Fala-se de: Reminiscência


Reminiscência é um filme norte-americano de 2021 do género ficção científica (neo-noir) escrito e dirigido por Lisa Joy, a directora da série Westworld, na sua estreia nos grandes ecrãs. Joy conta com a cooperação do seu esposo e parceiro crativo Jonathan Nolan. O filme foi lançado pela Warner Bros. Pictures nos Estados Unidos a 20 de agosto de 2021.

Inicialmente previsto para abril do mesmo ano, o longa-metragem sofreu conflitos de agenda por parte da Warner Bros. devido à estreia de Mortal Kombat e foi alocado em setembro, recuando posteriormente para agosto, uma semana antes de mais uma grande estreia Marvel: Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis. Reminiscência possui uma crítica mediana nas principais plataformas de avaliação.

O filme é passado num mundo pós-apocalíptico onde o mar subiu a costa norte-americana, evaporando cidades e causando guerras entre os sobreviventes. Os ricos, denominados barões, criaram represas para manterem as suas mansões muito acima do nível da água e os remanescentes habitam então os grandes canais, sobrevivendo como podem.

Em traços gerais o filme foi muito satisfatório, perfeito para uma noite de verão.

Devido ao intenso calor que se faz sentir durante o dia, as pessoas adaptaram-se às condições climáticas, trabalhando de noite e dormindo de dia; assim, ganham vazão os grandes negócios nocturnos, como os casinos, os bares e o comércio da droga – a chamada baca. Um ex-militar chamado Nick Bannister (Hugh Jackman) formou um negócio inusitado na Miami submersa.

Na sua loja, faz deitar os clientes num tanque onde lhes introduz dispositivos nas têmporas e lhes injecta um soro sedativo que contém thiopental, uma substância que os faz reviver momentos dourados do passado, sempre monitorizados pela voz melíflua de Nick, que os guia nas suas memórias. Quem o ajuda é Emily “Watts” Sanders (Thandie Newton), a sua auxiliar que nutre um amor platónico por ele.

Devido aos dias negros que se vivem, as pessoas necessitam revisitar o passado e isso faz com que o negócio funcione. Mas a vida pacífica de Nick termina quando entra no seu negócio a bela Mae (Rebecca Ferguson), uma cantora que parece terrivelmente perdida por não saber onde deixou as suas chaves e revela precisar da ajuda do investigador para as encontrar.

Enamorado por Mae, a personagem de Jackman é envolvida numa grande conspiração repleta de reviravoltas e volte-faces. Com uma série de questões filosóficas levantadas, o filme passa todo ele muito rápido, graças à maravilhosa interpretação dos atores e bom argumento, que não esconde certas semelhanças ao universo Blade Runner, embora seja mais próximo da nossa realidade, sem robots nem grandes componentes cyberpunk.

Apesar das ocasionais cenas de acção bem coreografadas, em que actores como Daniel Wu (Into the Badlands) e Cliff Curtis (Fear the Walking Dead) mais se destacam, o filme é todo ele mais contemplativo, recorrendo à representação senil de Tamara Sylvan (Marina de Tavira) e ao mistério de Mae nos seus melhores momentos. Em traços gerais o filme foi muito satisfatório, perfeito para uma noite de verão.

Avaliação: 8/10

Um comentário em “Fala-se de: Reminiscência

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close