniciada no verão de 2016 através da revista Weekly Shonen Jump da editora Shueisha, a publicação dos vários sketches foram posteriormente reunidos em números maiores, que alcançaram grande sucesso. Em janeiro de 2019, as impressões dos primeiros 12 livros da série alcançaram o total a nível mundial de 8,8 milhões de exemplares.
Em Portugal, a série começou a ser publicada em 2019 pela Devir, com o quinto volume a coligir os números #35 a #43 da publicação original, e o título Evasão. O mangá de The Promised Neverland foi adaptado a anime (série de animação televisiva) com a primeira temporada a ter sido exibida no Japão no primeiro trimestre de 2019, e a segunda a ser planeada para 2021. Deverá estrear também um filme em live-action, produzido pelo estúdio Toho.

A Casa de Grace Field é um grande orfanato no meio da floresta em que uma senhora amável cuida de cerca de quarenta crianças. Pouco sabem sobre o Mundo Exterior, apenas que pode esconder grandes perigos e para os quais estão ali protegidos. Quando completam 12 anos, as crianças são levadas a pais adoptivos que prosseguem na sua educação. Ou… assim pensavam eles. O que os espera são monstros, famintos pelo cérebro das criancinhas.
” Independentemente do público que melhor o aceite, The Promised Neverland é sem dúvida uma série para continuar a seguir.“
A evasão do orfanato começa. Emma e Ray criam uma manobra de diversão para esconder a fuga de todas as crianças da Casa de Grace Field, mas a mãe não desiste. Com um exército de demónios à sua espera, a que sacrifícios será Emma obrigada para conseguirem fugir do orfanato? Quantos terão que ficar para trás? Conseguirão mesmo fugir para o exterior?

O quinto volume de The Promised Neverland, Evasão, continua na esteira dos antecessores, mas desta vez vemos mais ação e alguma estratégia a ser colocada em prática. Conhecemos também mais do passado de Isabella e várias características dos monstros que se alimentam do cérebro dos petizes. Há aqui vários indícios do que podemos esperar de todas estas personagens, e mesmo assim fica a vontade de ver mais.
A luta contra o tempo é uma constante neste mangá que me surpreendeu pela positiva pela inclusão de estratégia, bem como pela aparência de alguns monstros, que seguramente quero ver mais daqui para a frente. Fica também a curiosidade sobre quem é William Minerva e o que realmente esconde o seu livro. A personalidade de Ray também é mais desenvolvida e fica realmente latente o seu espírito de liderança.

The Promised Neverland continua dentro da linha que é correntemente apresentada pela Devir, destacando-se sobretudo pela história, que me parece bastante original e bem conseguida, no que diz respeito à surpresa e subversão de conceitos. A arte de Posuka Demizu ornamenta com bastante expressividade e consistência a trama de Kaiu Shirai, num modelo a preto e branco com alguns apontamentos bem agradáveis.
O mangá tem nuances perversas e cenas violentas, o que não parece ao vermos os desenhos fofinhos das personagens. Ainda assim, apesar de alguma brutalidade na trama, nota-se em vários diálogos que o produto foi feito para um público jovem, mas uma vez que os protagonistas são crianças, não se podia exigir de outro modo. Independentemente do público que melhor o aceite, The Promised Neverland é sem dúvida uma série para continuar a seguir.
Avaliação: 7/10
The Promised Neverland (Devir):
#2 Controlo
#3 Destruição
#4 Quero Viver
#5 Evasão
5 comentários em “Estive a Ler: Evasão, The Promised Neverland #5”