Fala-se de: Cobra Kai T1 a T3


Criada por Jon Hurwitz, Hayden Schlossberg e Josh Heald, Cobra Kai é uma websérie americana de drama e artes marciais, que acompanha as personagens do primeiro filme da trilogia Karate Kid de Robert Mark Kamen, trinta anos depois. A série estreou a 2 de maio de 2018 no YouTube Premium, acabando por ser comprada pela Netflix após a segunda temporada, em 2019. A quarta foi anunciada em outubro de 2020, embora ainda não se conheça a data de estreia.

Nunca fui grande fã de Karate Kid, mas acompanhar estas personagens 30 anos depois traz, para além de uma certa dose de saudosismo, um sentimento de empolgamento, porque tanto esta nova trama é apelativa e repleta de arcos interessantes, como o humor e a ação são intervalados nas doses certas. Fiquei fã desta série de tal modo que vi as três temporadas de rajada; não se revelou um problema, os episódios têm cerca de meia hora cada um e cada temporada contém e sublinho o apenas, apenas dez episódios.

A história começa com a reabertura do infame dojo de karaté Cobra Kai, por Johnny Lawrence (William Zabka) e o regresso da sua antiga rivalidade com Daniel LaRusso (Ralph Macchio). Os dois atores voltam a encarnar os papéis que lhes deram fama, mas agora na papel de mentores, com a ação focada nos jovens problemáticos que gravitam à sua volta e que, com grandes interpretações, enriquecem bastante a produção.

Johnny Lawrence tornou-se um alcóolico fracassado após o torneio de All Valley que deu a vitória a LaRusso, e agora procura encontrar-se, ao reabrir o dojo Cobra Kai, principalmente para encontrar um modo de subsistência depois de se ver sem emprego, mas também para fazer com que os jovens de hoje sejam melhores do que ele foi. Uma série de tropeços e coincidências fazem com que ele dê de caras com o agora bem-sucedido vendedor de carros Daniel LaRusso, que tem lutado para manter o equilíbrio na sua vida sem a orientação de seu mentor, o falecido Mr. Miyagi (Pat Morita).

Os dois homens tentam, através do karaté, encontrar caminhos para a paz interior, de maneiras bem distintas. O Cobra Kai reúne um grupo de adolescentes marginalizados que encontra companheirismo e popularidade graças aos ensinamentos de Johnny, mas regra geral leva à letra os lemas agressivos do tutor, o que os conduz num caminho de violência e brutalidade, que se torna ainda mais agressivo após a aparição do antigo mentor de Johnny, o terrível John Kreese (Martin Kove).

Johnny chega a alimentar por vários momentos essa corrente de brutalidade, depositando as suas esperanças no talento de Miguel (Xolo Maridueña), um rapaz de bom coração a quem tenta educar como seu filho, uma maneira de compensar a sua negligência para com o filho de sangue, Robby (Tanner Buchanan). Para piorar as desavenças, Miguel apaixona-se pela filha de Daniel LaRusso, Sam (Mary Mouser), e Robby, decidido a vingar-se do pai, aproxima-se de Daniel para ser treinado por ele.

De um lado, Daniel encontra equilíbrio nos conselhos sábios da esposa, Amanda (Courtney Henggeler), com quem fundou a concessionária. De outro, Johnny encontra algum equilíbrio em Miguel e aproxima-se da mãe deste, Carmen (Vanessa Rubio). No passado, Ali (Elizabeth Shue) dividiu os dois rapazes; no presente, são os filhos e o karaté quem os divide, embora a iluminação e a aceitação do passado seja um desafio que os dois homens precisam de encarar.

Cobra Kai é uma lufada de ar fresco, pautada de dramas juvenis e trocas de casais típicas de uma série para jovens. Tem o karaté como toada central e, acima de tudo, um argumento sólido, trazendo ao debate as metamorfoses do ser humano, fazendo-nos reflectir em como somos capazes de mudar e nos caminhos que devemos seguir. Extremamente filosófica sem deixar de ser bem humorada, esta é uma série que me delicia e quero já para ontem a quarta temporada.

Avaliação: 10/10

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close