Estive a Ler: O Homem dos Sussurros


Se deixares a porta entreaberta, ouvirás os sussurros na certa.

O TEXTO SEGUINTE ABORDA O LIVRO O HOMEM DOS SUSSURROS

Alex North é o pseudónimo de um autor inglês bestseller  do New York Times e do Sunday Times. Antes de se  tornar escritor, estudou Filosofia na Universidade de  Leeds, onde trabalhou, no departamento de Sociologia. O Homem dos Sussurros de 2019 é o primeiro  thriller que escreveu sob este pseudónimo, um  verdadeiro êxito internacional.

Os direitos de tradução foram vendidos para 26 países e integrou as listas de Melhor Thriller do Ano do Goodreads e da Amazon. Os  direitos cinematográficos do livro foram comprados pela  produtora de Hollywood AGBO, fundada por AnthonyJoe Russo, realizadores de vários filmes de super-heróis da Marvel e da série Arrested Development (Netflix). O livro foi publicado em Portugal pela editora Topseller, com um total de 384 páginas.

Se há livros que nos colocam as expectativas lá no topo, mas depois nos decepcionam, há outros que trilham o caminho contrário. Peguei neste livro sem saber nada sobre ele. Presumia até que era um policial nórdico, não fazia ideia sequer de quem era o autor. O Homem dos Sussurros foi uma senhora surpresa. Começou de forma mediana, muito concentrado em dramas familiares e conversas que me pareciam repetitivas, enfadonhas até. Depois…

Um livro que, não sendo o melhor thriller que já li, superou largamente as minhas expectativas.

Bem, depois, esse desenvolvimento de dramas pessoais fez todo o sentido. Trata-se de um policial, sim, que gira em torno do desaparecimento e homicídio de várias crianças ao longo dos tempos, mas fala muito mais do que isso. Fala de problemas como a solidão, a violência doméstica, a dependência do álcool, luto e superação, pisca o olho ao terror sobrenatural e envolve-nos de forma muito pessoal.

Após a morte da mulher, Tom Kennedy muda-se com o seu filho, Jake, de 7 anos, para uma pacata povoação chamada Featherbank em busca de um recomeço de vida. Mas Featherbank tem um passado sombrio e a casa para onde vão viver tem um aspecto sinistro, que eles escolheram por parecer tão desenquadrada como eles se sentem. Naquela mesma terra, porém, várias crianças têm sido assassinadas ao longo dos anos.

Há 20 anos, Frank Carter, um perverso assassino em série, raptou e assassinou cinco rapazes. Ficou conhecido como O Homem dos Sussurros, pois atraía as suas vítimas à noite sussurrando-lhes da janela. Logo após o seu quinto homicídio, Frank acabou por ser detido. Pete Willis foi o responsável pela captura, mas havia um sequestro que ficara sem resposta: o corpo de um menino acabara por nunca aparecer e Carter nunca lhe revelou onde estava.

O autor, Alex North | Fonte: https://twitter.com/writer_north

Estando o assassino atrás de grades, Tom e Jake não deveriam ter motivos de preocupação. Só que agora um novo rapaz desapareceu, e as semelhanças entre este acontecimento e os crimes de há 20 anos são desconcertantes. É então que Jake começa a comportar-se de modo estranho. Uma menina com o joelho esfolado fala com ele, e mais ninguém a consegue ver. Diz escutar sussurros vindos do lado de fora da janela do seu quarto. E também o “menino do chão” fala com ele.

Apesar de, ao longo do livro, ele nos parecer um claro terror sobrenatural com recurso a possessões, o autor conseguiu atar as pontas de forma tão eficaz que tudo faz sentido. É um policial que aborda dramas pessoais e histórias de vida, através do ponto de vista de Tom, Jake, Pete, Amanda – a agente que agora comanda as operações – e do próprio assassino, responsável pelos crimes. Um livro que, não sendo o melhor thriller que já li, superou largamente as minhas parcas expectativas.

Avaliação: 8/10

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close