Estive a Ler: Involução


O TEXTO SEGUINTE ABORDA O LIVRO INVOLUÇÃO

Max Brooks é o autor bestseller de The Zombie Survival Guide, Minecraft: A Ilha e Guerra Mundial Z, adaptado ao cinema em 2013 num filme protagonizado por Brad Pitt. O seu sucesso não se ficou pelas livrarias mas estendeu-se igualmente à área militar, onde os seus trabalhos são o ponto de partida para a reflexão sobre a forma como as potenciais crises no futuro poderão ser resolvidas.

Brooks é frequentemente convidado para ser orador em eventos militares. Em 2016, aceitou uma fellowship no Modern War Institute em West Point, onde apresenta conferências sobre os conflitos atuais. Involução foi editado pela Saída de Emergência, num volume com 272 páginas e tradução de Rui Azeredo.

Involução é um retrato credível do mundo em que vivemos, tão imersos nos nossos gadgets e correrias do dia a dia que menosprezamos o planeta, esquecemo-nos de o reverenciar e, muitas vezes, somos nocivos para com ele. Publicado em 2020, este livro é uma metáfora para os medos e vida de confinamento que vivemos durante a pandemia.

Involução é essencialmente uma história de sobrevivência.”

Encaro-o também como uma ilustração do pouco que sabemos sobre a natureza e o mal que lhe causamos. O aceleramento das alterações climáticas produz resultados nefastos na nossa vivência diária, exemplo disso são os incidentes recentes no centro da Europa, onde países como a Alemanha e a Bélgica se viram inundados em pleno verão. O livro acaba por mostrar-nos uma outra espécie de consequências, não menos terrível.

Fonte: Saída de Emergência

Greenloop era uma povoação paradisíaca, localizada numa floresta nos arrabaldes de Seattle, um lugar pleno de natureza ocupado por uma comunidade unida e dinâmica, cujas atividades passavam das longas caminhadas até às aulas de ioga. Kate e o marido Dan, um casal com problemas conjugais por resolver, chega à comunidade e depressa se adapta ao seu estilo de vida tão distinto do quotidiano da cidade. 

Sabemos de antemão, porém, que algo de muito errado aconteceu na povoação. O enorme Monte Rainier entrou em erupção, destruindo tudo à sua passagem. É através dos diários perdidos de Kate que conhecemos toda a história e vamos percebendo lentamente o que aconteceu tanto a ela como aos restantes membros da comunidade. 

Fonte: O próprio

Mesclando a história do lendário Bigfoot com o problema das alterações climáticas, Max Brooks convida o leitor a experimentar a sensação de humildade com que o ser humano ainda necessita de se consciencializar, nomeadamente perante a natureza. Involução é essencialmente uma história de sobrevivência.

Gostei bastante das personagens, algumas mais profundas do que outras mas a maioria pouco previsíveis. A história é bastante interessante e não posso deixar de destacar o ocasional bom humor e as referências a Game of Thrones. O livro só não me cativou mais porque passei toda a leitura à espera de um clique que não veio a acontecer, não chegando a sentir o entusiasmo expectável.

Este livro foi cedido em parceria com a editora Saída de Emergência. 

Avaliação: 6/10

4 comentários em “Estive a Ler: Involução

  1. Viva Nuno,

    Por acaso estava curioso por ler este livro, agora fiquei um pouco na duvida, mas quem sabe venha a ler e gostar.

    Um abraço e boas leituras

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close