Estive a Ler: Faithless #1


Foda-se.

O TEXTO SEGUINTE ABORDA O PRIMEIRO VOLUME DE FAITHLESS [FORMATO BD]

Faithless é a nova série publicada pela G Floy Studio em 2020, com argumento de Brian Azzarello e Maria Llovet. Azzarello é um argumentista norte-americano, que se tornou célebre depois de tomar o leme em 2011 à publicação regular do comic Mulher Maravilha, tendo colaborado com Frank Miller em The Master Race, a conclusão de O Regresso do Cavaleiro das Trevas. Com o ilustrador Eduardo Risso notabilizou-se com os comics Johnny Double, 100 Balas e Moonshine, este último também publicado pela G Floy.

Natural de Barcelona e com uma grande paixão por cinema e pelo mundo da moda, a ilustradora catalã Maria Llovet tem várias contribuições com a sua arte em graphic novels por toda a Europa e agora também nos EUA, sendo Faithless o trabalho mais relevante da sua carreira até ao momento. Sexo e morte são os ingredientes mais comuns do seu trabalho. Os seis números de Faithless foram originalmente publicados pela Boom! Studios.

Fonte: G Floy

Uma BD erótica com uma arte colorida e até infantil? Isto tinha tudo para dar mau resultado, mas a verdade é que correu muito bem. Com várias nuances de fantasia urbana, Brian Azzarello e Maria Llovet conseguem criar uma espécie de relação com a obra de Dante Aligheri, a Divina Comédia, transportada para os dias de hoje, onde tudo é consumismo, futilidade e corrupção. O argumento de Azzarello conquista pela simplicidade e pelo retrato do mundo real, pelo apelo do sexo e pela solidão cada vez maior num mundo repleto de pessoas.

Faithless é um comic repleto de sensualidade, que consegue surpreender e não cair no vulgar.

Há um desprendimento que é palpável na vida da protagonista, Faith, que procura explicações para os terrores do quotidiano no sobrenatural e acaba por encontrar numa figura demoníaca um “amigo” para as questões mais frugais, que a conduzirá numa roda viva de emoções e sensações à flor da pele. A arte de Maria Llovet é algo acriançada e muito inspirada em mangás, mas esta mistura explosiva acaba por funcionar extremamente bem.

Fonte: G Floy

A auto-descoberta é um dos pontos mais explorados neste volume inaugural. Conhecemos uma rapariga comum que, apesar de não perceber nada de magia, finge que percebe. Faz parte do seu charme natural, toda aquela coisa do esoterismo. Os amigos acham estranho, mas também alguma piada. Faith apenas quer encontrar alternativas num mundo demasiado solitário, demasiado funcional, demasiado… secante.

E nessa procura por sair dos eixos, por fugir ao mundo padrão onde tudo é o que devia ser, existe uma fé em si mesma. Uma crença de que existe mesmo algo de especial no seu interior. E a verdade é que existe mesmo. Essa capacidade de conexão com o sobrenatural aparece exatamente quando Faith se sente mais preparada para a receber. A tentação vai bater-lhe à porta e, desde logo, o Inferno também.

Fonte: G Floy

Faithless é composta por várias minisséries, estando a primeira coligida neste volume inaugural em terras lusitanas. A segunda, que corresponderá ao segundo volume, ainda está a meio, pelo que o próximo volume ainda deverá demorar um pouco até cá chegar. Eduardo Risso, Fábio Moon, David Rubín, Lee Bermejo, Cliff Chiang e Jae Lee são os artistas responsáveis pelas capas alternativas. A publicação original contém ainda uma série de capas eróticas, mas que não fazem parte da publicação nacional.

Mais do que uma obra sobre uma adolescente com poderes ou uma fantasia urbana, é importante não esquecer que se trata de uma BD erótica, e o livro está repleto de imagens bem chamativas e nada discretas, por isso não caiam no erro de oferecer este livro às pessoas erradas, por muito que os desenhos sejam fofinhos. Faithless é um comic repleto de sensualidade, que consegue surpreender e não cair no vulgar.

Avaliação: 8/10

Faithless [G Floy Studio Portugal]:

#1 Volume Um

2 comentários em “Estive a Ler: Faithless #1

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close