Estive a Ler: Filha da Guerra, Monstress #5


Este sítio é um caos de merda.

O TEXTO SEGUINTE ABORDA O LIVRO “FILHA DA GUERRA”, QUINTO VOLUME DA SÉRIE MONSTRESS (FORMATO BD)

Publicado pela Edições Saída de Emergência, Monstress faz parte do segmento da editora dedicado às bandas desenhadas. O quinto álbum conta com a tradução de Renato Carreira e reúne os números 7 a 12 da publicação original. Monstress é publicado nos E.U.A. pela Image Comics e venceu os prémios Hugo e British Fantasy Award em 2017 na categoria de Melhor Banda Desenhada.

A autora americana Marjorie Liu é conhecida pela participação em BD’s da Marvel Comics como X-23 ou Viúva Negra, mas foi com Monstress que acabou indicada ao Eisner, em 2016. A arte é responsabilidade da premiada artista japonesa Sana Takeda, também ela muito ligada à Marvel, em títulos como X-23 ou Miss Marvel, e à Sega, onde trabalhou como designer.

Fonte: O próprio.

O quinto volume de Monstress é uma prova de fogo à destreza de Marjorie Liu como argumentista e de Sana Takeda como ilustradora. A boa performance das duas nos capítulos anteriores valeram-lhe rasgados elogios, pelo que seria expectável uma continuação algo mais preguiçosa, à sombra do que foi tão bem feito anteriormente. O que não se verificou.

O mérito de Sana Takeda é mesmo o de passar toda essa loucura imaginada por Marjorie para o desenho.

Pelo contrário, a parceria continua a funcionar e as duas superaram-se largamente neste quinto álbum. Não posso dizer que seja o meu preferido até ao momento, mas ele revela um trabalho imenso e bem concretizado, ou não narrasse ele, de uma ponta à outra, uma batalha, com todas as suas camadas e subtilezas. O humor continua no ponto e a linguagem, cáustica.

Fonte: Saída de Emergência

A relação entre Humanos e Arcânicos atinge um ponto de ruptura e uma nova batalha é anunciada, levando facções a unirem-se, tropas a ser preparadas e portos a ficarem às moscas. Sempre com a tão marcante Batalha de Constantine como referência, Maika Meiolobo continua na busca de si mesma e na compreensão das suas origens, após as decepções contínuas que sofreu no passado recente.

Estala a Batalha de Ravenna, onde Maika precisa lutar pela sobrevivência e liderar os que lhe são próximos, mesmo que o seu papel seja questionado e a sua credibilidade posta à prova. Com um elevado prejuízo, Maika é obrigada a fazer escolhas difíceis, envolvendo a sua amiga Kippa, os seus pais e mesmo a sua relação com as facções.

Fonte: O próprio

Das estratégias por detrás das trincheiras às motivações sub-reptícias, passando por traições, ajudas inesperadas e planos que dão para o torto, Marjorie mostrou um conhecimento bastante do que é uma batalha para me impressionar, adaptando toda a envolvência e frenesim num mundo de criaturas metade homens, metade animais, bruxas, demónios e gatos que caem de pára-quedas. Literalmente.

O mérito de Sana Takeda é mesmo o de passar toda essa loucura imaginada por Marjorie para o desenho. Combates, fugas, discussões e destruição foram incrivelmente desenhados pela autora asiática. Mesmo sem ser um volume que me acrescente muito, como fã da série, é impossível não sublinhar o talento e à competência aqui impressas.

Este livro foi cedido em parceria com a editora Saída de Emergência.

Avaliação: 9/10

Monstress (Saída de Emergência):

#1 Despertar

#2 O Sangue

#3 Refúgio

#4 Os Escolhidos

#5 Filha da Guerra

4 comentários em “Estive a Ler: Filha da Guerra, Monstress #5

  1. Boas,

    Fico sempre com vontade de ler, depois de ver os teus comentários, embora não seja a minha praia.

    Abraço e tudo a correr bem 🙂

    Fiacha

    1. Acredito. 😊😊

      Abraço companheiro.

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close