Estive a Ler: Via Sacra, Gideon Falls #3


O Abel Lacroix desapareceu, padre! A mulher diz que o levaram do quarto dele!

O TEXTO SEGUINTE ABORDA O LIVRO “VIA SACRA”, TERCEIRO VOLUME DA SÉRIE GIDEON FALLS (FORMATO BD)

Via Sacra é mais um volume que a G Floy Studio traz a Portugal da série de banda-desenhada norte-americana Gideon Falls, publicada originalmente pela Image Comics, escrita por Jeff Lemire e desenhada por Andrea Sorrentino. Lemire é um autor best-seller do New York Times, com uma carreira como escritor e artista de romances gráficos de sucesso. Venceu em 2008 e 2013 o Shuster Award for Best Canadian Cartoonist, e venceu por duas vezes o prémio Eisner para Melhor Nova Série, em 2017 com Black Hammer, e em 2019 com este Gideon Falls.

Sorrentino é um autor italiano com uma longa carreira na DC Comics e na Marvel. Foi nas páginas da revista Green Arrow que colaborou pela primeira vez com Lemire, com grande sucesso. Os dois voltariam a reunir-se nas páginas de Old Man Logan, já depois de Sorrentino ter assinado em exclusivo pela Marvel, uma colaboração que abriria caminho para a criação de Gideon Falls, na qual se concentra desde 2018. O volume três inclui os números #12 a #16 da publicação original.

Fonte: G Floy Studio

Que grande álbum! Lemire não para de surpreender e este Via Sacra é mais uma prova da sua perícia como autor de BDs. Se os dois primeiros volumes de Gideon Falls já tinham sido bem interessantes e suscitado a minha curiosidade, o que dizer deste terceiro volume completamente alucinante, repleto de dúvidas e de viagens no tempo, dúvidas sobre a identidade de personagens e mistérios que me fazem lembrar por vezes os enigmas surpreendentes da série Lost?

O Celeiro Negro é a porta de entrada para uma viagem onírica, um pesadelo surreal que arrastará todos à sua volta.

É embrenhados numa roda viva de emoções e de ansiedade que terminamos este volume de uma assentada. O livro lê-se muito rapidamente e não tem muitas páginas, mas é uma verdadeira montanha russa e deixou-me completamente a precisar de outro destes, e de respostas para as perguntas que este álbum me deixou na cabeça. O que dizer da arte? Adoro o trabalho de Sorrentino, é absolutamente delicioso.

Fonte: G Floy Studio

Até aqui, pouco conhecíamos da cidade misteriosa de Gideon Falls, seguindo o percurso de duas personagens, Norton e o padre Wilfred na sua busca por respostas, enfrentando algo de inquietante e perturbador que habita o sinistro Celeiro Negro e que assina uma série de eventos dignos de mexer com o mais empedernido dos homens. Nenhum dos dois estava preparado para aquilo que vai encontrar dentro desse Celeiro e as ramificações dessa vertigem imparável.

Neste terceiro volume, há uma nova personagem digna de destaque, mas num outro espaço temporal. O padre Jeremiah Burke persegue um assassino cruel e perverso até a Gideon Falls, mas no ano de 1886. Um assassino que consegue viajar através do tempo e do espaço. Um assassino que diz chamar-se… Norton Sinclair. As peças deste terrível e imenso puzzle cósmico começam a cair nos seus lugares, e a desenhar um labirinto de mundos, de futuros e passados, onde se vai jogar o destino dos protagonistas.

Fonte: G Floy Studio

Através de viagens no tempo, começam a revelar-se traços do que pode ser este assassino, este celeiro e esta Gideon Falls, enquanto as origens de Norton e a sua verdadeira identidade começam também a revelar-se. Uma verdadeira orquestra de mistérios e que é boa de ler acompanhada pela célebre banda-sonora de Twin Peaks, a obra que inspirou Lemire a criar esta série bizarra.

O Celeiro Negro é a porta de entrada para uma viagem onírica, um pesadelo surreal que arrastará todos à sua volta. Com um argumento incrível e uma arte digna de louvores, posso dizer que só não dou nota 10/10 a este álbum porque as minhas expectativas para com o próximo são ainda maiores. Ainda vamos ter de esperar um pouco pelo quarto volume, mas é uma espera que vale muito a pena.

Avaliação: 9/10

Gideon Falls (G Floy Studio Portugal):

#1 O Celeiro Negro

#2 Pecados Originais

#3 Via Sacra

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close