Estive a Ler: A Ironia e Sabedoria de Tyrion Lannister


A mente é a minha arma. O meu irmão tem a sua espada, o Rei Robert o seu martelo de guerra, e eu tenho a mente… e uma mente necessita de livros da mesma forma que uma espada necessita de uma pedra de amolar se quisermos que se mantenha afiada.

O TEXTO SEGUINTE ABORDA O LIVRO A IRONIA E SABEDORIA DE TYRION LANNISTER

George R. R. Martin trabalhou dez anos em Hollywood como argumentista e produtor de diversas séries e filmes de grande sucesso. Autor de várias coletâneas de contos e noveletas, foi em meados dos anos 90 que começou a sua obra mais famosa, As Crónicas de Gelo e Fogo. É a saga de fantasia mais vendida da atualidade e uma adaptação televisiva de grande sucesso foi realizada pela HBO.

Um autor multifacetado, a sua obra estende-se a diversos géneros como o horror, a fantasia, a ficção científica, e a prova disso são os títulos Dying of the Light, Windhaven (com Lisa Turtle), The Armageddon Rag e Sonho Febril. O autor vive em Santa Fé, Novo México, com a sua mulher, Parris. Publicado pela Saída de Emergência, A Ironia e Sabedoria de Tyrion Lannister tem um total de 160 páginas e tradução de Jorge Candeias.

A Ironia e Sabedoria de Tyrion Lannister é um apanhado de algumas das melhores citações de uma das personagens mais incríveis de As Crónicas de Gelo e Fogo, Tyrion Lannister. Trata-se de um livro essencialmente para coleccionadores de material relativo à saga popularizada pela série Game of Thrones, porque cada página contém apenas uma frase e a maioria bastante conhecidas para quem está familiarizado com os primeiros livros.

É um livro que pode agradar tanto a leitores sem vontade de pegar nas Crónicas de Gelo e Fogo, como a veteranos do género que sintam saudades do humor sempre acutilante daquele incrível anão.

Fiquei algo desiludido com as ilustrações de Jonty Clark. Apesar da boa organização das mesmas pelo livro, esperava algo mais elaborado. Não deixa de ser um adereço mais virado para o fandom e um produto colecionável de uma franquia que já provou por várias vezes ser bem sucedida. Torna-se imperioso para as editoras em todo o mundo pegar neste tipo de material para facturar, uma vez que são esse tipo de vendas que lhes permite publicar mais e novos autores.

Venha conhecer Tyrion Lannister, uma das personagens mais memoráveis de As Crónicas de Gelo e Fogo…

Os Sete Reinos podem chamar-lhe depreciativamente de Duende, mas não passaria pela cabeça de ninguém acusar Tyrion Lannister de ser um tolo. A sua língua melíflua já lhe salvou a vida inúmeras vezes e a sua inteligência refinada deu-lhe muitas vitórias e ainda mais dissabores.

Tyrion é odiado e temido pela corte, mas os seus amigos conhecem-no pela lealdade e compaixão que demonstra pelos mais fracos. No palco das intrigas, a sua família é o seu maior inimigo, mas combate-os com uma fina ironia e perspicácia sem rival. A sua irmã que o diga!

Divertido e irreverente, por vezes profundo e sensato, A Ironia e Sabedoria de Tyrion Lannister pode ser um livrinho pequeno como Tyrion, mas as pérolas que contém mostram a grandeza desta personagem, uma das mais memoráveis da literatura fantástica.

Uma experiência bastante peculiar, A Ironia e Sabedoria de Tyrion Lannister serviu-me para matar saudades de uma das minhas personagens preferidas da literatura, de forma bem organizada. É um livro que pode agradar tanto a leitores sem vontade de pegar nas Crónicas de Gelo e Fogo, como a veteranos do género que sintam saudades do humor sempre acutilante daquele incrível anão.

Avaliação: 5/10

2 comentários em “Estive a Ler: A Ironia e Sabedoria de Tyrion Lannister

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close