Estive a Ler: Dois Reinos Negros, Três Coroas Negras #3


O trabalho de parto foi difícil e sangrento desde o início.

O TEXTO SEGUINTE ABORDA O LIVRO “DOIS REINOS NEGROS”, TERCEIRO VOLUME DA SÉRIE TRÊS COROAS NEGRAS

Três Coroas Negras, best-seller do New York Times, é o livro mais conhecido de Kendare Blake e com o qual foi aclamada pela crítica. A escritora é natural da Coreia do Sul e cresceu nos EUA, tendo no seu currículo um mestrado em Escrita, pela Middlesex University de Londres e vivendo atualmente em Kent, no Washington. Com Anna Dressed in Blood, o seu romance de estreia, Kendare acumulou vários prémios e nomeações.

Lançado em setembro de 2018, o terceiro volume da série Três Coroas Negras, Two Dark Reigns, foi publicado em Portugal em agosto de 2020, ficando a faltar apenas um volume para o final desta saga. A autora publicou algumas prequelas deste universo, pela sua editora Harper Teen no EUA. A edição nacional da Porto Editora conta com um total de 372 páginas e tem tradução de Alexandra Guimarães.

Não posso dizer que esteja rendido a esta saga. É um YA protagonizado por várias meninas com os seus problemas típicos deste género de romances. Falo de dilemas amorosos, comiseração pelos mais fracos e dicotomias interiores cliché. Mas está também longe dos piores livros que já li neste género. Blake conseguiu introduzir aqui alguns elementos bem interessantes, sendo o maior deles a imprevisibilidade da autora.

Três Coroas Negras deixa para segundo plano os romances e os casalinhos, para dar força a uma série de personagens femininas cheias de garra e com múltiplos talentos.

É muito por isso que continuo a ler esta saga. Para além de não ter uma única protagonista padrão, conta com vários elementos de interesse, estruturas familiares não muito batidas e a batata quente passa de mão em mão com facilidade; significa isto que tanto pode estar uma das irmãs ao de cimo como a outra, e que nem tudo o que parece, realmente é. Este volume foi, para mim, o melhor dos três até ao momento.

Três Coroas Negras apresenta-nos um mundo que, de tempos a tempos, vê três irmãs gémeas combaterem até à morte para que uma se torne a rainha de Fennbirn. Katharine, Arsinoe e Mirabella são as protagonistas da saga, cada uma com o seu respetivo capítulo de ponto de vista. As três herdeiras da coroa foram separadas aos seis anos e treinadas no isolamento, tendo em vista despertar os seus dons. Desde essa idade, nunca mais possuíram contacto umas com as outras mas sabem que, para viverem, as suas irmãs terão de morrer. Para isso, treinam os seus dons até à exaustão.

Elas foram premiadas com uma dádiva, mas também com a certeza de que apenas uma sobreviverá após o famoso baile de Beltane que festeja os seus dezasseis anos. A dádiva é um dom de magia valioso e raro, apesar de qualquer pessoa poder utilizar tipos de magia mais baixa, magia esta que é olhada com preconceito. SE QUERES SABER MAIS SOBRE ESTAS IRMÃS, CONTINUA, MAS CUIDADO COM OS SPOILERS SOBRE OS DOIS PRIMEIROS LIVROS.

É que supostamente Katharine é a irmã envenenadora, Arsinoe a irmã naturalista e Mirabella a irmã elementar. O problema é que no final de Três Coroas Negras descobrimos que Arsinoe não está a demorar a saber lidar com o seu dom, ela simplesmente não o tem. Arsinoe tem o dom, isso sim, do envenenamento, assim como a sua irmã Katharine. Para piorar a situação, o interesse amoroso da sua melhor amiga Jules, Joseph Sandrin, parece ter ficado bastante mexido com a sua irmã Mirabella, depois de um encontro peculiar. Esta questão parece sentenciar-se de forma trágica, porém, no segundo volume.

Jules, diminutivo de Juillenne Milone, é a naturalista mais poderosa da ilha de Wolf Spring, filha de Madrigal. Forjou uma ligação com um puma de nome Camden, que a acompanha para todo o lado, e tenta ajudar Arsinoe a despertar a sua dádiva. Após a descoberta do último volume, forjam uma armadilha para que as suas irmãs acreditem que controla um urso, que batizam de Braddock. Chegou a hora de Arsinoe, Mirabella e Jules se unirem para derrotar Katherine.

Agora com uma coroa, Katharine teme que o poder seja efémero. Tem a fúria das rainhas mortas a fervilhar-lhe nas veias, mas muitos contestam o seu poder. Correm boatos de que as irmãs não terão sido mortas como manda a tradição, o que faz aumentar a sua ansiedade. Quando as ondas do mar que banha Fennbirn começam a despejar corpos nas suas praias, então, o pânico instala-se na nova rainha.

Escondidas no Continente, Arsinoe e Mirabella tentam continuar com as suas vidas, longe de tudo o que perderam. Contudo, o apelo para regressar a casa depressa se torna mais forte, e Arsinoe é perseguida por visões da lendária Rainha Azul. Jules descobre um novo dom e, com ele, um exército rebelde que espera por uma oportunidade para usurpar o trono. Um exército liderado por ela. Apenas o tempo poderá mostrar se tal será suficiente para destronar a terrível Katherine.

A Lady Stoneheart como inspiração para Katherine? | Fonte: https://www.insider.com/game-of-thrones-lady-stoneheart-2016-5

Conhecemos de perto três irmãs que deviam ser inimigas, não enveredasse uma por um caminho mais sombrio e as outras duas por outro mais benévolo, sendo “obrigadas” a unir esforços em nome do bem comum. A autora tem ainda um Joker, uma personagem que não sendo apresentada de caras como protagonista, acaba por ser tão importante como qualquer uma das três irmãs. E esse é um factor digno de nota.

Dois Reinos Negros vem na senda dos livros anteriores, revelando-se um volume bem ritmado e com escrita fluída. Dos encontros de elevada tensão (jantares de gala em casa dos envenenadores é sempre digno de ter o coração na boca!) aos encontros imprevisíveis no campo de batalha, Três Coroas Negras deixa para segundo plano os romances e os casalinhos, para dar força a uma série de personagens femininas cheias de garra e com múltiplos talentos.

Avaliação: 6/10

Três Coroas Negras (Porto Editora):

#1 Três Coroas Negras

#2 Um Trono Negro

#3 Dois Reinos Negros

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close