Estive a Ler: Tempos de Tempestade, The Witcher #9


A criança gritou de forma terrível. Em vez de fugir, ficou paralisada. E continuou a gritar.

O TEXTO SEGUINTE ABORDA O LIVRO “TEMPOS DE TEMPESTADE”, NONO VOLUME DA SAGA THE WITCHER

Andrzej Sapkowski é um aclamado autor de fantasia, conhecido pela saga The Witcher e vencedor de inúmeros prémios polacos e europeus. A sua obra já foi traduzida para mais de vinte línguas. A saga literária The Witcher inspirou uma série de videojogos de grande popularidade que vendeu mais de 20 milhões de cópias no mundo inteiro e, atualmente nas bocas do mundo pela série da Netflix, protagonizada por Henry Cavill, Anya Chalotra e Freya Allan.

A série do autor polaco é publicada no nosso país pela Coleção Bang! da Saída de Emergência, tendo o nono livro sido lançado em 2020, com um total de 320 páginas, tradução de Olga Baginska-Shinzato e adaptação de Rui Azeredo. Tempos de Tempestade foi originalmente publicado em 2013, 14 anos depois da publicação polonesa do último livro da série original, A Senhora do Lago (1999), sendo a mais recente publicação do autor.

Lytta Neyd | Fonte: https://reddit.com by Olga Samoilova

Tempos de Tempestade é um volume prequela, passado algures entre o primeiro e segundo livros da coleção. A saga propriamente dita terminou no oitavo, mas não aconselho a ler este volume antes dos restantes, até porque em alguns interlúdios temos o point of view de Nimue, que nos foi apresentada em A Senhora do Lago, e aquele epílogo não terá o mesmo impacto sem ter lido o restante anteriormente.

Tempos de Tempestade pode não ser o melhor livro da saga, mas seguramente será um dos melhores.

Apesar do final da série original ter sido emocionante, não foi o meu livro preferido (A Torre da Andorinha ocupa esse posto), mas este trocou-me completamente as voltas. Esperava um novo volume de contos do género dos dois primeiros, mas em vez disso encontrei uma história isolada de tudo o resto, que começa e se resolve no mesmo livro. E posso dizer que gostei com segurança mais deste do que de A Senhora do Lago, o último livro da saga.

Posso destacar vários pontos de interesse. Desde logo a escrita. Apesar deste livro ter sido escrito muito depois da saga original, Sapkowski parece não ter perdido o jeito. A escrita é fluída e ótima, o humor é sarcástico, negro e genial, mas muito ao nível do que me habituou nos volumes anteriores. A história é muito interessante, porque oscila entre aventuras pessoais, combates com feiticeiros, fugas a foras-da-lei e encontros com monstros, com muito ritmo e peripécias.

Do castelo dos feiticeiros, Rissberg, à cidadezinha à beira-mar onde ocorre uma verdadeira guerra entre príncipes pelo lugar da sucessão, Kerack, este capítulo de The Witcher nunca deixa o protagonista muito tempo estacionado no mesmo sítio e fá-lo desenvolver a geografia da franquia de forma muito satisfatória. Por último, as personagens. Elas são muitas e irreverentes, mas o meu destaque vai para os nossos velhos conhecidos Geralt e Jaskier, que se revelaram à altura das minhas melhores expectativas enquanto leitor.

Fonte: Saída de Emergência

O ponto menos positivo foi ter deixado algumas personagens pelo caminho sem falar mais sobre elas ou contar o que lhes aconteceu, como a fora-da-lei Relâmpago ou o anão Addario Bach, mas com tantas personagens em cena, seria difícil acompanhá-las a todas. Nos parágrafos seguintes, contarei em traços gerais qual a premissa e o que Geralt encontra neste último (até ao momento, pelo menos) livro da colecção em Portugal.

Um ser antrópode espalha o terror entre as famílias de comerciantes, mas a pronta ação de um bruxo muito famoso resolve o problema. Geralt de Rivia de seu nome conquista notoriedade suficiente por aquelas bandas para ser cobiçado. Mas a vida de Geralt começa a correr mal assim que chega à cidade de Kerack. Primeiro, vê-se em maus lençóis com um grupo de mulheres guardas. Depois, é levado para as masmorras, para ser logo depois misteriosamente liberado sob fiança.

E, finalmente, descobre que suas preciosas espadas, deixadas no depósito da guarda da cidade, desapareceram. Tudo muito suspeito, ainda mais quando a feiticeira Lytta Neyd, conhecida como Coral, pode estar por trás desses casos. Geralt aproxima-se da mulher, poderosa na cidade, e mesmo percebendo como ela trata a sua empregada Mozaïk, não deixa de se envolver por ela, tornando-se visita assídua da feiticeira.

Mas um bruxo não pode trabalhar sem armas, e deixa Jaskier na cidade para lançar-se numa demanda, tentando compreender o que aconteceu às espadas. Trava conhecimento com Pyral Pratt, um notável bandido corcunda, com Egmund, um dos herdeiros ao trono que diz querer proteger o pai, o rei Belohun, do seu irmão Xander, e em Rissberg conhece o louco feiticeiro Ortolan e o seu protegido, o efeminado Sorel Degerlund.

Na sua jornada, Geralt é contratado para enfrentar um demónio assassino, viaja entre portais mágicos, perde a sua égua Plotka, é aprisionado por bandidos e arrastado para uma travessia do rio muito perigosa, onde uma raposa que se transforma em mulher lhe promete uma perseguição ávida. Mas nem todos os monstros são quem parecem ser.

Ao ritmo altíssimo, quero ainda juntar – e enaltecer – as inúmeras cenas de acção protagonizadas por Geralt, que se mostra aqui na sua melhor forma, enfrentando todo o tipo de inimigos com uma perícia notável. Os assuntos românticos do protagonista são também aqui explorados, embora Yennefer esteja sempre no seu coração. Tempos de Tempestade pode não ser o melhor livro da saga, mas seguramente será um dos melhores.

Este livro foi cedido em parceria com a editora Saída de Emergência.

Avaliação: 9/10

The Witcher (Edições Saída de Emergência):

#1 O Terceiro Desejo

#2 A Espada do Destino

#3 O Sangue dos Elfos

#4 O Tempo do Desprezo

#5 Batismo de Fogo

#6 A Torre da Andorinha

#7 A Senhora do Lago Parte 1

#8 A Senhora do Lago Parte 2

#9 Tempos de Tempestade

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close