Estive a Ler: O Portador da Chama, As Crónicas Saxónicas #10


Tudo começou com três barcos.

O TEXTO SEGUINTE ABORDA O LIVRO “O PORTADOR DA CHAMA”, DÉCIMO VOLUME DA SÉRIE AS CRÓNICAS SAXÓNICAS

Bernard Cornwell nasceu em Londres e cresceu em Essex. Trabalhou para a BBC antes de conhecer a sua esposa americana, tendo-se mudado para os EUA onde iniciou a sua carreira de escritor. O seu primeiro romance, Sharpe’s Eagle, sobre um soldado nas Guerras Napoleónicas, tornou-se um sucesso e originou uma série com mais de vinte livros e subsequente adaptação televisiva.

É também o autor de várias séries históricas como The Warlord Chronicles, Starbuck Chronicles e outros thrillers e romances de grande reputação. O Portador da Chama é a tradução portuguesa de The Flame Bearer, o décimo tomo da saga The Saxon Stories (As Crónicas Saxónicas). A edição pertence à Saída de Emergência, inclui um total de 304 páginas e tradução de Neuza Faustino.

A saga deu origem à série The Last Kingdom, da Netflix | Fonte: https://www.netflix.com/pt/title/80074249

Cornwell chega ao décimo livro da maravilhosa saga de Uthred de Bebbanburg com o mesmo domínio perfeito da escrita e da técnica de narração de combates, sem deixar de lado o seu humor britânico – por vezes charmoso, por vezes másculo – bem vincado. O Portador da Chama é mais um ótimo volume da série, com todos os seus combates e estratégias deliciosas.

O Portador da Chama é um livro imperdível para quem gosta de romances históricos, um dos mais importantes da saga.”

A Igreja Cristã e as suas hipocrisias são uma vez mais o alvo do seu sarcasmo, mas Cornwell fá-lo com tanta verdade e leveza que nem os cristãos mais acérrimos devem ficar ofendidos com isso (até porque os grandes vilões revelam-se sempre muito pouco católicos). Como sempre, a leitura é descomplexada e avança num ápice, sem grandes travões.

A fórmula é semelhante à de tantos outros volumes, mas este livro revela-se ainda melhor que os antecessores. Enquanto a Bretanha parece dormir numa serenidade pacífica, com os saxões a regozijarem-se após a derrota inflingida aos dinamarqueses na Ânglia de leste, o povo da Mércia recupera as terras na fronteira com a Nortúmbria, o último reino bretão ainda dominado pelos nórdicos.

É Sigtryggr, o genro do nosso herói Uthred, quem reina agora nessas terras, enquanto Æthelflæd domina a Mércia, o que resulta em tréguas suficientemente convincentes para Uthred finalmente poder viajar descansado para Norte e cumprir a ideia a que se vinculou desde muito novo: recuperar para si a fortaleza que foi do seu pai, a intransponível Bebbanburg.

Os planos do protagonista são comprometidos, porém, com a chegada dos escoceses, comandados pelo temível Constantin, que invadem a região e reclamam para si o Norte, enquanto que os saxões ocidentais, liderados por Æthelhelm, invadem a Nortúmbria a partir do Sul. Uthred vê-se dividido entre dois inimigos, que precisa de vencer para recuperar a fortaleza que sempre almejou.

O meu exemplar (Parque Verde do Bonito, Entroncamento)

Nem sempre Cornwell segue à risca os momentos históricos e neste livro permite-se ainda a mais liberdades narrativas que esclarece nas notas finais. Ainda assim, os retratos deste período histórico são dos mais verosímeis que já li e esse é um motivo pelo que sigo esta saga com prazer. Claro está, as cenas de batalha magnificamente descritas, o carisma do protagonista e a escrita fluída são outros requisitos que o autor cumpre com excelência.

Este décimo volume acaba por avançar muito mais na história central; ele mostra um Uthred extremamente experiente, inteligente e até mesmo amargo, mas essa maturidade só aguçou ainda mais o seu humor retorcido. O Portador da Chama é um livro imperdível para quem gosta de romances históricos, um dos mais importantes da saga.

Este livro foi cedido em parceria com a editora Saída de Emergência.

Avaliação: 9/10

As Crónicas Saxónicas (Saída de Emergência):

#1 O Último Reino

#2 O Cavaleiro da Morte

#3 Os Senhores do Norte

#4 A Canção da Espada

#5 Terra em Chamas

#6 A Morte dos Reis

#7 O Lorde Pagão

#8 O Trono Vazio

#9 Guerreiros da Tempestade

#10 O Portador da Chama

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close